Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Tenho uma casa de férias e fim de semana no Alentejo.
    Tinha um painel solar de termosifão de 300 litros que se estragou, pelo que preciso de encontrar uma solução.
    Pergunto: uma vez que é uma casa que não é usada em permanência, qual seria a melhor solução para obtermos água quente de forma sustentável?
    Já existe alguma coisa mais adequada do que o painel solar que referi?
    Obrigada.
  2.  # 2

    Sim. Existe e barata.
    Esquentador com uma botija de gás.
  3.  # 3

    Colocado por: SirruperEsquentador com uma botija de gás.

    Foi o que fiz na casa dos meus pais, apos 15 de utilização...

    compre um esquentador termoestatico. Para uma casa sazonal, é o melhor, em particular se tiver ainda o sistema de gas anterior.
    Senão é comprar um termoacumulador electrico. dos baratos, de 100l-. quando estragar mete outro. deve durar uns 5 a 8 anos.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  4.  # 4

    Muito obrigada pelas vossas respostas.
    Já pensei nessas soluções mas tenho uma dúvida: tenho 1 casa de banho no 1º andar e outra no sótão, será que com o esquentador ou o termoacumulador eléctrico no R/C, consigo água quente nos 2 pisos superiores?
  5.  # 5

    Colocado por: Milu12erá que com o esquentador ou o termoacumulador eléctrico no R/C, consigo água quente nos 2 pisos superiores?

    Se não tem problemas de pressão, sim, porque é que não haveria de ser possivel. não podee é fazer banhos simultaneos.
    A agua é da rede, de furo, ou de poço?
  6.  # 6

    A água é de rede.

    Já agora recomenda-me algum equipamento ou marca de confiança?
  7.  # 7

    Eu optaria por um termoacumulador. Um de cobre, se quisesse que durasse mais tempo.

    É certo que usando a casa apenas ocasionalmente fica mais dificil engolir o aumento no investimento, mas há poucas coisas piores do que umas férias estragadas (por ver à chegada que o termoacumulador está estragado)...
  8.  # 8

    Atenção que muito tempo sem o esquentador trabalhar, sujeita-se a que entrem aranhões para o sistema e depois não liga o gás!!!
 
0.0126 seg. NEW