Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde ao fórum,
    Vou iniciar uma construção, ainda é obrigatório colocar uma tomada tv e telefone em cada divisão? é que em 2023 tendo a fibra a porta não necessitamos de nada disso.
  2.  # 2

Sim são obrigatórias. Até na cozinha.
    E isso não foi explicado por ninguém de projecto? E não decidiu ainda onde ficam?…
    É “em obra decide-se”?…

P.s. - podem é ficar dentro de armários caso não sejam adeptos de ver.
    Ponderem apenas que em caso de alguém ficar acamado por exemplo um tablet para ver uns filmes pode não ser o mais pratico…
    Estas pessoas agradeceram este comentário: polo frteitas
  3.  # 3

Estamos na fase do projecto, e certamente que será confirmado pelo arquiteto, obrigado pela resposta que vem confirmar que de facto deve haver por aí um saco azul dos cabos eléctricos, não faz qualquer sentido, temos uma geração que nem sabe o que é um telefone fixo, eu não uso a mais de 20 anos, obrigar a colocar uma tomada em cada divisão, até na cozinha...enfim.
    "Ponderem apenas que em caso de alguém ficar acamado por exemplo um tablet para ver uns filmes pode não ser o mais pratico…" não quero dizer que não vou colocar tvs nos quartos, mas não precisa de tomada de antena, a wifi chega, até para ver televisão a moda antiga.
  4.  # 4

Colocado por: polo frteitasainda é obrigatório colocar uma tomada tv e telefone em cada divisão? é que em 2023 tendo a fibra a porta não necessitamos de nada disso.

É obrigatório

Pares de cobre (P) e coaxial (C). E uma zona ZAP ( zona Acesso preferencial) onde é previsto o ponto de Fibra.

Eu aos meus clientes, faço um planta de proposta com a localização de todos esses pontos obrigatórios para validação. Depois de validados pelo dono de Obra, essa planta é depois coordenada e enviada para o eng. electrotécnico.
    O mesmo se passa com o projecto das inst. electricas.
  5.  # 5

Colocado por: polo frteitasEstamos na fase do projecto, e certamente que será confirmado pelo arquiteto, obrigado pela resposta que vem confirmar que de facto deve haver por aí um saco azul dos cabos eléctricos, não faz qualquer sentido, temos uma geração que nem sabe o que é um telefone fixo, eu não uso a mais de 20 anos, obrigar a colocar uma tomada em cada divisão, até na cozinha...enfim.
    "Ponderem apenas que em caso de alguém ficar acamado por exemplo um tablet para ver uns filmes pode não ser o mais pratico…" não quero dizer que não vou colocar tvs nos quartos, mas não precisa de tomada de antena, a wifi chega, até para ver televisão a moda antiga.

Se tiver uma TV na cozinha ou uma TV no quarto vai ligar como ?
    Se a rede não cobrir a casa toda como reforça a rede usando um AP adicional?
  6.  # 6

"Se tiver uma TV na cozinha ou uma TV no quarto vai ligar como ?
    Se a rede não cobrir a casa toda como reforça a rede usando um AP adicional?"
    WIFI, é assim que tenho na moradia atual, só preciso de tomadas elétricas, para ligar as smart tvs e repartidores de wifi caso seja necessário. em momento nenhum preciso de cabos coaxiais.
    Concordam com este comentário: rpmmsantos
  7.  # 7

A meu ver instalação coaxial é algo como a instalação de gás, é obrigatório até alguém se lembrar de retificar a lei.

Nos dias de hoje qualquer TV que se compre é "smartTV", pelo que em vez de um cabo coaxial pode muito bem funcionar e melhor com um cabo de rede ou em alternativa por wifi.

O futuro será termos redes de dados cada vez mais exigentes, e aposto que qualquer dia em vez de cabo UTP nas casas será passado cabo de fibra ótica pelas divisões.
    Concordam com este comentário: polo frteitas
  8.  # 8

A NOS ainda trabalha praticamente sobre coaxial, os cabos de rede e wifi, não substituem o sinal RF nas tv's.

Na NOS fora as zonas FTTH, os routers e box's trabalham sobre coaxial.

A única tecnologia que já está a ser extinta mas ainda existe é ADSL.

Essa maravilha do wifi, a box's MEO e Vodafone tem opção wifi, na realidade como deu barraca, voltaram a ligar por cabo de rede.
    Concordam com este comentário: Ruikode, Pedro Barradas
  9.  # 9

Colocado por: rpmmsantose aposto que qualquer dia em vez de cabo UTP nas casas será passado cabo de fibra ótica pelas divisões.

Não acredito muito, e do ponto de vista técnico não faz muito sentido em pequenas distancias.
    A fibra não é implicitamente mais rápida que o cobre. No entanto a fibra é mais adequada do ponto de vista técnico para grandes distancias, e muito grandes distancias e infrastrutura fixa.

