Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Estou a construir casa e o empreiteiro contratou um carpinteiro (que só faz escadas) para construir as nossas escadas. O carpinteiro aconselhou ser em madeira de freixo, pois dentro das madeiras claras é a que seria mais resistente, e assim foi.
    Não sei se é o processo normal de construir escadas, mas estas foram aparafusadas ao chão e coladas com espuma de poliuretano. Desde início achámos que as escadas não estavam bem, pois os cortes de madeira nem sempre eram direitos e nem todos os espelhos estavam bem a 90º, como tal, o contacto do degrau com o espelho não era total na maioria dos degraus, variando de degrau para degrau. Além disso, ao colocarem um parafuso no degrau abriram uma racha ao longo do degrau por baixo e, em vez de substituirem o mesmo, apenas colocaram cola na parte lateral que iria ficar vísivel para disfarçar. Na altura chamámos a atenção do empreiteiro para a falta de rigor no trabalho que tinha sido feito e, que no nosso entender, não eram escadas aceitáveis para um profissional que só faz disso o seu trabalho, bem como tínhamos receio que as falhas de construção se traduzissem em problemas no futuro. O empreiteiro achou que o carpinteiro sabia o que estava a fazer e que estando as escadas já feitas não haveria nada a fazer.
    Passadas umas semanas os degraus começaram a levantar e a madeira a empenar (ainda sem sequer eu me ter mudado para lá). Voltámos a falar com o empreiteiro que nos disse que o carpinteiro iria lá ver porque estavamos tão desagradados com o trabalho dele.
    Efetivamente o carpinteiro acabou por lá ir, mas sem falar connosco, começou a reparar as escadas, colocando pregos e uma espécie de cola a preencher o espaço entre o degrau e o espelho. Durante esse processo conseguiu fissurar mais um degrau ao colocar os pregos (desta vez num sítio vísivel) e, no meu entender, o trabalho que fizeram apenas melhorou a estética das escadas, pois não se nota tanto o espaçamento entre o degrau e o espelho, mas não resolve o que considero ser um problema estrutural numas escadas que são novas.

    No meu entender, as escadas deveriam ser refeitas, mas bem feitas, pois se forem construídas da mesma forma receio que o resultado seja o mesmo.
    Não sei o que é considerado aceitável e normal na construção de escadas, mas estou errada em achar que isto é um péssimo trabalho e que as escadas deviam ser refeitas?

    Fotos das escadas do antes e depois

    https://imgur.com/a/J11YNBv
  2.  # 2

    Colocado por: ASofiaSantosO empreiteiro achou que o carpinteiro sabia o que estava a fazer e que estando as escadas já feitas não haveria nada a fazer.

    Certamente que a sua obra terá um técnico que assumiu a Direção de fiscalização. Este técnico deveria ter notificado o empreiteiro para que o trabalho fosse devidamente corrigido e naquilo que não fosse possível corrigir, deveriam as peças ser substituídas.
    Não sendo feito, não haveria autorização para pagar este trabalho.

    O Trabalho é de facto deplorável e nunca deveria ter sido aceite.
    Concordam com este comentário: marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ASofiaSantos
  3.  # 3

    isso está é tudo empenado... a madeira não estava estabilizada, nem tomaram as precaucoes para a estabilizar.

    Isso necessita ser tudo arrancado fora. e ver o que se consegue fazer.
    É uma pena, bela madeira, a de Freixo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, ASofiaSantos
  4.  # 4

    Eu tb concordo.
    Isso empenado como já está não é um trabalho aceitável. Se deixar como está daqui a pouco tempo tem as escadas a ranger e vai ficar a odiar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ASofiaSantos
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro Barradasisso está é tudo empenado..


    Colocado por: LrLisboaIsso empenado como já está não é um trabalho aceitável.


    Que picuinhas que vocês são.

    Colocado por: ASofiaSantosO empreiteiro achou que o carpinteiro sabia o que estava a fazer
  6.  # 6

    Eu acho que a sra referia-se a que o empreiteiro achou à partida que o carpinteiro sabia o que estava a fazer. Mandou corrigir, mas não o ensinou como fazer o trabalho. Apesar de sabermos que empenado como está à partida, até pode nem ter salvação.
    Ele foi e tentou mitigar.
    Não resultando o melhor seria arrancar tudo. Mas se for para ser montado igual não sei confiaria
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ASofiaSantos
  7.  # 7

    toca de aparafusar para ver se vai ao lugar, que sapateirada
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues, Joao Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ASofiaSantos
  8.  # 8

    Mais ano menos ano isso está tudo f*******o
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ASofiaSantos
  9.  # 9

    Colocado por: luisrdsMais ano menos ano isso está tudo f*******o

    Mais ano menos ano?
    Aquilo já tá tudo ... agora
    :)
  10.  # 10

    São os Shelly's para a eletricidade e a espuma poliuretano para a construção, serve para tudo.

