Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Nas tvs tenho a App para android TV da vodafone, tem os canais todos, excelente qualidade, rápido com vantagem de podermos vir para trás 7 dias. só precisamos de wifi+ tomada eléctrica. todas as tomadas de rede, cabo coaxial não uso já a mais de 4 anos, por isso a minha questão. Entretanto já me foi confirmado que é uma instalação obrigatória, ou seja 5 ou 6 mil euros em cabos adsl + coaxiais só com a única função de obter mais tarde a licença de habitabilidade, é absolutamente ridículo em 2023. Existe algum portal ou lugar onde se possa reclamar o fim desta obrigatoriedade para lugares cobertos com fibra óptica?
  2.  # 22

Não são cabos telefone/adsl, são cabos Cat.6 com tomadas RJ45.

Desde que cumpra os mínimos par de cobre e coaxial, pode colocar no projeto/instalação as tomadas de fibra que entender.

Pode reclamar para a ANACOM, julgo que eles tem lá um sítio porreiro para colocar esse tipo de reclamações.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 23

Colocado por: Varejoteão cabos Cat.6 com tomadas RJ45

Exacto.
  4.  # 24

Colocado por: VarejotePode reclamar para a ANACOM, julgo que eles tem lá um sítio porreiro para colocar esse tipo de reclamações.

Mas que seja uma reclamação fundamentada. polo ftreitas, tem de estudar melhor os conceitos, senão de pouco adiante a reclamar.
  5.  # 25

E melhor começar a dar ao pedal, porque não deve faltar muito para sair o ITED 5, nunca se sabe que surpresas podem aparecer.
  6.  # 26

Colocado por: rpmmsantosé algo como a instalação de gás, é obrigatório até alguém se lembrar de retificar a lei.

O gás deixou recentemente de ser obrigatório (só terá que apresentar projeto de gás quem queira mesmo instalar gás).
  7.  # 27

são cabos Cat.6 com tomadas RJ45.
    As tomadas para telefone que ainda são obrigatórias podem ser rj45? Essas ainda são úteis para routers e pcs fixos, pensava que dentro tinham cabos rj11 (4 fios).
  8.  # 28

Colocado por: polo frteitassão cabos Cat.6 com tomadas RJ45.
    As tomadas para telefone que ainda são obrigatórias podem ser rj45? Essas ainda são úteis para routers e pcs fixos, pensava que dentro tinham cabos rj11 (4 fios).

O ITED 1 entrou em vigor em 2005, já com cabos de rede mínimo cat.5E e tomadas RJ45 a partir do ITED 2, o mínimo passou a ser Cat.6.

Atualmente cumprindo os mínimos do ITED, nada impede de colocar tomadas de fibra óptica na casa toda, além de pontos de rede nos tetos por exemplo para os AP's wireless.
    Concordam com este comentário: polo frteitas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lpetinga
  9.  # 29

Colocado por: VarejoteAtualmente cumprindo os mínimos do ITED, nada impede de colocar tomadas de fibra óptica na casa toda, além de pontos de rede nos tetos por exemplo para os AP's wireless.

portanto desde que tenha tomadas de fibra otica não precisa de ter em simultaneo as tomadas RJ45 ? é isso?
  10.  # 30

Marco1,

Effapel tem tomadas para sinal de TV, RJ45 e fibra.

Assumindo que pode deixar um tubo mais grosso nas paredes poderá ser uma boa opção, pois passa só os fios que quiser ou os mínimos obrigatórios e se mais tarde precisar de mais algum tem sempre margem.

Estou a assumir que o Marco vai fazer obras.

Quanto à questão do user que abriu o tópico acho que já foi tudo dito.
  11.  # 31

Colocado por: marco1portanto desde que tenha tomadas de fibra otica não precisa de ter em simultaneo as tomadas RJ45 ? é isso?

