Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Não consegue passar o cabo pelo quadro 2 sem o interrupter?

    Colocado por: miguel.fernandes
    Bem feito seria assim, mas não consigo alimentar o quadro 3 sem passar pelo 2.


    Colocado por: miguel.fernandes
    Bem feito seria assim, mas não consigo alimentar o quadro 3 sem passar pelo 2.
    • pkasa
    • 31 agosto 2023 editado

     # 2

    Colocado por: Bigmousesem o interromper

    Já percebi
    Passar directamente para o 3 sem interrupção
  2.  # 3

    Colocado por: BigmousePelo que depreendi, aconselha a execução do indicado no post 10?

    Um disjuntor no quadro de entrada para alimentar 2 quadros distintos.


    O que estou a dizer é que os quadros secundarios devem poder ser desalimentados a partir do quadro principal.
    O corte deve ser possibilitado através do geral e de um disjuntor dedicado a essa ligação.
    Acho que fui claro.
  3.  # 4

    Portanto uma proteção independente para cada quadro parcial, instalada no quadro de entrada. É isso?

    Colocado por: nielsky

    O que estou a dizer é que os quadros secundarios devem poder ser desalimentados a partir do quadro principal.
    O corte deve ser possibilitado através do geral e de um disjuntor dedicado a essa ligação.
    Acho que fui claro.
  4.  # 5

    Correto.
    E em cada quadro secundario um corte geral desse quadro.
  5.  # 6

    Em minha casa tenho uma situação idêntica com 3 quadros elétricos.
    Fui ver e o eletricista fez a seguinte ligação:
    QE

    Está correta esta instalação? Fiquei com algumas dúvidas após ler esta discussão
  6.  # 7

    Não, não está. Funciona, claro, mas não está "conforme".
  7.  # 8

    Colocado por: Bruno.AlvesNão, não está. Funciona, claro, mas não está "conforme".

    O que tenho que fazer para ficar conforme?
  8.  # 9

    Como está dito acima: cada quadro parcial deve ser alimentado directamente do quadro geral, com uma protecção independente por quadro.
  9.  # 10

    Colocado por: Bruno.AlvesComo está dito acima: cada quadro parcial deve ser alimentado directamente do quadro geral, com uma protecção independente por quadro.

    Um quadro parcial não pode alimentar outro?
  10.  # 11

    Podes, desde que tenha em consideração alguns aspectos técnicos.

    Colocado por: JorgePereira
    Um quadro parcial não pode alimentar outro?
    • hangas
    • 6 setembro 2023 editado

     # 12

    Colocado por: BigmousePodes, desde que tenha em consideração alguns aspectos técnicos.


    Já agora aproveito para perguntar por alto quais são. Julgo saber que um deles tem a ver com selectividade com a selectividade.

    Recentemente transformei o que era um quadro informal, num quadro parcial exterior, que esta pendurado num já quadro parcial da cave.

    Eram 3 condutores num cabo 5G2.5 que iam ter a um armario tecnico, e que depois estavam distribuidos 1 circuito para o furo, outro para uns temporizadores de rega, e um de reserva. Os condutores para o exterior estão protegidos por 3 disjuntores individuais de 16A, e com um diferencial de 30mA no quadro da cave.

    Eu arrumei aquilo e coloquei mesmo um quadro saliente IP65 em que:

    Um circuito está protegido por um Int diferencial de 30mA com um calibre de corrente uma medida acima (25A) do que protege o cabo. Este diferencial reparte para disjuntores que protegem tomadas de serviço, iliuminação do telheiro, e um controlador de rega. (vermelho)

    Depois outro circuito, noutro condutor, vai directo a um disjuntor bi-polar que serve de corte ao quadro de nivel do furo. (verde)

    O terceiro, vai a outro dijsuntor bi-polar que ficou de reserva, mas em principio será para proteger/corte geral um grupo de paineis solares a instalar nesse telheiro. (Azul)

    Estes bi-polares são de 16A também pois os cabos que deles saem são de 2.5mm2

    O neutro é partilhado.

    Na questão da selectividade, penso que o diferencial anterior deveria ser menos sensivel, para evitar propagar o disparo, correcto. Mas nao quero ficar com 300mA no quadro da cave.

    Embora sejam os dois de 30mA, fiz o teste com um aparelho de teste na tomada de serviço, e so disparou o local. Talvez pela velocidade de corte, e distancia à cave (uns 10m) não propagou até la.


    Alguma coisa notoriamente errada neste setup?

    Há uma questão que não gosto, e que é ter o pressostado dentro do armario. Não quero ter agua ali dentro.
    Mas isso vai ser alterado em breve quando passar o pressostato para uma caixa para perto do balão.
    E os cabos do furo vão ser melhor organizados.
      Screenshot 2023-09-06 at 18.42.54.png
      Screenshot 2023-09-06 at 18.49.45.png
  11.  # 13

    - seletividade amperímetrica das proteções (no pior dos casos usar o calibre acima da proteção a jusante).
    - evitar utilizar diferenciais em cascata. Quando se utilizar garantir que o interruptor a montante deverá possuir uma sensibilidade 2x superior do que instalado a jusante e se possível utilizar diferencial selectivo)
    - cabo de alimentação entre quadros mínimo de 4mm2 ou superior adaptado a proteção instalada a montante.
  12.  # 14

    Esse cabo de 5 condutores que vem do quadro da cave, é protegido por um disjuntor tripolar certo?

