Colocado por: JovesCasa em construcao ou reutilizacao da tubagem existente?
Colocado por: tiagodiafTambém vou construir e optei por KNX, podemos ir trocando ideias. No meu caso vou ser eu próprio a fazer a instalação.
Colocado por: jpmassenaPercebo alguma coisa de domotica diy mas nada de KNX. Vai seguir algum guia ou já tem ideia do que vai fazer e como? Se não quiser "poluir" aqui o tópico, podemos falar por email, por exemplo.
Colocado por: toscaninhoconfigurar rotinas e bla bla bla cada vez que a luz falha ou que o router tem alguma paragem
Colocado por: toscaninhouma casa cheira de radiação vamos optar por passar cabos!
Colocado por: toscaninho-controlar porta de entrada (fechadura inteligente em porta blindada) ainda não encontrei nada do género mas deve existir!
- gostava de controlar a porta e câmara do prédio mas isso já não deve ser possível??
Colocado por: jpmassenapodemos falar por emailtiagodiaf_fdc@sapo.pt
Colocado por: pguilhermeTrocar ideias aqui seria muito útil!
Colocado por: RUIOLIpara não poluir este que é especifico do KNX, é criar um tópico diferente deste para discutir outras opções.
Tenho interesse, mas sem ser KNX.
Colocado por: RUIOLITenho interesse, mas sem ser KNX.
Colocado por: tiagodiafNo entanto a minha ideia é controlar:
- Iluminação com dali
- Portões (garagem e entrada para a casa)
- Climatização
- Ventilação (VMC)
- Consumos água, elétricos e produção elétrica
- Carregamento do carro eletrico
- Estores e cortinas
Colocado por: tiagodiafEm termos de sensores:
- Iluminação
- Presença/movimento
- Fugas de água (lavandaria e WC)
- Temperatura e Humidade
- Abertura de portas e janelas
- Qualidade do ar
- Estação meteorológica (pelo preço delas devo inventar algo neste campo)
Colocado por: pguilhermeA medição dos consumos, sobretudo a electrica, é uma boa ideia e vê-se muita malta aqui a partilhar consumos e produção fotovoltaica. Será que é possível/fácil integrar com outra solução ou tem que se usar a app própria?se usar HA deve conseguir integrar grande parte dos inversores e medidores
Colocado por: pguilhermeNão é melhor controlar o carregamento do carro electrico com a box ou com o carro, para se poder jogar com o SoC?Não vou controlar com rele mas sim pela API do carro ou do WC
Um simples relé parece-me uma solução pobrezinha.
Colocado por: pguilhermeSensores de presença/movimento para de actuação de iluminação?para isso e não só, também serve de alarme, de analise se temos alguém em casa para a VMC/Climatização, etc. Conforme disse quero a casa a trabalhar para mim.
Talvez no exterior da casa e nesses não estou a ver vantagem em ser gerido.
Colocado por: pguilhermeTive uma estação meteo, mas a única coisa que usava era para ver a temp./humidade/vento exterior.é basicamente para isso que quero, para depois poder fechar estores por exemplo, o UV é uma boa ideia para ter um aviso antes de sair de casa
Um sensor UV seria útil, contudo. Onde estou a construir temos um perto da portaria, que está disponível num site e com um API, mas avariou e acho que a malta não liga ao UV.
Colocado por: pguilhermePois, eu tb :)
Colocado por: tiagodiafpara isso e não só, também serve de alarme, de analise se temos alguém em casa para a VMC/Climatização, etc.
Colocado por: RUIOLITemos de abrir outro tópico ou aproveitar outro existente.
Colocado por: pguilhermePara a VMC e climatização (assumindo que é PRH), qual a utilidade em detectar se está alguém em casa?no meu caso só para a VMC que pode trabalhar no min não estando ninguem, no PRH não faz sentido claro, mas também controla a iluminação
Colocado por: pguilhermePara alarme, não seriam mais úteis câmaras, que para além de detectarem movimento com maior precisão, também podem gravar e permitir a observação em directo, mesmo quando está fora de casa?Também estão previstas câmaras no exterior
Colocado por: pguilhermeSeja como for, aconselharia moderação.Concordo, mas tudo o que fizer vai ser pensado a pormenor.
Colocado por: pguilhermeAo início parece muito giro, mas depois deixa de ser prático e passa a ficar esquecido ou apenas como um gimmick.não tenho KNX atualmente mas já tenho alguma domotica a uns anos essa parte de ser novidade e ser giro já me passou, agora só aposto em coisas que realmente me são útil.
Colocado por: RUIOLIInstalei rega automática, fui muito útil para as férias!outra coisa que me esqueci que vou fazer e acho das mais uteis
Colocado por: tiagodiafno meu caso só para a VMC que pode trabalhar no min não estando ninguem, no PRH não faz sentido claro, mas também controla a iluminação
Colocado por: RUIOLIInstalei rega automática, fui muito útil para as férias!