Não marco1. pode é ter mais pontos de fibra, além dos pontos terminais obrigatórios.
  12.  # 32

Como já referir o Pedro barradas, é obrigatório uma tomada terminal de pares de cobre e de coaxial nas principais divisões incluindo cozinha senão for openspace. Deverá ainda existir um local onde seja instalado uma ZAP, constituída por duas tomadas terminais de pares de cobre, duas coaxiais e duas de fibra de fibra.

Todos os pontos adicionais, deverão obedecer as prescrições mínimas indicadas no manual ited e deveram constar no projecto. No final deverão ser submetidas também aos respectivos ensaios.

Mesmo nas instalações servidas com rede por fibra, deverão possuir tubagem de reserva para a PAT, incluindo tubo dedicado para passagem de condutor de terra para ligação ao mastro.

No final, pode mesmo ser 1 ou 2 anos depois de concluir, a ANACOM, poderá realizar vistoria para verificar a correcta execução. Caso a instalação não tenha sido realizada de acordo as regras, levará a emissão de coimas.
  13.  # 33

Não sei porque há pessoas com ideia de meter rede de fibra em casa. Vão montar um datacenter?
    O cabo de rede é perfeitamente suficiente para uso doméstico.
    Concordam com este comentário: lpetinga, gil.alves, tiagodiaf, Ruikode, jorgealves
  14.  # 34

bem a minha duvida era apenas academica, não penso para já fazer nada.
    e claro que acho que o cabo de rede e tomadas RJ45 é mais do que suficiente, talvez conjugado com um ponto wifi adicional dependendo da configuração da casa.
  15.  # 35

Colocado por: marco1bem a minha duvida era apenas academica, não penso para já fazer nada.
    e claro que acho que o cabo de rede e tomadas RJ45 é mais do que suficiente, talvez conjugado com um ponto wifi adicional dependendo da configuração da casa.

Tendo pontos de rede na casa, é banal adicionar AP Wi-Fi onde fizerem falta.
    Concordam com este comentário: marco1
  16.  # 36

Se tivesse de construir uma casa grande, talvez o que fazia era deixar pontos de rede e tomadas no teto falso das várias divisórias (não sei se há legislação a impedir isto). Assim seria fácil de ter uma rede mesh/AP sem nenhum dispositivo à vista pela casa.
  17.  # 37

Colocado por: lpetingaSe tivesse de construir uma casa grande, talvez o que fazia era deixar pontos de rede e tomadas no teto falso das várias divisórias (não sei se há legislação a impedir isto). Assim seria fácil de ter uma rede mesh/AP sem nenhum dispositivo à vista pela casa.

Penso que desde que deixe os pontos de rede acessiveis para os ensaios de ITED e todos tenham terminação na ATI/Bastidor, que pode ter quantos quiser e onde quiser (desde que tenha os minimos exigidos, claro).
  18.  # 38

Colocado por: ricardo.rodrigues

O gás deixou recentemente de ser obrigatório (só terá que apresentar projeto de gás quem queira mesmo instalar gás).

Onde está isso?
    O entendimento está a ser de que o projeto continua a ser obrigatório, no entanto a execução é que pode ser dispensada.
  19.  # 39

Colocado por: lpetingaSe tivesse de construir uma casa grande, talvez o que fazia era deixar pontos de rede e tomadas no teto falso das várias divisórias (não sei se há legislação a impedir isto). Assim seria fácil de ter uma rede mesh/AP sem nenhum dispositivo à vista pela casa.

Basta no corredores, ponto central.
    Minha casa tem 135 m2 por piso.
    Pus apenas AP no tecto piso 1, no meio, ora tem cobertura para o piso 0, no piso 1 , e apanha os AP dos inversores na cobertura.

Coloquei um AP na cozinha para reforçar o sinal no jardim, porque com janelas fechadas o sinal não chega à rua. 😜

Já agora não deixei tomada no tecto, pois o AP é alimentado pela rede.
    Parece um detector incêndio.
    Concordam com este comentário: lpetinga
      Screenshot_2023-08-30-21-55-59-431-edit_com.google.android.googlequicksearchbox.jpg

0.0212 seg. NEW