Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

O Nuno Miguel parece ter-se irritado bastante com algo. Secalhar tente acalmar-se um pouco e tente entender o fundamento das opiniões antes de começar a tirar conclusões precipitadas e a disparar ataques. Não se trata de passar à frente de ninguém mas sim tentar maximizar a probabilidade das coisas decorrerem dentro dos prazos previstos na lei e com eficiência, como devem ser. Tal será certamente possível com profissionais que conhecem os meandros de como os processos podem ser mais eficientes. Esperar múltiplos anos por um projecto aprovado não tem cabimento na minha opinião principalmente quando as pessoas investem nas suas casas. Esta conversa já me parece estéril mas obrigado pela sua participação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  2.  # 22

Colocado por: Marcos82irritado bastante com algo

No geral, com a malta que passa à frente.

Se não é isso que quer, tanto se lhe dá, cumprindo a lei, vai na sua vez.
  3.  # 23

Colocado por: N Miguel Oliveira

No geral, com a malta que passa à frente.

Se não é isso que quer, tanto se lhe dá, cumprindo a lei, vai na sua vez.

NO geral sempre que se ataca o trabalho do arquitecto.
    Se o homem tem razoes para andar mais depressa, claro que tem de se mexer.
    Se este país é assim, temos de nos ajustar.
  4.  # 24

Colocado por: SirruperSe este país é assim

Adivinhe lá porque é que este país é assim...

Uns esperam a mais, porque outros "sabem-se mexer". Se cada um fôr na sua vez seria mais justo.
  5.  # 25

Qual a razao de uma camara despachar um projecto em menos de 3 meses e outra demorar 1 ano?Mesmo uma camara com muita densidade populacional.
    Incompetência. Quando há competência as camaras devem saber gerir prioridades.
    Se eu fosse presidente da camara ou chefe de divisão de obras numa camara, haveriam dois departamentos. Obras públicas e empresariais, e particulares.
    Nunca seria um departamento só a tratar das mesmas coisas. Assim reduziam-se prazos e nao se atrapalhava o investimento.
    Os timings sao dinheiro para quem quer investir. Um nao rapido resolve muita coisa. Mas um sim lento pode originar perda de investimento.
  6.  # 26

O Mais Habitação nesta parte dos licenciamentos não foi já aprovado?

Era suposto simplificar e eliminar estas "areias na engrenagem" do licenciamento...
  7.  # 27

Colocado por: RUIOLIO Mais Habitação nesta parte dos licenciamentos não foi já aprovado?

Não... então e a discussão na especialidade e a legislação específica, Portarias regulamentares e outros etc!?

De boas intenções está o mundo cheio, faltará a concretização das "ideias gerais orientadoras".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  8.  # 28

Pedro Barradas a lei de autorização foi aprovada
    https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/lei/50-2023-220949537

Têm 180 dias para alterar os textos das portarias, pelo menos é o que eu entendi.
    A proposta de lei já tinha os textos, agora se continuam iguais ou alteraram alguma coisa pelo meio, não sei. Antes da redação do decreto saiu um documento em que dizia pelo meio:

"Até ao termo da sessão legislativa, e considerando o número de textos que se encontram em fase de redação final, a
    complexidade e extensão de alguns deles e, ainda, a exiguidade do prazo para a sua elaboração, informamos que se
    passa  a  remeter  apenas  o  texto  do  projeto  de  decreto  AR  com  as  respetivas  sugestões  de  aperfeiçoamento 
    devidamente assinaladas, que, na maioria dos casos, se cingem à confirmação de remissões e referências legislativas,
    e à correção de lapsos e erros que foi possível detetar."

Se for de interesse podem ver todos os processos aqui:
    https://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalheIniciativa.aspx?BID=172871
    • RCF
    • 30 agosto 2023

# 29

Colocado por: SirruperSe eu fosse presidente da camara ou chefe de divisão de obras numa camara, haveriam dois departamentos. Obras públicas e empresariais, e particulares.

mais uns tachos, portanto...
  9.  # 30

Colocado por: FresiasTêm 180 dias para alterar os textos das portarias, pelo menos é o que eu entendi.

Então ainda falta.. pelo menos 6 meses e ainda podem decidir prorrogar os prazos.
    Concordam com este comentário: Fresias
  10.  # 31

Voltando à quinta... Tenho uns 375 metros lineares de muro de separação para fazer. Estou a investigar os blocos de betão tipo Lego pequenos que são os que parecem requerer menos mão de obra. Alguma outra ideia que possa ser interessante custo/benefício?
  11.  # 32

375m. "metros lineares", não existe, é uma redundancia... a unidade metro é unidimensional, portanto é uma unidade de medida de comprimento.

Nada com uma boa rede... ou painel rede, para que quer um muro opaco!?
  12.  # 33

Obrigado pela sugestão. Opacidade significa privacidade e uma falsa sensação de segurança. Preferia ter um muro, na verdade.

0.0164 seg. NEW