Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom Caros forista.
    Estou com um pequeno dilema e nao sei qual décisao tomar e Gostaria de saber a vossa opiniao.
    Neste momento tenho 100 mil euros que poderei investir ou fazer a liquidaçao total do crédito habitaçao.
    Neste Momento tenho emprestimo 100 mil euros com spread 1.250 + euribor(6M)3.90 este imovel esta alugado por 800 por mes .
    Poderei investir esses 100 mil euros comprando outro imovel (em França )podendo alugar por 550 euros mensais.
    Se voces tivessem nesta situaçao qual seria a vossa escolha
  2.  # 2

    Qual o valor de aquisição do imóvel que tem o crédito? Qual a percentagem anual que as casas na zona que pretende comprar sobem?
  3.  # 3

    O valor da aquisicao foi 165 mil euros....
    Actualmente a moradia tem o valor de mercado 265 mil euros .
    Onde vou poderei vir a comprar os valores acho que atinjiram o pico e a tendencia sera descer um pouco .
  4.  # 4

    800*12÷65000 = ~15% rentabilidade bruta anual, sendo um excelente negócio. Se liquidar o crédito, passa a ser 6%. Eu não liquidaria e rentabilidade acima de 10%, especialmente no mercado de arrendamento é uma conquista que poucos conseguem.

    Investir 100mil euros para uma rentabilidade de 5%, e especialmente prevendo perder valor, eu não o faria neste caso.

    São estas as únicas opções? Considera outras classes de investimento? Ou outros imóveis? Noutras regiões?
  5.  # 5

    Valor aquisicao 165 mil é nao 65 mil ..
    Poderei considerar todas a opcoes de investimento quais existem ???
  6.  # 6

    O valor de aquisição é 165mil mas do qual apenas entrou com 65mil. A rentabilidade bruta é calculada tendo em consideração a alavancagem financeira que usou. Portanto, a sua rentabilidade bruta (de maneira simples) é com base no valor de entrada mais custos de aquisição. Podemos questionar o porquê de não considerar o valor de avaliação actual, mas para o objetivo que questionou não seria relevante.

    Já considerou o investimento num fundo de investimento de acções do mercado global. A rentabilidade bruta anual andará à volta dos 7%, mas dependerá do país de residência, o acesso fácil e barato a estes instrumentos de investimento.
  7.  # 7

    E o valor que pago em juros do credito
  8.  # 8

    Amortize o crédito.
    Porque pralem das prestações e juros que deixa de pagar, deixa tambem de pagar os seguros que costumam ser caros...
    Esses valores são garantidos, ninguém lhos tira.
    Comprar outro imovel e arrendar, é sempre um risco. Se quiser um cálculo mais honesto faça as contas com uma taxa de ocupação de 70 a 80% apenas, não caia na tentação de pensar que vai ter o imóvel arrendado todos os 12 meses de todos os anos...
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  9.  # 9

    Colocado por: silvaf800*12÷65000 = ~15% rentabilidade bruta anual, sendo um excelente negócio. Se liquidar o crédito, passa a ser 6%. Eu não liquidaria e rentabilidade acima de 10%, especialmente no mercado de arrendamento é uma conquista que poucos conseguem.

    Investir 100mil euros para uma rentabilidade de 5%, e especialmente prevendo perder valor, eu não o faria neste caso.

    São estas as únicas opções? Considera outras classes de investimento? Ou outros imóveis? Noutras regiões?


    Estas contas estão completamente erradas. Então dos 800 euros não tem de pagar o emprestimo e seguros? É tudo lucro tendo um crédito ou não??
  10.  # 10

    Os juros são considerados quando apurar a rentabilidade líquida.

    Nota: estou a tentar simplificar apenas para focar na sua questão inicial, mas na verdade há 3 rentabilidades: bruta, líquida e financeira. Sendo mais um detalhe para apurar correctamente a rentabilidade e em nada influencia o raciocínio inicial.
  11.  # 11

    Colocado por: WarrenGEstas contas estão completamente erradas. Então dos 800 euros não tem de pagar o emprestimo e seguros? É tudo lucro tendo um crédito ou não??


