Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    estava a pensar comprar um terreno para construir casa. O que acontece é que naquela zona ainda não há saneamento e na rua nem nas ruas próximas também não há água de rede. O senhor da imobiliaria disse-me que toda a gente que por ali mora consome agua de poço/furo e que é "muito boa" e tem uma fossa.
    Tem uma pessoa a construir uma casa numa rua próxima que está a fazer a mesma coisa (fez furo e construiu fossa).
    A minha ideia era ter também quintal para plantar uns legumes e ter arvores de fruto.
    As minhas questões são as seguintes: será isto um bom negócio? Ter fossa teria algum impacto na água mesmo estando tudo bem feito?

    Obrigada
  2.  # 2

    esse investimento merece que marque uma reunião na camara, não se baseie no diz que diz por ai e tambem aqui no forum não se conhece os paramentros urbanisticos desse local e isso varia muito de zona para zona e de camara para camara.
  3.  # 3

    Colocado por: ZeAraO senhor da imobiliaria disse-me que toda a gente que por ali mora consome agua de poço/furo e que é "muito boa" e tem uma fossa.
    Além do que já disse o marco1, repare que furos de água e fossas sépticas no mesmo local......Apensas consideraria se tivesse a certeza que todos os vizinhos, e você mesmo, estivesse disposto a colocar fossa estanque.
  4.  # 4

    Não pode fazer furo a menos de 100 m de outro a não ser que o vizinho autorize.

    Em relação às fossas não sei como é a sua zona, mas já se começa a obrigar a ter fossas biológicas ou mini ETAR no tratamento de águas domésticas. É um equipamento que pode custar entre 1500 a 4000 euros, sujeito a licença, no entanto a água já não é tão prejudicial aos lençóis freáticos.
  5.  # 5

    Colocado por: callinasNão pode fazer furo a menos de 100 m de outro a não ser que o vizinho autorize.


    Isto assumindo que o furo do vizinho esteja registado, correto? Se não estiver, e o ZeAra registar passa a ter ele o direito ao furo ou estou errado?
  6.  # 6

    A execução de furo sem a devida autorização prévia implica a perda de alvará da empresa que faz furos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: psergio57
  7.  # 7

    Colocado por: ZeAragente que por ali mora consome agua de poço/furo e que é "muito boa" e tem uma fossa.
    com tanta fossa a água dos poços deve ser mesmo uma maravilha
  8.  # 8

    Porque admite consumir água do poço/furo?
    Vivi grande parte da vida num local sem rede de saneamento nem água.
    Para mim é um não tema, saneamento faz fossa, água faz análise e se estiver potável tanto melhor, senão compra.
    Concordam com este comentário: reversível
  9.  # 9

    Colocado por: powerPTPorque admite consumir água do poço/furo?

    Não compreendi a sua pergunta
    Colocado por: powerPTVivi grande parte da vida num local sem rede de saneamento nem água.
    Para mim é um não tema, saneamento faz fossa, água faz análise e se estiver potável tanto melhor, senão compra.

    A água hoje pode estar muito boa e na semana seguinte estar imprópria para consumo. Não posso passar o tempo a mandar testar a água nem andar a comprar garrafões de água para cozinhar e tudo o resto
  10.  # 10

    Colocado por: marco1esse investimento merece que marque uma reunião na camara, não se baseie no diz que diz por ai e tambem aqui no forum não se conhece os paramentros urbanisticos desse local e isso varia muito de zona para zona e de camara para camara.

    Esse vizinho diz que conhece alguém na junta de freguesia que lhe disse que "no início do ano que vem vão começar a fazer o saneamento naquela freguesia" mas disto eu ouço muito... é sempre para o ano ou para breve, está nos projectos,Bla Bla
  11.  # 11

    Colocado por: ZeAraé sempre para o ano ou para breve
    prás eleições e feito a correr.. mas pergunte na CM se está previsto ou na junta

    de resto estou como vc diz.. essa água com tanta fosse em volta deve estar imprópria para consumo, e nao é uma semana sim outra não é garantidamente sempre.
  12.  # 12

    consumir aguas de poços ou furos numa zona em que todos tem fossas, em que provavelmente muitas delas são fossas rotas, não me parece ser muito inteligente.
  13.  # 13

    Colocado por: pauloagsantosconsumir aguas de poços ou furos numa zona em que todos tem fossas, em que provavelmente muitas delas são fossas rotas, não me parece ser muito inteligente.

    O objetivo seria construir já com as ligações para futuro saneamento e água da companhia e entretanto consumir da água de poço. Na melhor das hipóteses até estar tudo construído já teriam feito tudo na rua. Mas isso já são suposições. Não sei se mesmo que na junta me digam que já vão fazer para o ano isso se vai concretizar ou é só conversa.
    • Inv
    • 3 setembro 2023

     # 14

    Boa Tarde.
    Se alguém fizer o favor de me esclarecer, agradecia.
    No meu caso comprei um terreno longe das povoações que tem uma casota muito antiga e já tem um furo e uma fossa estanque. O tubo parece-me de ferro, e os vizinhos dizem que a água é boa. Quanto à fossa disseram-me que a junta de freguesia pode fazer o seu esvaziamento quando for necessário, mediante um pequeno pagamento.
    Do furo foi retirada a bomba pelo antigo proprietário, porque precisava dela para outro local.
    Agora a dúvida: Fica um pouco inestético o tubo com os canos mesmo frente á casa. Gostava de partir o bloco de cimento á volta do tubo de ferro, cortar o tubo com uma rebarbadora cerca de meio metro mais abaixo, para ficar tudo enterrado, com, eventualmente, relva por cima.
    Haverá algum inconveniente de fazer isto que eu desconheça?
    Obrigado
  14.  # 15

    Colocado por: InvHaverá algum inconveniente de fazer isto que eu desconheça?
    se houver ninguém aqui saberá
 
0.0185 seg. NEW