    Posso estar enganado, mas não é fixar degraus de madeira em betão só com espuma.
    Antigamente eram chumbadas ripas de madeira na escada e os degraus eram assentes em cima das ripas e pregados/aparafusados.
    Concordam com este comentário: marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ASofiaSantos
    • snob
    • 31 agosto 2023 editado

     # 11

    Tenho cá para mim que essas escadas com o uso ainda vão piorar, até os degraus vão saltar fora.

    ASofiaSantos, está na altura de dar um murro na mesa e dizer ao empreiteiro que não aceita esse trabalho, ou então reserva para si 3500 euros para depois mandar fazer a escadas em condições a um carpinteiro de confiança.
    Concordam com este comentário: marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ASofiaSantos
  11.  # 12

    Colocado por: VarejoteAntigamente eram chumbadas ripas de madeira na escada e os degraus eram assentes em cima das ripas e pregados/aparafusados.

    As minhas são assim e com 30 anos já rangem por todo o lado.
    Eu tenho à impressão que a norma agora é colar como o soalho. Até fui ver se apanhava fotos do João Dias a executar, mas não encontrei assim de repente.
    João Dias, pergunto - Qual é a norma hoje em dia?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ASofiaSantos
  12.  # 13

    Colocado por: LrLisboa
    As minhas são assim e com 30 anos já rangem por todo o lado.
    Eu tenho à impressão que a norma agora é colar como o soalho. Até fui ver se apanhava fotos do João Dias a executar, mas não encontrei assim de repente.
    João Dias, pergunto - Qual é a norma hoje em dia?


    Rangem, mas não levantaram nem torceram ao fim de meia dúzia de dias.
    Concordam com este comentário: LrLisboa
  13.  # 14

    Colocado por: VarejoteRangem, mas não levantaram nem torceram ao fim de meia dúzia de dias.


    Sem dúvida varejote. O ponto era mesmo esse. Com 30 anos há coisas "aceitáveis". Com dias e a nascer torto à nascença (e provavelmente pagar como se fosse bem feito) é que não se pode aceitar.
  14.  # 15

    minha nossa senhora... um trabalho desses na minha obra e dava-me uma coisinha má. não faço a mínima ideia como essa gente se mantém no mercado de trabalho. um erro pode acontecer a qualquer um... mas isso é pura incompetência, falta de brio e desrespeito. até no youtube devem ensinar a fazer melhor que isso
    Concordam com este comentário: marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ASofiaSantos
  15.  # 16

    Colocado por: LrLisboa
    As minhas são assim e com 30 anos já rangem por todo o lado.
    Eu tenho à impressão que a norma agora é colar como o soalho. Até fui ver se apanhava fotos do João Dias a executar, mas não encontrei assim de repente.
    João Dias, pergunto - Qual é a norma hoje em dia?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ASofiaSantos


    Já falei com ele, pois foi ele que me colocou um soalho TOP e é colado. Infelizmente, já não havia orçamento para ser ele a fazer as escadas e tivemos de optar pelo carpinteiro com que o empreiteiro trabalha, mas deu asneira como está visto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias
  16.  # 17

    Colocado por: ASofiaSantos

    Já falei com ele, pois foi ele que me colocou um soalho TOP e é colado. Infelizmente, já não havia orçamento para ser ele a fazer as escadas e tivemos de optar pelo carpinteiro com que o empreiteiro trabalha, mas deu asneira como está visto.


    Foi o João Dias que colou o soalho e não teve orçamento para ele fazer as escadas?

    Infelizmente para si, o João tinha razão quando diz, que os clientes optam pelo barato, mas que depois acaba por ficar mais caro, porque tem de fazer tudo novo, para limpar as fezes que outros fizeram.
  17.  # 18

    Obrigada pelos comentários.
    Achei que não estava a ser injusta ao classificar aquele trabalho como inaceitável, mas queria ter a certeza antes de falar com o empreiteiro.
    Alguém conhece algum carpinteiro de confiança que faça escadas em condições?

    Obrigada mais uma vez.
  18.  # 19

    Colocado por: Varejote

    Foi o João Dias que colou o soalho e não teve orçamento para ele fazer as escadas?

    Infelizmente para si, o João tinha razão quando diz, que os clientes optam pelo barato, mas que depois acaba por ficar mais caro, porque tem de fazer tudo novo, para limpar as fezes que outros fizeram.


    É um facto e ele avisou-me, mas meter o soalho já foi um esforço considerável, por isso as escadas estavam completamente fora de opção. Neste caso não sei se foi uma opção barata porque foi o empreiteiro que pagou e não faço ideia de quanto custaram estas escadas.
  19.  # 20

    Colocado por: ASofiaSantos

    É um facto e ele avisou-me, mas meter o soalho já foi um esforço considerável, por isso as escadas estavam completamente fora de opção. Neste caso não sei se foi uma opção barata porque foi o empreiteiro que pagou e não faço ideia de quanto custaram estas escadas.


    Se não pagou extra, exija que o trabalho fique em condições, ainda falam do Zé da Carrinha.
 
0.0232 seg. NEW