Alias, em datacenters, em pequenas distancias é muito comum o uso de DAC (Direct Attached Copper), que são na pratica dois cabos coaxiais.

Além disso, alterações em fibra requerem equipamento especializado, o que a torna pouco pratica para redes de equipamento terminal que alteram frequentemente. E os connectores opticos têm muito mais perdas que os equivalentes de cobre.

O UTP e Coaxial (mesmo que usado em Media over Coax - MOCA) deverão ainda continuar por muito tempo.
    Concordam com este comentário: Ruikode
  10.  # 10

Colocado por: VarejoteA NOS ainda trabalha praticamente sobre coaxial, os cabos de rede e wifi, não substituem o sinal RF nas tv's.

Na NOS fora as zonas FTTH, os routers e box's trabalham sobre coaxial.

A única tecnologia que já está a ser extinta mas ainda existe é ADSL.

Essa maravilha do wifi, a box's MEO e Vodafone tem opção wifi, na realidade como deu barraca, voltaram a ligar por cabo de rede.

Eu sou cliente NOS, e vejo TV só por Wi-Fi. A box deles está guardada numa gaveta.
    Uso a App para android TV.
  11.  # 11

Colocado por: rjmsilvaEu sou cliente NOS, e vejo TV só por Wi-Fi. A box deles está guardada numa gaveta.

Igual! :) com a diferença que uso app para Apple TV (que por acaso está ligada por RJ45)
    Ainda por cima tenho aquela box da Pace antiga, que não vale um chavo.
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  12.  # 12

Em minha casa também só usamos WiFi. A minha casa é o exemplo de tantas tomadas sem uso, com uma agravante, cada tomada de rede é dupla e com tomada de energia em paralelo. Mas a da cozinha realmente quem precisa de uma toma de rede na cozinha, acabou por ser usada para colocar um AP que colmata a falta de rede, bem como transmite WiFi para o pátio de estar exterior.

Na maioria das casas a solução convencional de colocar o router WiFi ao pé da TV ou até na caixa ati , não serve a maioria das casas. Há sempre zonas da casa sem cobertura ou rede WiFi baixa.

Se tiver fichas de rede pela casa pode ligar lá um AP adicional a distribuir sinal wi-fi.
    Quando as crianças forem crescidas quererão ter consolas ou PC gaming com acesso a rede gigabit.
    Outra realidade são as TV 4k, não se safam com wifi básico.

Sim eu sei há soluções mesh, power line, etc etc que acabam por ser muito mais caras que um AP de 25 euros
    Concordam com este comentário: polo frteitas
  13.  # 13

Colocado por: hangas

Igual! :) com a diferença que uso app para Apple TV (que por acaso está ligada por RJ45)
    Ainda por cima tenho aquela box da Pace antiga, que não vale um chavo.
    Concordam com este comentário:rjmsilva

Dá para ver programas 7 dias antes?
  14.  # 14

Colocado por: Varejote

Dá para ver programas 7 dias antes?

É exactamente igual à box do operador.
    Concordam com este comentário: hangas
  15.  # 15

Colocado por: VarejoteDá para ver programas 7 dias antes?

Acho que até dá mais (mas provavelmente a box deles tb). Pelo menos o meu filho consegue encontrar as temporadas todas da Bluey no Disney Junior. Não acredito que tenham passado todos os episodios em 7 dias.. mas se calhar até foi.
  16.  # 16

Acho que até dá mais (mas provavelmente a box deles tb). Pelo menos o meu filho consegue encontrar as temporadas todas da Bluey no Disney Junior. Não acredito que tenham passado todos os episodios em 7 dias.. mas se calhar até foi.

Estou a falar programação RTP1, SIC, TVI, etc., não de séries.
  17.  # 17

Colocado por: VarejoteEstou a falar programação RTP1, SIC, TVI, etc., não de séries.

Pensava que era o mesmo.. afinal é a programação regular de um canal, seja ele qual for.

Mas sim, confirmo que só consigo (re)ver Jornais da Noite até ao dia 22.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Varejote
  18.  # 18

O puto deve ter ativado a gravação da série.
  19.  # 19

Isso já são outras questões.
    A aplicação nowo TV e Vodafone TV não são bem iguais à da box. Mas não se sabendo nem se dá por ela. Nas outras operadoras não sei.
  20.  # 20

Colocado por: rjmsilvaO puto deve ter ativado a gravação da série.

Acho que é mesmo a feature das gravações automaticas da NOS.

https://www.nos.pt/ajuda/tv/resolver-avarias/sem-acesso-ao-guia-tv-e-gravacoes

0.0216 seg. NEW