Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Estou a pensar comprar uma casa mobilada, sem recorrer a crédito bancário.
    Acordamos um valor total de 200k que, agora segundo o proprietário, diz corresponder a 170k pela casa mais 30k pelo recheio. Ainda não assinamos CPCV.

Estou um pouco apreensivo porque, por que um lado duvido que o recheio valha 30k e por outro não sei que implicações isto pode significar.
    Por exemplo: imagino que os impostos sejam sobre o preço do imóvel (excluindo o recheio), mas não encontrei informação fidedigna.

O que devo ter em atenção neste tipo de negociação?

Cumprimentos,
    snrlx
  2.  # 2

30K dá para rechear uma casa ao seu gosto.
    Tem mesmo de comprar o recheio ?
    Gosta do estilo?
    È mobilia recente e bem estimada?
  3.  # 3

pelo recheio não paga imt, e o proprietário não paga mais valias. A si só o prejudica se um dia quiser vender, o valor que interessa são os 170k.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: snrlx
  4.  # 4

Dificilmente não conseguirá mobilar uma casa de 170k com 30k...

Especialmente se está a recorrer a crédito, seria mais sensato fazer o negócio sem a mobília.
    Depois pode mobilar a seu tempo e gosto, sem fazer a valente asneira de pagar juros sobre a mobília.
  5.  # 5

Colocado por: snrlxBom dia,

Estou a pensar comprar uma casa mobilada, sem recorrer a crédito bancário.
    Acordamos um valor total de 200k que, agora segundo o proprietário, diz corresponder a 170k pela casa mais 30k pelo recheio. Ainda não assinamos CPCV.

Estou um pouco apreensivo porque, por que um lado duvido que o recheio valha 30k e por outro não sei que implicações isto pode significar.
    Por exemplo: imagino que os impostos sejam sobre o preço do imóvel (excluindo o recheio), mas não encontrei informação fidedigna.

O que devo ter em atenção neste tipo de negociação?

Cumprimentos,
    snrlx

Faca o negocico sem recheio.
    • RCF
    • 28 agosto 2023

# 6

Colocado por: snrlxEstou um pouco apreensivo porque, por que um lado duvido que o recheio valha 30k e por outro não sei que implicações isto pode significar.

o valor, supostamente, pago pelo recheio, não é considerado na escritura.
    O que quer dizer que, escriturando por 170K, você, enquanto comprador, vai pagar IMT sobre os 170K. Neste caso, é melhor para si, que pagará menos de IMT do que pagaria, caso escriturasse por 200k.
    Para o vendedor, também poderá haver vantagem pois, caso tenha mais valias a pagar, também apenas é considerado o valor de 170k e não 200k.
    Depois, para si, poderá, eventualmente, no futuro, vir a ter desvantagens. No futuro, caso venda, apurar-se-ão mais valias entre o valor pelo qual comprou (170k) e o valor pelo qual vier a vender. Caso, por exemplo, venha a vender por 200k, apura-se um lucro de 30k, sobre o qual poderá ter de pagar imposto
    Concordam com este comentário: snrlx

0.0117 seg. NEW