Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    Gostaria de saber a vossa opinião relativamente à situação que me deparei recentemente.
    Acabei a construção de uma casa em meados de Fevereiro e desde então estou a aguardar que o arquiteto e o construtor avancem com o pedido de licença de habitação.
    Agora o arquiteto enviou-me um contrato para assinar com condições que se eu não aceitar não avança com o pedido de licenciamento ou então vende por 10.000 € os direitos de autor da obra.
    No contrato ele exige a mudança da cor da casa da parte exterior (a casa foi pintada com a cor decidida pelo arquiteto), exige que coloque u. jardim vertical, exige que altere os rolos das janelas (foi ele que escolheu), exige que se coloque sebes à volta casa, exige que retire um móvel da cozinha, exige que altere os moveis da cozinha, exige que suba um espelho da casa da casa de banho, entre outras coisas. Já informamos que não temos dinheiro para fazer o que ele agora está a exigir.
    O Arquiteto está intransigente e diz que ficamos sem licença de habitação se não assinamos o contrato.
    Dá-nos 180 dias para fazer o que ele quer.
    Alguém consegue dizer-me se é legal o que o arquiteto está a fazer?
    Obrigada
  2.  # 2

Mais uma prima dona. Queixa na ordem dos arquitectos.
    Concordam com este comentário: AMG.LUSAN, HAL_9000, bettencourt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AMG.LUSAN
  3.  # 3

se o projeto foi seguido, não precisa do arquitecto para mais nada.
    Concordam com este comentário: NTORION, nunogouveia
  4.  # 4

Colocado por: AMG.LUSANAcabei a construção de uma casa em meados de Fevereiro e desde então estou a aguardar que o arquiteto e o construtor avancem com o pedido de licença de habitação.
    Agora o arquiteto enviou-me um contrato para assinar com condições que se eu não aceitar não avança com o pedido de licenciamento ou então vende por 10.000 € os direitos de autor da obra.

Mas não pagou pelo trabalho?
  5.  # 5

Quem é que compra os direitos de autor de uma casa, ainda por cima por 10.000€?

e já agora, porque? qual é o interesse?
  6.  # 6

Colocado por: NTORION
    Mas não pagou pelo trabalho?

Sim, já pagamos e não foi pouco.
    Agora no fim da obra é que percebeu que devia ter dedicado mais tempo à obra, para confirmar que ficava tudo perfeito. Não teve tempo para acompanhar e as coisas foram correndo.
  7.  # 7

Colocado por: coelhinho78Quem é que compra os direitos de autor de uma casa, ainda por cima por 10.000€?

e já agora, porque? qual é o interesse?

Ele diz que só ele é que pode fazer o pedido de licenciamento se for outro arquiteto tem de lhe comprar os direitos de autor.
    Eu não percebo nada e ele está a tentar enganar-nos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: coelhinho78
  8.  # 8

Colocado por: AMG.LUSANEle diz que só ele é que pode fazer o pedido de licenciamento se for outro arquiteto tem de lhe comprar os direitos de autor.
    Eu não percebo nada e ele está a tentar enganar-nos.

Pois se é como conta, está.
    Mas existe algum contrato escrito com o arquitecto? algum clausula para isto?

Quem é que foi o Director Tecnico da Obra? e o Director de fiscalização?
    O empreiteiro tem alguma relação com o arquitecto?
    Qual é o Concelho?
  9.  # 9

Colocado por: AMG.LUSANEle diz que só ele é que pode fazer o pedido de licenciamento se for outro arquiteto tem de lhe comprar os direitos de autor.

Se ele não desbloquear a situação, através da Ordem dos Arquitetos o assunto pode ser resolvido... Inclusive por outro Arquitecto.
    Se o projecto foi seguido, no que concerne ao licenciamento. Não tem com que se preocupar. Se está igual ao licenciamento aprovado, não necessita sequer de Telas Finais.

