Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas tardes.
    Então desta vez é para andar para a frente.
    Depois de muita pesquisa e análise, optei por me virar para o knx.
    Sei que há quem concorde e quem discorde, mas não estou muito virado, embora goste, para andar a mudar Shelly’s , configurar rotinas e bla bla bla cada vez que a luz falha ou que o router tem alguma paragem. E para chegar ao fim e ter 50 Shelly’s mas 20 sensores 2 ou 3 hubs e uma casa cheira de radiação vamos optar por passar cabos!
    Ainda não tenho orçamentos, mas esta semana já tenho alguma reuniões marcadas para chegar ao objetivo final.
    Esse objetivo passa por:
    -controlar iluminação
    -controlar tomadas
    -controlar estores
    -controlar painel fotovoltaico de apoio à bomba de calor para aqs e bomba de calor
    -controlar porta de entrada (fechadura inteligente em porta blindada) ainda não encontrei nada do género mas deve existir!
    - gostava de controlar a porta e câmara do prédio mas isso já não deve ser possível??
    - controlar AC’s
    E penso que será tudo. E já não é pouco.
    Posto isto, em que aspetos devo ter mais atenção com a empresa instaladora nestas reuniões iniciais?? Que detalhes é que são mais importantes e têm dd ficar definidos desde ja? Há marcas ou aparelhos mais recomendado a que outros? Há algumas marcas ou aparelhos que devo evitar?
    Pedia aí mais uma ajudinha à malta entendida. E se alguém se quiser chegar à frente, ando a a pedir orçamentos, podemos marcar reunião!!
    Obrigado a todos desde ja.
  2.  # 2

    Casa em construcao ou reutilizacao da tubagem existente?
  3.  # 3

    Colocado por: JovesCasa em construcao ou reutilizacao da tubagem existente?

    Bloco de apartamento em fase inicial de construção.
  4.  # 4

    Também vou construir e optei por KNX, podemos ir trocando ideias. No meu caso vou ser eu próprio a fazer a instalação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: toscaninho
  5.  # 5

    Colocado por: tiagodiafTambém vou construir e optei por KNX, podemos ir trocando ideias. No meu caso vou ser eu próprio a fazer a instalação.


    Percebo alguma coisa de domotica diy mas nada de KNX. Vai seguir algum guia ou já tem ideia do que vai fazer e como? Se não quiser "poluir" aqui o tópico, podemos falar por email, por exemplo.
  6.  # 6

    Colocado por: jpmassenaPercebo alguma coisa de domotica diy mas nada de KNX. Vai seguir algum guia ou já tem ideia do que vai fazer e como? Se não quiser "poluir" aqui o tópico, podemos falar por email, por exemplo.

    Trocar ideias aqui seria muito útil!

    Colocado por: toscaninhoconfigurar rotinas e bla bla bla cada vez que a luz falha ou que o router tem alguma paragem

    Os Shelly perdem a configuração assim que perdem alimentação ou sinal?
    Não tenho nenhuma experiência com isso, mas parece-me estranho.

    Colocado por: toscaninhouma casa cheira de radiação vamos optar por passar cabos!

    Sem dúvida, cabo é sempre melhor, tanto para instalar e diagnosticar como mais rápido e mais estável a operar que em wifi.
    No entanto, com bons equipamentos e uma instalação bem dimensionada e implementada, tanto a estabilidade como a velocidade deixam de ser pontos frágeis.

    Quanto à radiação, sem aprofundar tecnicamente, não vai ter wifi em casa?

    De forma geral, há por aqui malta que instalou KNX e podem opinar.

    Colocado por: toscaninho-controlar porta de entrada (fechadura inteligente em porta blindada) ainda não encontrei nada do género mas deve existir!
    - gostava de controlar a porta e câmara do prédio mas isso já não deve ser possível??

    Fechadura inteligente também estou à procura de algo. Há muitas fechaduras para alojamentos, mas não se parecem adequar bem a habitação própria.

