Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, agradeço o aconselhamento possível acerca desta situação:

Negociei a compra de um imóvel com uma empresa de mediação imobiliária bem conhecida na praça. Foram-me facultados todos os documentos de registo, em nome do actual proprietário, e tudo parecia correcto.
    Acordei realizar CPCV com o proprietário por intermédio da mencionada empresa de mediação, com escritura de compra e venda prevista para 30 dias depois.

Sou agora informado pela mediação que o CPCV será firmado, não com o actual proprietário, mas sim com o gerente de uma outra empresa (não imobiliária, mas sediada em Portugal) que irá realizar a escritura de aquisição do imóvel no mesmo dia e em acto contínuo com a realização do CPCV onde aquele passará a figurar como proprietário e, portanto, como promitente-vendedor.

É uma situação nova que não está em conformidade com o que me foi transmitido pela mediação imobiliária quando chegámos a acordo para a aquisição. Mas a minha grande preocupação é se esta é potencialmente geradora de maiores problemas para mim como comprador do que a aquisição que estava prevista ao ainda actual proprietário.

Alguém conhece situações semelhantes?

Muito obrigado!
    • size
    • 28 agosto 2023

# 2

Invulgar, cuidado...
    Vai assinar o CPCV sem ter em seu poder documentos válidos, actualizados, do registo na Conservatória ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zemaria77
  2.  # 3

Já questionou a empresa de mediação?

Essa informação foi dada por escrito ou foi de boca?
  3.  # 4

Isso cheira a fuga de impostos por todo o lado.
  4.  # 5

Se lhe derem uma certidão de conservatória actualizada com o real proprietário do terreno e esse for o mesmo do CPCV não terá problemas.

O terreno é de um proprietário independentemente de quem o intermedia(!). Não se deixe enganar.
    Assine um cpcv em que conste o mesmo proprietário do cpcv apenas e só.

Fuja das “pressas”!
  5.  # 6