    Esteja à vontade para demonstrar as suas contas e usando a terminologia correcta. (E que também indique onde foi usado o termo "lucro")
  12.  # 12

    Boa tarde,


    Sem dúvida, liquidação do crédito.
    • AMVP
    • 28 agosto 2023

     # 13

    Colocado por: WarrenG

    Estas contas estão completamente erradas. Então dos 800 euros não tem de pagar o emprestimo e seguros? É tudo lucro tendo um crédito ou não??

    Não é tudo lucro, nem os 800 são, à partida, liquidos. Por isso o user questionar a taxa de valorização do imóvel, ou seja, o que paga em juros e seguros pode ser acumudado com a valorização do imóvel.
    • AMVP
    • 28 agosto 2023

     # 14

    quanto à alavancagem, sim os créditos têm custos, por outro lado se for para realizar um investimento que se valoriza ao longo do tempo, é um meio de se aceder a um bem estabilizando o preço, de outro modo poderia não sei possível pois se o que se consegue poupar for inferior à valorização estar-se-á cada vez mais longe de se lhe aceder.
  13.  # 15

    Colocado por: silvaf800*12÷65000 = ~15% rentabilidade bruta anual, sendo um excelente negócio.

    Então o melhor investimento é comprar imóveis para arrendamento mas com 100% de financiamento, zero capitais próprios, assim a rentabilidade é infinita :-))
  14.  # 16

    Pois foi o que eu pensei . Pois pagamos cerca 460 euros em juros pra nada ....
    Tambem de outra forma se arranjar um imovel que ganhe os 550 euros por mes cobre os 460 euros que pago de juros...
    E os 460 euros em juros que pago Hoje penso que no futuro vou pagar menos quando os juros descerem .
  15.  # 17

    E os 30% sobre as rendas para impostos, seguros, condomínio, etc estão esquecidos?
    E se o inquilino falhar pagamentos quantos meses (ou anos) se aguenta ?
    • argo
    • 28 agosto 2023

     # 18

    Se tiver património, pode sempre voltar a pedir um empréstimo.
  16.  # 19

    Neste momento, eu amortizaria. É um investimento com risco zero.

    Até porque creio que as contas que apresentaram neste tópico estão erradas:
    "Poderei investir esses 100 mil euros comprando outro imovel (em França) podendo alugar por 550 euros mensais."
    550*12 = 6600 eur. São 6%...

    Esse juro está a pagar cá pelo seu crédito. Se lhe juntar os seguros e outras taxas, tem rentabilidade superior ao amortizar.
    Concordam com este comentário: joaosantos, ricardo.rodrigues
    •  
      Tyrande
    • 29 agosto 2023 editado

     # 20

    Eu amortizaria ... sem dúvidas nenhumas.
    O que vai poupar de juros mensalmente é um absurdo. E se tem taxa variável pode beneficiar de não pagar comissões nenhumas para abater o crédito na sua totalidade (é aproveitar enquanto dura a "campanha")

    Não se esqueça que os ditos 800€ que menciona não são lucros limpos. Tem ainda os impostos sobre o arrendamento, condomínio, despesas com manutenção do imóvel (que na maior parte das vezes são da responsabilidade do senhorio)...
    Não se esqueça também que não pode fazer as contas de forma linear pois não tem garantia que o imóvel é ocupado ininterruptamente durante X anos e, mesmo que o seja, que o inquilino honrará todas as prestações devidas.

    Outa situação é se o mercado inverte e é obrigado a baixar o valor do arrendamento para ter inquilinos mais "permanentes"...sim, porque não espere que haja uma abundância de pessoas com capacidade de pagar 800€ mensais de renda com uma certa facilidade. Quem os há, há, mas...

    EDIT: esqueça a parte da isenção das comissões no abate do CH se não for HPP :/
    Concordam com este comentário: joaosantos
 
0.0161 seg. NEW