    O videoporteiro, depende do que o prédio tiver. Um apartamento que comprei recentemente tem um sistema com uma app que permite usar o telemovel para aceder ao video, comunicar por voz com o visitante, abrir a porta, etc.
    O receptor de casa tem de estar ligado ao wifi. Talvez o fabricante exponha um API para se poder integrar com outras soluções... não sei.
  7.  # 7

    Colocado por: jpmassenapodemos falar por email
    [email protected]
    Mande o contacto e falamos melhor por whatsapp ou assim


    No entanto a minha ideia é controlar:
    - Iluminação com dali
    - Portões (garagem e entrada para a casa)
    - Climatização
    - Ventilação (VMC)
    - Consumos água, elétricos e produção elétrica
    - Carregamento do carro eletrico
    - Estores e cortinas

    Em termos de sensores:
    - Iluminação
    - Presença/movimento
    - Fugas de água (lavandaria e WC)
    - Temperatura e Humidade
    - Abertura de portas e janelas
    - Qualidade do ar
    - Estação meteorológica (pelo preço delas devo inventar algo neste campo)

    Vou ter interruptores inteligentes, pelo menos 1 por cômodo onde controlo tudo e um display maior na sala
    Vou colocar o HomeAssistant como interface

    Em termos de automações são muitas as que tenho em mente que não vou detalhar aqui, mas quero ter a casa a trabalhar para mim.
  8.  # 8

    Colocado por: pguilhermeTrocar ideias aqui seria muito útil!


    Tenho interesse, mas sem ser KNX.
  9.  # 9

    Colocado por: RUIOLI
    1. Tenho interesse, mas sem ser KNX.
    para não poluir este que é especifico do KNX, é criar um tópico diferente deste para discutir outras opções.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  10.  # 10

    Colocado por: RUIOLITenho interesse, mas sem ser KNX.

    Pois, eu tb :)

    Não estou muito inclinado para KNX pois não será uma componente muito extensa. Controlar iluminação, cortinas e, se conseguir, portões.

    Colocado por: tiagodiafNo entanto a minha ideia é controlar:
    - Iluminação com dali
    - Portões (garagem e entrada para a casa)
    - Climatização
    - Ventilação (VMC)
    - Consumos água, elétricos e produção elétrica
    - Carregamento do carro eletrico
    - Estores e cortinas

    Climatização já tem um sistema próprio e não quero complicar só para integrar isso numa única solução.
    Para não falar que as regulações de temperatura e fluxo para para PRH e VMC acabam por ser pouco frequentes.

    A medição dos consumos, sobretudo a electrica, é uma boa ideia e vê-se muita malta aqui a partilhar consumos e produção fotovoltaica. Será que é possível/fácil integrar com outra solução ou tem que se usar a app própria?

    Não é melhor controlar o carregamento do carro electrico com a box ou com o carro, para se poder jogar com o SoC?
    Um simples relé parece-me uma solução pobrezinha.

    Colocado por: tiagodiafEm termos de sensores:
    - Iluminação
    - Presença/movimento
    - Fugas de água (lavandaria e WC)
    - Temperatura e Humidade
    - Abertura de portas e janelas
    - Qualidade do ar
    - Estação meteorológica (pelo preço delas devo inventar algo neste campo)

    Sensores de presença/movimento para de actuação de iluminação?
    Talvez no exterior da casa e nesses não estou a ver vantagem em ser gerido.

    Tive uma estação meteo, mas a única coisa que usava era para ver a temp./humidade/vento exterior.
    Um sensor UV seria útil, contudo. Onde estou a construir temos um perto da portaria, que está disponível num site e com um API, mas avariou e acho que a malta não liga ao UV.
  11.  # 11

    Colocado por: pguilhermeA medição dos consumos, sobretudo a electrica, é uma boa ideia e vê-se muita malta aqui a partilhar consumos e produção fotovoltaica. Será que é possível/fácil integrar com outra solução ou tem que se usar a app própria?
    se usar HA deve conseguir integrar grande parte dos inversores e medidores



    Colocado por: pguilhermeNão é melhor controlar o carregamento do carro electrico com a box ou com o carro, para se poder jogar com o SoC?
    Um simples relé parece-me uma solução pobrezinha.
    Não vou controlar com rele mas sim pela API do carro ou do WC



    Colocado por: pguilhermeSensores de presença/movimento para de actuação de iluminação?
    Talvez no exterior da casa e nesses não estou a ver vantagem em ser gerido.
    para isso e não só, também serve de alarme, de analise se temos alguém em casa para a VMC/Climatização, etc. Conforme disse quero a casa a trabalhar para mim.



