Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas!!

Vou adquirir um terreno no concelho de Sintra para fazer uma pequena quintinha. O terreno tem 6440m2 e está classificado no PDM como espaço urbano de baixa densidade. A moradia que pretendo construir será de tipologia T3 térrea com cave e linhas modernas.
    Como tenho disponibilidade de tempo, tenho gosto pela construção e inclusivamente pretendo trabalhar também, tenciono gerir eu a obra, comprar uma parte significativa dos materiais e contratar a mão de obra diretamente.
    Tenho alguma urgência em começar pois pretendo colocar a minha atual moradia à venda o maisrapidamente possível para ainda beneficiar de um mercado com pouca oferta e preços altos.

Primeiras coisas primeiro:
    Não sei se estarei a pensar bem mas nestes termos acredito que será desejável contratar um gabinete de arquitetura que elabore também um projecto de execução e mapa de quantidades para me facilitar a vida em termos de organização, compras e orçamentação de empreitadas.

Algum gabinete que recomendem? Quero alguém em quem possa confiar e com alguma facilidade em se mexer na câmara de Sintra. A ver se trato já do levantamento topográfico nos próximos dias.

abraço e obrigado pelos vossos inputs.
  2.  # 2

3.  # 3

Obrigado, já tinha visto embora sejam sempre agradecidos comentários e opiniões!
  4.  # 4

Se assim entender, contacte me.
  5.  # 5

Colocado por: Marcos82com alguma facilidade em se mexer na câmara de Sintra

Olá.
    Sempre achei piada a este requisito.
    O que é que quer dizer com isso?

Que conhece a lei municipal de cor e salteado, ou que tem uns "connects" na Câmara para aldrabar e/ou passar à frente na fila?
  6.  # 6

O meu processo foi tratado por alguém que tem facilidade em se mexer na câmara de Paços de Ferreira. Foi muito útil. Não passamos à frente de ninguém. Cada um na sua vez. Nem todas trabalham de forma igual e nada como alguém que lide regularmente com um município para antecipar problemas e com isso ganhar as vezes meses de espera em alterações ou retificar documentos.
    Os chicos espertos também os temos em todo o lado. Mas dai a atirar a matar só por dizer "com facilidade em se mexer"..
  7.  # 7

Colocado por: arturandresilvaMas dai a atirar a matar só por dizer "com facilidade em se mexer"..

Daí ter perguntado.

Já agora, o seu foi útil em quê precisamente?

Há de facto vantagem em conhecer as regras não escritas da Câmara. Daí ser conveniente contratar alguém local. Daí a isso ser fundamental ou essencial para o que quer que seja vai um grande passo. Acho que há outras características porventura mais importantes, como conhecer o mercado local, empresas, fornecedores, etc...depende.

Não é atirar a matar, daí perguntar... pois a mim já me perguntaram muitas vezes isso, pois existia a vontade de infringir uma regra municipal em particular (normalmente tinha que ver com afastamentos ou alturas, áreas, etc). Por vezes acataram as regras, por vezes preferiram tentar as candongas com outro.

Mas também há os Donos de Obras que me dizem que "fazem e acontecem" porque conhecem alguém, ficam todos contentes quando sai o papel, mas na verdade demorou o mesmo que os outros ou mais até.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ADROatelier, barreira
  8.  # 8

Colocado por: N Miguel Oliveira
    Já agora, o seu foi útil em quê precisamente?

Constituição de PH. Gabinete já tinha executado umas quantas e conhecia as regras (que infelizmente parecem variar entre municípios) e onde tinham implicado em processos anteriores.
  9.  # 9

Colocado por: arturandresilvae conhecia as regras (que infelizmente parecem variar entre municípios)

Que estarão disponiveis na net certamente.

O mal são as que não estão escritas ou as manias de certo funcionário.

Aí sim, de facto é uma vantagem... a partir daí...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 10

Numa empresa que tive sediada num armazém na zona de Sintra estive 4 anos à espera de resposta da câmara para obtenção de licença. Investi balurdios em projectos, tudo, nao faltou nada. Pediram-me mais elementos incluindo autorização de todos os condóminos incluindo concorrentes da mesma atividade (metade dis armazéns estavam vazios). Não adiantou explicar isso. Vem outro indivíduo para outro armazém com um arquiteto "que se sabia mexer" e teve a licença em menos de 6 meses, nem vistoria fizeram. Infelizmente é este o país em que vivemos. Perdoe se efectivamente quero evitar esperar anos por aprovação de projecto.
  11.  # 11

Colocado por: Marcos82Pediram-me mais elementos incluindo autorização de todos os condóminos incluindo concorrentes da mesma atividade (metade dis armazéns estavam vazios). Não adiantou explicar isso. Vem outro indivíduo para outro armazém com um arquiteto "que se sabia mexer" e teve a licença em menos de 6 meses, nem vistoria fizeram.