Se ele quiser, que repudie a obra ;)

10.000€!? por cedencia de direitos de autor?
    Concordam com este comentário: AMG.LUSAN
  10.  # 10

Colocado por: Pedro Barradas
    Pois se é como conta, está.
    Mas existe algum contrato escrito com o arquitecto? algum clausula para isto?

Quem é que foi o Director Tecnico da Obra? e o Director de fiscalização?
    Qual é o Concelho?

Não existe nenhum contrato para isto a não ser o de prestação de serviços. Por isso é que ele agora quer fazer um contrato.
  11.  # 11

Nao precisa do arquitecto para nada para a licença
    Concordam com este comentário: AMG.LUSAN, Pedro Barradas, nunogouveia
  12.  # 12

Colocado por: RicardoPortoNao precisa do arquitecto para nada para a licença
    Concordam com este comentário:AMG.LUSAN

Vou ligar para a camara para saber o que é necessário.
    Muito obrigada
  13.  # 13

Colocado por: Pedro BarradasQuem é que foi o Director Tecnico da Obra? e o Director de fiscalização?
    Qual é o Concelho?

Porque não respondeu a estas questões acima?
    Mais questões:
    Já viu o livro de obra?
    Já viu a licença de construção?
    Não tem todo o processo entregue na camara em Formato digital? desde os projetos até aos documentos para a obra. Se não tem, peça!

Colocado por: Pedro BarradasSe está igual ao licenciamento aprovado,

Também não respondeu a isto.
  14.  # 14

Colocado por: Pedro Barradas
    Porque não respondeu a estas questões acima?
    Mais questões:
    Já viu o livro de obra?
    Já viu a licença de construção?
    Não tem todo o processo entregue na camara em Formato digital? desde os projetos até aos documentos para a obra. Se não tem, peça!

Também não respondeu a isto.

Não tenho aqui neste momento toda a informaão que está a pedir, por isso não consigo confirmar.
  15.  # 15

Contrate um técnico para preparar o processo do pedido da autorização de utilização. sozinha não vai conseguir resolver este problema, mesmo com a ajuda aqui do pessoal do fórum.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  16.  # 16

Colocado por: PickaxeContrate um técnico para preparar o processo do pedido da autorização de utilização. sozinha não vai conseguir resolver este problema, mesmo com a ajuda aqui do pessoal do fórum.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AMG.LUSAN

Onde posso contratar alguém para fazer esse trabalho?
  17.  # 17

Colocado por: AMG.LUSAN
    Onde posso contratar alguém para fazer esse trabalho?

Eu fazia assim.
    Chamava o arquitecto à obra com o intuito de assinar o contrato. Depois esperava-o de taco de basebol na mao.
    Desculpem a minha franqueza. Mas os arquitectos já começam a ser como os agentes imobiliarios. Insuportaveis e com a mania que sao mais importantes do que tudo.
    Isto é aproveitamento de quem tem um sonho, está disposto a pagar e depois no fim ainda quer ir ao c@ do cliente.
    Nao ha paciencia. Este país é a decadência só.
  18.  # 18

Colocado por: Sirruper
    Eu fazia assim.
    Chamava o arquitecto à obra com o intuito de assinar o contrato. Depois esperava-o de taco de basebol na mao.

vontade não falta :(
  19.  # 19

Colocado por: AMG.LUSANOnde posso contratar alguém para fazer esse trabalho?

Tem que pesquisar, fale com amigos e conhecidos se conhecem algum engenheiro ou arquiteto, que faça fiscalização de obras. É melhor um arquiteto caso seja necessário entregar telas finais.
    Talvez apareça alguém aqui do fórum.
    Já lhe perguntaram de onde é, mas não respondeu, assim também é difícil ajudar
  20.  # 20

Colocado por: Pickaxe
    Tem que pesquisar, fale com amigos e conhecidos se conhecem algum engenheiro ou arquiteto, que faça fiscalização de obras. É melhor um arquiteto caso seja necessário entregar telas finais.
    Talvez apareça alguém aqui do fórum.
    Já lhe perguntaram de onde é, mas não respondeu, assim também é difícil ajudar

A Obra é em Bicesse, cascais.

0.0232 seg. NEW