Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Noite,

    Preparo-me para iniciar o processo de aquisição de um terreno em Odivelas para construir uma casa. A compra será directa, sem financiamento. Vai começar o processo de minimização de custos...

    Já vi em vários locais aqui do Fórum diversos comentários. Do que encontrei o que me parece definitivo é que terei que pagar o IMT e Imposto de Selo, mais o processo de escritura, etc..

    O IMT é 6.5%. A boa notícia é que ele é reembolsável em dois anos, se tivermos a casa pronta em dois anos, com licença de habitação. Portanto, no dia a seguir à escritura tem que entrar o projecto na Câmara. Alguém sabe depois como funciona o reembolso? É fácil, dificil?

    O Imposto de Selo são 0.8%. Este não sei como gerir (evitar)... Vi aqui (http://economiafinancas.com/2010/02/novidades-sobre-o-imposto-de-selo-2010/) que está proposto abolir este imposto com o novo Orçamento de Estado, mas parece-me que não é sobre estes 0.8%. Alguém sabe algo mais?

    Depois há os custos da transacção. Fazer na Conservatória tem a vantagem de juntar a escritura e o registo no mesmo acto. Será que na Casa Pronta já é possível comprar terrenos? Disseram-me que a Conservatória e a Casa Pronta agora é a mesma coisa, e ela já existe em Odivelas, mas ainda não confirmei se dá para terrenos. Nem sequer quanto custa exactamente (250?)...

    Alguém tem mais dicas?

    Joaquim
    •  
      FD
    • 9 fevereiro 2010

     # 2

    Colocado por: quim.estradaA boa notícia é que ele é reembolsável em dois anos, se tivermos a casa pronta em dois anos, com licença de habitação.

    Onde é que obteve essa informação?

    Colocado por: quim.estradaDepois há os custos da transacção. Fazer na Conservatória tem a vantagem de juntar a escritura e o registo no mesmo acto. Será que na Casa Pronta já é possível comprar terrenos? Disseram-me que a Conservatória e a Casa Pronta agora é a mesma coisa, e ela já existe em Odivelas, mas ainda não confirmei se dá para terrenos. Nem sequer quanto custa exactamente (250?)...

    CasaPronta é um serviço que pode estar disponível em diversos sítios: nas conservatórias, nos bancos e até nas imobiliárias...
    Já é possível comprar terrenos pelo CasaPronta. O custo com hipoteca (empréstimo ao banco) costuma ser 500€~650€, sem hipoteca é 250€~300€.

    Quanto ao Imposto de Selo, desconheço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PMJ
    • PMJ
    • 9 fevereiro 2010

     # 3

    Bom Dia.
    Quanto ao reembolso do IMT, 2º informação das finanças, já acabou.
    Se tiver informações contrárias, informe.
    Cump/Pedro
  2.  # 4

    Colocado por: quim.estradaBoa Noite,


    O IMT é 6.5%. A boa notícia é que ele é reembolsável em dois anos, se tivermos a casa pronta em dois anos, com licença de habitação. Portanto, no dia a seguir à escritura tem que entrar o projecto na Câmara. Alguém sabe depois como funciona o reembolso? É fácil, dificil?


    Depois há os custos da transacção. Fazer na Conservatória tem a vantagem de juntar a escritura e o registo no mesmo acto. Será que na Casa Pronta já é possível comprar terrenos? Disseram-me que a Conservatória e a Casa Pronta agora é a mesma coisa, e ela já existe em Odivelas, mas ainda não confirmei se dá para terrenos. Nem sequer quanto custa exactamente (250?)...

    Alguém tem mais dicas?

    Joaquim


    Quanto ao IMT, confirme bem as suas fontes pois parece-me que essa possibilidade não existe. Eu comprei um terreno para construção em Abril e não ouvi falar dessa questão.

    Quanto à escritura fiz na Casapronta, e aqui miniza os custos.
    • PMJ
    • 9 fevereiro 2010

     # 5

    Oi.
    Uma ajudinha ao forum
    copiei do sitio das finanças.
    http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/cimt/cimt9.htm

    Artigo 9.º
    Isenção pela aquisição de prédios destinados exclusivamente a habitação

    São isentas do IMT as aquisições de prédio urbano ou de fracção autónoma de prédio urbano destinado exclusivamente a habitação própria e permanente cujo valor que serviria de base à liquidação não exceda (euro) 89 700.
    (Redacção dada pelo artigo 97.º da Lei 64-A/2008, de 31 de Dezembro)
  3.  # 6

    Colocado por: quim.estradaO IMT é 6.5%. A boa notícia é que ele é reembolsável em dois anos, se tivermos a casa pronta em dois anos, com licença de habitação. Portanto, no dia a seguir à escritura tem que entrar o projecto na Câmara. Alguém sabe depois como funciona o reembolso? É fácil, dificil?

    a única possibilidade é que seja uma câmara do interior e tenham optado por essa medida, mas no geral isto não existe, nunca ouvi falar.
  4.  # 7

    Colocado por: PMJOi.
    Uma ajudinha ao forum
    copiei do sitio das finanças.
    http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/cimt/cimt9.htm

    Artigo 9.º
    Isenção pela aquisição de prédios destinados exclusivamente a habitação

    São isentas do IMT as aquisições de prédio urbano ou de fracção autónoma de prédio urbano destinado exclusivamente a habitação própria e permanente cujo valor que serviria de base à liquidação não exceda (euro) 89 700.
    (Redacção dada pelo artigo 97.º da Lei 64-A/2008, de 31 de Dezembro)


    Esta é a isenção aplicada às aquisições de prédio urbano ou de fracção autónoma de prédio urbano destinado exclusivamente a habitação própria e permanente, não aplicável a terrenos.
 
0.0139 seg. NEW