Porque possivelmente o enquadramento urbanístico dos projectos seria diferente... ou o processo de licenciamento foi conduzido de uma forma que exigiu isso.
    Quanto à vistoria, pode sempre ser pedido a dispensa, havendo os termos de responsabilidade e certificados todos em ordem.

Não menos verdade, que... às vezes há azares com os técnicos que analisam os processos, ou com a conferencia de serviços... dizendo o dito por não dito e assim prolongando o procedimento ad eternum...
  12.  # 12

Neste caso concreto eu tinha projecto arquitetura, incêndios, todas os cumprimentos da lei. O vizinho nem contra incêndios tinha. O enquadramento era igual, mesma atividade, mesmo período, mesmo condomínio.
  13.  # 13

Colocado por: Marcos82O vizinho nem contra incêndios tinha.

Não acredito.
    Tem aí a história muito mal contada...

PS: Se calhar quem fez o projecto do armazém do seu vizinho, contornou (ou até fez bem) as coisas e submeteu em vez de Projecto SCIE, uma ficha SCIE. Depende d as actividades a licenciar e do calculo da densidade de carga Modificada de incendio.
  14.  # 14

Não sei especificidades. Foi o que me contaram. De qualquer maneira o vizinho em causa recorria aos meus serviços várias vezes, entrei no armazém dele várias vezes e não me lembro de alguma vez ver um extintor. Enfim, estamos off topic.

Aproveito para perguntar de uma forma geral se valerá a pena abrir atividade de construção para ter melhores preços nos materiais. Poderei depois continuar a construir mas não sei para já.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 15

Colocado por: Marcos82Aproveito para perguntar de uma forma geral se valerá a pena abrir atividade de construção para ter melhores preços nos materiais

Pelo que tenho visto... Não será aí que notara diferença...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcos82
    •  
      NTORION
    • 29 agosto 2023 editado

# 16

Colocado por: Marcos82Não sei especificidades. Foi o que me contaram. De qualquer maneira o vizinho em causa recorria aos meus serviços várias vezes, entrei no armazém dele várias vezes e não me lembro de alguma vez ver um extintor. Enfim, estamos off topic.

Basta não estar legal, em Sintra é muito mais fácil fazer de forma ilegal (ng chateia) do que querer ter tudo bem certinho.

Colocado por: N Miguel OliveiraQue conhece a lei municipal de cor e salteado, ou que tem uns "connects" na Câmara para aldrabar e/ou passar à frente na fila?

Conhecer os "tramites" de cada Câmara como sabe é essencial para n se perder em burocracia... em Sintra n é diferente.

Tenho um lote ao lado do meu, em tudo idêntico, ao fim de 4 anos e com pausas pelo meio, eu estava a habitar na casa e na CM entre arquitetura e especialidades n gastei mais de 5 meses. O lote do vizinho andou na CM mais de 2 anos, e agora está à venda pq com a subida dos preços o € não chega.
  16.  # 17

Exacto. Infelizmente esta é a realidade. Já agora NTORION, foi sorte ou conhecimentos?
  17.  # 18

Colocado por: Marcos82Já agora NTORION, foi sorte ou conhecimentos?

O que o arquiteto me disse, foi q todas as dúvidas eram expostas em reuniões na CM, tinha reunião por outro caso qq e questionava logo esse, assim quando o processo desse entrada já o técnico (se fosse o mesmo) o conhecia. Mas pelo menos as dúvidas estavam esclarecidas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcos82
  18.  # 19

Pois. Parece ser mesmo uma questão do técnico que nos calha. Obrigado pela partilha de informação!
  19.  # 20

Colocado por: NTORIONO que o arquiteto me disse, foi q todas as dúvidas eram expostas em reuniões na CM, tinha reunião por outro caso qq e questionava logo esse, assim quando o processo desse entrada já o técnico (se fosse o mesmo) o conhecia. Mas pelo menos as dúvidas estavam esclarecidas.

Repare, eu mesmo nos municipios que conheço bem, tenho que fazer essas mesmas reuniões de esclarecimento na mesma, pois cada caso é um caso. Há N de factores que interferem nos projectos, e no tempo da sua aprovação.

Marcos82,
    Quanto ao "não querer esperar"... basicamente está a dizer que gostaria de passar à frente do vizinho havendo essa oportunidade. Ou não?

Colocado por: Marcos82Não sei especificidades. Foi o que me contaram.

Pois, isso é que interessava perceber. O diabo está nos detalhes.

0.0208 seg. NEW