Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    Qual a melhor opção de pavimento para um caminho de acesso a uma casa (é o único acesso à casa) sendo que o caminho tem curvas e uma zona com uma inclinação considerável? Ao longo do caminho (no centro da faixa do caminho) existem ainda 4 caixas de acumulo de água para irem recolhendo e escoando a água da chuva. Nas laterais do caminho só existe terra e alguns arbustozitos.

    A ideia desde sempre era pôr paralelos por ser uma solução (supostamente) mais robusta. Contudo fui recentemente a Évora e passei por uma subida com um pouco mais de inclinação e reparei que os paralelos escorregavam um pouco e desde então fiquei com algumas dúvidas.

    Já pedi um orçamento e o senhor que lá foi ao local disse que o pavimento levaria cimento liquido mas que se calhar até nem precisaria porque a própria pressão da descida sobre os paralelos seria suficiente para os suportar no sitio. Será?

    Mas tenho muitas dúvidas. Ontem olhei para um pavimento hexagonal que andam a pôr ali numa rua e fiquei meio na dúvida porque nunca vi aquele pavimento a escorregar mas suspeito que numa descida, aquele pavimento se arranque todo do chão com o uso.

    Infelizmente eu não conheço nomes deste tipo de pavimentos de exterior. E nem sei se percebem o que quero dizem com paralelos, para mim são aqueles cubos de pedra (granito talvez) entre 12 a 15 cm de cada lado. Já vi também uns que são mais retangulares do que cúbicos e não sei se não seriam melhores.

    Sendo o único acesso para a casa, o caminho é usado várias vezes por dia, tanto a pé como de carro.

    Qual é o material que recomendam?
  2.  # 2

    o caminho já é dentro da sua propriedade?
    são quantos metros mais ou menos? e a largura?
    o que está neste momento?
    essas caixas já estão ligadas á rede pluvial? Tem grelha?
  3.  # 3

    Colocado por: marco1o caminho já é dentro da sua propriedade?
    são quantos metros mais ou menos? e a largura?
    o que está neste momento?
    essas caixas já estão ligadas á rede pluvial? Tem grelha?


    Sim, é dentro da propriedade. São cerca de 70 metros de comprido por 2,8 metros de largura mais coisa menos coisa.
    Neste momento está em terra.
    As caixas têm grelha para a água entrar e estão ligadas por um tubo que encaminha a água até à estrada. Sai diretamente na estrada. Não existe rede pluvial na rua.
  4.  # 4

    draEng

    o que tem a fazer é dentro de um leque de empreiteiros na zona aferir com eles qual a melhor solução para esse caso dentro do binomio custo/ eficácia. é que a logistica para estas coisas varia muito de região para região.
  5.  # 5

    Colocado por: marco1draEng

    o que tem a fazer é dentro de um leque de empreiteiros na zona aferir com eles qual a melhor solução para esse caso dentro do binomio custo/ eficácia. é que a logistica para estas coisas varia muito de região para região.


    Como assim? Depende da quantidade de materiais em cada zona do país? Pode exemplificar? Pôr paralelos no Algarve pode não ser tão boa ideia como pôr no Minho? Varia consoante o clima ou algo do género?
    Quais são as melhores soluções para cada zona do país então?
  6.  # 6

    meter cubos de granito numa obra no minho é mais pacifico em termos de logistica e custos do que meter no algarve.
    no seu caso independentemente da sua região se quiser meter cubos de granito e ai na sua zona não houver quem os forneça e aplique então se calhar não será a solução ideal, penso que dá para entender.
  7.  # 7

    Colocado por: marco1meter cubos de granito numa obra no minho é mais pacifico em termos de logistica e custos do que meter no algarve.
    no seu caso independentemente da sua região se quiser meter cubos de granito e ai na sua zona não houver quem os forneça e aplique então se calhar não será a solução ideal, penso que dá para entender.


    Então imaginemos que sou o Cristiano Ronaldo e não me interessa o preço ou a logística. A questão é a mesma: qual é teoricamente a melhor solução? Por exemplo os tais hexágonos funcionariam numa subida acentuada? Ou é sempre preferível os paralelos devido à sua robustez? E no que diz respeito ao facto de o piso se tornar escorregadio, qual é a melhor opção (menos escorregadio)? Não existe nenhuma escala que diga quais as melhores opções de pavimento tendo em conta a inclinação do solo e o atrito e outros fatores importantes?
    • ClioII
    • 31 agosto 2023 editado

     # 8

    Mas essa subida é apenas pedonal ou é para carros também?
    Já considerou asfaltar?
  8.  # 9

    Colocado por: ClioIIMas essa subida é apenas pedonal ou é para carros também?
    Já considerou asfaltar?


    Tal como é dito na penúltima frase do meu post, não é só pedonal. Novamente: "Sendo o único acesso para a casa, o caminho é usado várias vezes por dia, tanto a pé como de carro".

    Julgo não ser possível asfaltar devido à largura do caminho. Em termos de largura, o caminho é indicado para carros, mas acho que uma daquelas máquinas grandes de asfaltar as estradas teria bastante dificuldade em se mover lá. Aliás acho que nem conseguiria passar pelo portão. A não ser existam máquinas dessas que lá caibam e aí sim pode ser uma possibilidade. Ou talvez não por causa das caixas de água.
    Onde é que se encontra malta e material para fazer esse tipo de trabalhos? Só nas juntas de freguesia, certo? Qual será o preço (mais ou menos)?

    Vou acrescentar aqui a foto de vista aérea.
      vista aerea.png
  9.  # 10

    Colocado por: draEngTal como é dito na penúltima frase do meu post, não é só pedonal. Novamente: "Sendo o único acesso para a casa, o caminho é usado várias vezes por dia, tanto a pé como de carro".


    Tem razão, passou-me este pormenor.
  10.  # 11

    não precisa dessas maquinas
    pode é fazer um pavimento de brita bem batido e depois uma rega betuminosa
  11.  # 12

    pode fazer em betão armado em blocos de uns 4 metros de comprimento com juntas de dilatação.
  12.  # 13

    Colocado por: nunogouveiapode fazer em betão armado em blocos de uns 4 metros de comprimento com juntas de dilatação.

    isso quando chover nao vai parecer um escorrega?obg
  13.  # 14

    depende do acabamento da superfície.
    pode fazer em:
    betão desativado
    riscado
    bujaradado
    etc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: flopes109
 
0.0199 seg. NEW