Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    O programadores de rega automáticos, também servem para irmos de férias e a rega funcionar automaticamente na mesma.

    Isso de acompanhar remotamente a rega é concretamente o quê, olhar para a aplicação e ver que os relés à hora definida já estão em modo on e a rega está ligada?

    Ou ter camaras de videovigilância e ver se a rega está a funcionar bem na realidade.
  2.  # 2

    Comprei este na MAUSER, estou a gostar da experiencia:

    Em breve vou comprar mais um. Estava com medo de não funcionar, pois só comprei e instalei na véspera de ir de férias, mas como dava o consumo da água, comprovei que estava a funcionar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme
  3.  # 3

    Colocado por: VarejoteO programadores de rega automáticos, também servem para irmos de férias e a rega funcionar automaticamente na mesma.

    Isso de acompanhar remotamente a rega é concretamente o quê, olhar para a aplicação e ver que os relés à hora definida já estão em modo on e a rega está ligada?

    Ou ter camaras de videovigilância e ver se a rega está a funcionar bem na realidade.


    No meu caso vejo se está ou não a funcionar (relés que dispararam) e também pelos sensores de humidade...
  4.  # 4

    Colocado por: powerPTsensores de humidade

    Humidade da terra ou do ar?
  5.  # 5

    Colocado por: powerPTQuando à rega, montei recentemente uma placa de relés que controlam umas eletroválvulas, a mesma placa liga-se a um ESP32 que por sua vez liga-se ao Home Assistant. Comprovo que nas férias foi uma maravilha, não tive de pedir a ninguém para lá ir regar nada, ia acompanhando a coisa remotamente.
    Não, não é KNX e é um nível nerd mas que fazer... :)

    Muito fixe! Talvez até mais interessante do ponto de vista de hobby do que propriamente pelo resultado.
  6.  # 6

    É mais para a malta andar entretida a mexer no telemóvel, do que a mais valia real.
  7.  # 7

    Mais valia real efetiva: condições/automações perante as métricas de humidade do solo e evotranspiração da zona (tenho isto também automatizado, um script python a retirar do IPMA os dados para a minha zona via webservices). Se não quiser pegar no telm não pego, se alguma coisa correr mal o zabbix, que monitoriza múltiplas coisas, notifica-me por email.


    Colocado por: pguilherme
    Humidade da terra ou do ar?


    Terra.
  8.  # 8

    Isso parece quase o sistema dos viveiros da Planta Livre em Sintra.
  9.  # 9

    Eu sou o tipo de pessoa que ao entrar nas smart cenas então que seja a valer, tal como o Tiago disse na página anterior quer as coisas a "trabalharem" para ele. Se calhar entro num nível de "nerdisse" alto mas faz parte de mim.

    Na casa vai ser igual, não comentei essa componente pois não irei escolher KNX mas terei o mesmo tipo de sensores anteriormente retratados (e mais), com sistemas alternativos e integrados por mim.
    No meu trabalho faço o mesmo, se posso automatizar tarefas pois bem, faço-o, fico com tempo para me dedicar a assuntos de maior valor.
    Concordam com este comentário: diouf_matos, tiagodiaf
  10.  # 10

    Colocado por: toscaninhoBoas tardes.
    Então desta vez é para andar para a frente.
    Depois de muita pesquisa e análise, optei por me virar para o knx.
    Sei que há quem concorde e quem discorde, mas não estou muito virado, embora goste, para andar a mudar Shelly’s , configurar rotinas e bla bla bla cada vez que a luz falha ou que o router tem alguma paragem. E para chegar ao fim e ter 50 Shelly’s mas 20 sensores 2 ou 3 hubs e uma casa cheira de radiação vamos optar por passar cabos!
    Ainda não tenho orçamentos, mas esta semana já tenho alguma reuniões marcadas para chegar ao objetivo final.
    Esse objetivo passa por:
    -controlar iluminação
    -controlar tomadas
    -controlar estores
    -controlar painel fotovoltaico de apoio à bomba de calor para aqs e bomba de calor
    -controlar porta de entrada (fechadura inteligente em porta blindada) ainda não encontrei nada do género mas deve existir!
    - gostava de controlar a porta e câmara do prédio mas isso já não deve ser possível??
    - controlar AC’s
    E penso que será tudo. E já não é pouco.
    Posto isto, em que aspetos devo ter mais atenção com a empresa instaladora nestas reuniões iniciais?? Que detalhes é que são mais importantes e têm dd ficar definidos desde ja? Há marcas ou aparelhos mais recomendado a que outros? Há algumas marcas ou aparelhos que devo evitar?
    Pedia aí mais uma ajudinha à malta entendida. E se alguém se quiser chegar à frente, ando a a pedir orçamentos, podemos marcar reunião!!
    Obrigado a todos desde ja.