    Colocado por: pguilhermeTive uma estação meteo, mas a única coisa que usava era para ver a temp./humidade/vento exterior.
    Um sensor UV seria útil, contudo. Onde estou a construir temos um perto da portaria, que está disponível num site e com um API, mas avariou e acho que a malta não liga ao UV.
    é basicamente para isso que quero, para depois poder fechar estores por exemplo, o UV é uma boa ideia para ter um aviso antes de sair de casa
  12.  # 12

    Colocado por: pguilhermePois, eu tb :)


    Temos de abrir outro tópico ou aproveitar outro existente.
    Concordam com este comentário: tiagodiaf, Troino
  13.  # 13

    Colocado por: tiagodiafpara isso e não só, também serve de alarme, de analise se temos alguém em casa para a VMC/Climatização, etc.

    Para a VMC e climatização (assumindo que é PRH), qual a utilidade em detectar se está alguém em casa?
    Não vai desligar estes sistemas durante o dia, por exemplo, mesmo que não esteja ninguém em casa.

    Para alarme, não seriam mais úteis câmaras, que para além de detectarem movimento com maior precisão, também podem gravar e permitir a observação em directo, mesmo quando está fora de casa?

    Seja como for, aconselharia moderação.
    Demasiada automação (ou automação muito superficial) pode significar perder muito mais tempo na manutenção/ajuste constante dos comportamentos (a nossa vida costuma ser relativamente dinamica) do que se não tiver nada.
    Ao início parece muito giro, mas depois deixa de ser prático e passa a ficar esquecido ou apenas como um gimmick.
  14.  # 14

    Colocado por: RUIOLITemos de abrir outro tópico ou aproveitar outro existente.

    Eu ainda estou um pouco atrás em termos de timing, mas posso abrir um tópico para explorarmos ideias de aplicação
  15.  # 15

    Colocado por: pguilhermePara a VMC e climatização (assumindo que é PRH), qual a utilidade em detectar se está alguém em casa?
    no meu caso só para a VMC que pode trabalhar no min não estando ninguem, no PRH não faz sentido claro, mas também controla a iluminação



    Colocado por: pguilhermePara alarme, não seriam mais úteis câmaras, que para além de detectarem movimento com maior precisão, também podem gravar e permitir a observação em directo, mesmo quando está fora de casa?
    Também estão previstas câmaras no exterior

    Colocado por: pguilhermeSeja como for, aconselharia moderação.
    Concordo, mas tudo o que fizer vai ser pensado a pormenor.

    Colocado por: pguilhermeAo início parece muito giro, mas depois deixa de ser prático e passa a ficar esquecido ou apenas como um gimmick.
    não tenho KNX atualmente mas já tenho alguma domotica a uns anos essa parte de ser novidade e ser giro já me passou, agora só aposto em coisas que realmente me são útil.

    Mas numa casa nova mesmo que não se coloquem todos os sensores eu aconselho a que pelo menos se deixem condutas para um dia se for preciso.
  16.  # 16

    Instalei rega automática, fui muito útil para as férias!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme
  17.  # 17

    Colocado por: RUIOLIInstalei rega automática, fui muito útil para as férias!
    outra coisa que me esqueci que vou fazer e acho das mais uteis
  18.  # 18

    Colocado por: tiagodiafno meu caso só para a VMC que pode trabalhar no min não estando ninguem, no PRH não faz sentido claro, mas também controla a iluminação


    Tenho PRH e domotica a Knx e uso rotinas para parar a climatização. Por exemplo no inverno tenho um quarto dentro da temperatura pedida e abro a janela. Rapidamente a temperatura desce ao ponto de ser detectada pelo sensor. Isso coloca a BC a trabalhar para aquecer aquela divisão sem necessidade, pois basta fechar a janela que a inércia coloca logo a divisão à temperatura que estava. Assim, sempre que a janela abrir no inverno, coloca o sistema em standby e depois de fechar, passado 30 minutos retoma.
  19.  # 19

    Colocado por: RUIOLIInstalei rega automática, fui muito útil para as férias!

    Muito bem lembrado!

    Na altura vi uns programadores de rega, que eram uns simples temporizadores com actuadores. Pareceram-me suficientes e acho que até servem para o dia-a-dia. Será?

    Mas sim, top seria automatizar a rega consoante a humidade da terra, temperatura ambiente, etc.
    E pode ser um bom investimento, para garantir que o jardim se mantém saudável.
  20.  # 20

    Quando à rega, montei recentemente uma placa de relés que controlam umas eletroválvulas, a mesma placa liga-se a um ESP32 que por sua vez liga-se ao Home Assistant. Comprovo que nas férias foi uma maravilha, não tive de pedir a ninguém para lá ir regar nada, ia acompanhando a coisa remotamente.
    Não, não é KNX e é um nível nerd mas que fazer... :)
 
0.0229 seg. NEW