    Pelo que percebi, desse cabo de 5 condutores,um dos condutores vai ao diferencial, outro ao disjuntor rega e outro ao disjuntor do fotovoltaico? Então o quadro não possui um corte geral?


    Colocado por: BigmousePodes, desde que tenha em consideração alguns aspectos técnicos.

  13.  # 15

    Tem haver com os corrente e tempos de funcionamento do diferencial.
    Um diferencial de 300mA, abaixo dos 150mA deve funcionar, entre os 150 e os 300mA poderá funcionar e a cima dos 300mA tem de garantidamente de atuar, dentro de um determinado tempo.

    Se tiver dois diferenciais em cascata de 300mA, um pode atuar logo aos 150mA e o outro só aos 270mA.




    Colocado por: hangasEmbora sejam os dois de 30mA, fiz o teste com um aparelho de teste na tomada de serviço, e so disparou o local. Talvez pela velocidade de corte, e distancia à cave (uns 10m) não propagou até la.
    • hangas
    • 6 setembro 2023 editado

     # 16

    Colocado por: BigmouseEsse cabo de 5 condutores que vem do quadro da cave, é protegido por um disjuntor tripolar certo?


    No quadro original, está protegido por 3 disjuntores C16 independentes. Um era para o equipamento de rega antigo, e outro para a bomba. O 3º condutor estava reservado mas desligado no quadro de origem, talvez para evitar ser ligado acidentalmente.

    Mas estava a pensar trocar aquilo por um tetra polar, para cortar esses 3 circuitos mais o neutro (no quadro da cave)

    Isto para que quando queira intervencionar o quadro exterior, possa cortar tudo sem me preocupar se ficou algum ligado.


    Colocado por: BigmousePelo que percebi, desse cabo de 5 condutores,um dos condutores vai ao diferencial, outro ao disjuntor rega e outro ao disjuntor do fotovoltaico? Então o quadro não possui um corte geral?



    No quadro exterior, não há um corte geral total. Ha um corte (no diferencial) para os circuitos repartidos, e um corte para cada um dos circuitos directos.

    Isto tera sido feito (originalmente) considerando cada um sendo um circuito exterior individual. Mas vao no mesmo cabo e vao ter ao mesmo armario técnico. Eu é que arrangei isto como sendo mais um quadro parcial, mantendo a individualidade que existia.

    É que isto não é verdairamente tri-fasico. Nao encontrei uma forma melhor de ter um tetra polar no exterior, e poder repartir as "fases" no pente sem ser alternadamente.
  14.  # 17

    tendo a instalação monofásica, sem duvida o melhor é colocar um disjuntor tetrapolar e que tenha a função de proteção de neutro.

    Colocado por: hangasMas estava a pensar trocar aquilo por um tetra polar, para cortar esses 3 circuitos mais o neutro (no quadro da cave)


    utilizando um pente trifasico conseguia repartir

    Colocado por: hangasÉ que isto não é verdairamente tri-fasico. Nao encontrei uma forma melhor de ter um tetra polar no exterior, e poder repartir as "fases" no pente sem ser alternadamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  15.  # 18

    Colocado por: BigmousePodes, desde que tenha em consideração alguns aspectos técnicos.

    No meu caso basta substituir os disjuntores para que tenham seletividade entre eles?
    • hangas
    • 6 setembro 2023 editado

     # 19

    Colocado por: Bigmouse
    utilizando um pente trifasico conseguia repartir



    Mas não iam ficar repartidos alternadamente, RST RST RST e por ai fora?
    Eu queria um grupo de uso geral (controlador rega, tomadas, iluminação, e depois furo e solar dedicados).


    Também usei disjuntores bipolares 1P+N no primeiro grupo e 2P nos outros. Pelo que vi, so fazendo um pente por medida :)
    Ainda estive analisar com um pente forquilha/direito 3P+N



    Mas sim, estou a perceber as principais inconformidades.
    - Falta de corte geral no local.
    - Possibilidade de ocorrer corte parcial num mesmo cabo (resolve-se com um tetrapolar no quadro de origem)
      gd_Pente_Forquilha_Direito_13_Modulos_1P_N_5c9d0cafe02fd.png
  16.  # 20

    se tivesse a instalação ligada e sem problemas de funcionamento, não fazia qualquer alteração ao que tem (que supostamente deverá estar devidamente dimensionado para a canalização que possui atualmente).
    A alteração do calibre dos disjuntores, nesta fase, podia levar a ter que alterar também os cabos de alimentação, o que não se justifica.

    Colocado por: JorgePereira
    No meu caso basta substituir os disjuntores para que tenham seletividade entre eles?
 
0.0191 seg. NEW