    Vou instalar domótica KNX. Quem vai fazer a instalação é o Paulo da Easidomo. Não poderia estar mais satisfeito com o projecto apresentado pelo Paulo e por todos os conhecimentos transmitidos. Recomendo efetivamente
    Concordam com este comentário: Easidomo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Easidomo
  11.  # 11

    Bom Dia
    Sou instalador e programador certificado KNX .
    Pelo que vejo aqui neste tópico ainda há muitas dúvidas sobre qual a domótica melhor etc…
    A vários sistemas no mercado de domótica que se pode considerar que sejam bons.
    Deixo a minha opinião sobre alguns sistemas:
    O sistema KNX tem algumas vantagens comparado com outros do mercado, a basta gama de material que existe no mercado que nos permite proporcionar ao cliente uma solução adequada ao seu projeto e orçamento disponível para a execução do mesmo, o KNX tem uma vantagem que penso que seja uma das mais importantes que é a garantia de não ficar descontinuado pois pode sempre mudar ou alterar a instalação ou longo dos anos.
    Muitas das vezes associamos KNX a CARO, atualmente existem soluções bastante em conta tudo depende da escolha do cliente.
    Uma instalação de KNX tinha uma condicional pois era necessário muito mais cablagem pq cada elemento necessitava de ir diretamente o quadro elétrico o que aumentava significativamente o preço da instalação, a maior parte dos instaladores de KNX utilizam produtos KNX com o protocolo DALI que permite reduzir eta mesma cablagem, e reduzir o numero de automatos, e aumentar o nível de funcionalidades dos diversos elementos da instalação .

    O KNX é interessante se for aplicado numa obra nova (nova construção)
    Se já tem a sua casa pronta com uma instalação elétrica dita tradicional o KNX na minha opinião deixa de ter interesse pois para poder alterar o investimento para trocar cablagens é significativo nessas circunstâncias e sim aconselho a procurar outra solução.
    Já ajudei a realizar alguns projetos com outras soluções, há muita gente a falar no sistema da shelly
    Um sistema interessante dado a sua basta gama de equipamentos e a possibilidade de integrar numa instalação existente, mas como esta existem outras
    Um aspeto importante a ter em conta, estas soluções são boas se o cliente for autodidata e tenha conhecimento informático tornasse uma instalação interessante pois uma grande parte destas soluções necessitam de alguns upgrades ao longo do tempo, e muitas podem ser integradas com outras soluções como Home Assistent e etc. mas necessitam de algum trabalho informático para isso seja funcional.

    Um conselho importante:
    Como referi há muitas soluções interessantes mas também há coisas a ter em conta a nível da segurança cuidado com sistema que necessitem de abrir portas para o exterior dos Routers domésticos se abrirem para fora também está aberto para puderem entrar !!!
    Quanto a uma domótica de um fabricante com protocolo fechado(Protocolo da própria marca)tb existem bastantes soluções e boas neste tipo de instalação o única coisa que me tenho apercebido de negativo sobre este tipo de solução e mesmo que uma grande parte ao final de alguns anos fica descontinuado e se o cliente pretende fazer ou mudar alguma coisa deixa de ser possível .
    Esta é a minha opinião pessoal sobre o que conheço ou já trabalhei .
    Concordam com este comentário: powerPT, tiagodiaf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme, tiagodiaf
 
0.0163 seg. NEW