Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos!

    Vamos mudar o telhado da nossa casa e a subir a parede da empena e traseira, para poder ter mais pé direito no sotão.

    Em projeto, apercebemo-nos agora, que a parede nova (prolongamento da atual em pedra) está em pedra também. Eu adorava poder construir em pedra, dada a resistência e o comportamento térmico da casa. Mas é lento e caro.

    Estivemos em cima do isolamento em projeto mas mais focados no telhado. Confesso que não olhámos muito para as paredes porque é apenas cerca de 1.5m na empena, mas agora o empreiteiro questionou-nos e estamos meio perdidos. Claro que já questionei o eng mas gostava de ter outras opiniões, até porque o projeto já está feito e agora parece que qualquer coisas serve, para ele.

    A casa é toda em pedra e cal, com paredes de 50 cms. Tanto no verão como no inverno tem sido excelente e nem sequer está habitada e com o telhado velho sem isolamento. Estou com receio de afetar esta bela qualidade da casa com as paredes novas.

    Como temos espaço, estamos a considerar parede dupla de fora para dentro:
    - tijolo térmico 25 cm
    - XPS 8 cm
    - tijolo tradicional 11 cm

    A casa tem as traseiras viradas a sul e a empena a nascente. Mas a parte do telhado virado a sul dá para um alpendre, ou seja, a parede não apanha calor de chapa, o que no verão é bom e no inverno uma pena. Vamos ter 2 janelas velux, que permitirão no verão ventilar a casa.

    No telhado:
    - Telha (com algumas telhas de ventilação)
    - Membrana sub-telha respirável / impermeável
    - Lã mineral
    - Forro de madeira

    O empreiteiro sugere caixa de ar e tijolo térmico por fora. Li aqui algures que o tijolo térmico deve ser por dentro... conseguem explicar porquê?

    Fico muito agradecida!
  2.  # 2

    Colocado por: tintinamas agora o empreiteiro questionou-nos e estamos meio perdidos
    então devem questionar por sua vez o arquitecto

    Colocado por: tintinaLi aqui algures que o tijolo térmico deve ser por dentro... conseguem explicar porquê?
    pela inércia térmica. por fora nao estão a fazer grande coisa.

    não dá por exemplo para ter uma fiada de pedra por fora e tijolo térmico por dentro?
  3.  # 3

    Obrigada antonylemos

    Pensei que o facto do tijolo térmico por ter um R mais alto, mais resistência térmica, significava que não deixava o frio/calor passar para o interior.

    Podia por pedra mas nesse caso acho que construía só com pedra.
    • Zipos1
    • 31 agosto 2023 editado

     # 4

    .
    • Zipos1
    • 31 agosto 2023 editado

     # 5

    Colocado por: tintinaBoa tarde a todos!

    Vamos mudar o telhado da nossa casa e a subir a parede da empena e traseira, para poder ter mais pé direito no sotão.

    Em projeto, apercebemo-nos agora, que a parede nova (prolongamento da atual em pedra) está em pedra também. Eu adorava poder construir em pedra, dada a resistência e o comportamento térmico da casa. Mas é lento e caro.

    Estivemos em cima do isolamento em projeto mas mais focados no telhado. Confesso que não olhámos muito para as paredes porque é apenas cerca de 1.5m na empena, mas agora o empreiteiro questionou-nos e estamos meio perdidos. Claro que já questionei o eng mas gostava de ter outras opiniões, até porque o projeto já está feito e agora parece que qualquer coisas serve, para ele.
    No telhado estou agora a meter XPS 6cm em cima da placa.

    A casa é toda em pedra e cal, com paredes de 50 cms. Tanto no verão como no inverno tem sido excelente e nem sequer está habitada e com o telhado velho sem isolamento. Estou com receio de afetar esta bela qualidade da casa com as paredes novas.

    Como temos espaço, estamos a considerar parede dupla de fora para dentro:
    - tijolo térmico 25 cm
    - XPS 8 cm
    - tijolo tradicional 11 cm

    A casa tem as traseiras viradas a sul e a empena a nascente. Mas a parte do telhado virado a sul dá para um alpendre, ou seja, a parede não apanha calor de chapa, o que no verão é bom e no inverno uma pena. Vamos ter 2 janelas velux, que permitirão no verão ventilar a casa.

    No telhado:
    - Telha (com algumas telhas de ventilação)
    - Membrana sub-telha respirável / impermeável
    - Lã mineral
    - Forro de madeira

    O empreiteiro sugere caixa de ar e tijolo térmico por fora. Li aqui algures que o tijolo térmico deve ser por dentro... conseguem explicar porquê?

    Fico muito agradecida!


    Engraçado a minha tambem é assim com 50 cm ou mais de pedra, mas é pedra dupla, eles metiam no meio terra , o que fiz foi tijolo de 9 cm por dentro com XPS 4cm entre a pedra e o tijolo com a repectiva caixa de ar.Nunca taparia a pedra por fora.
    No telhado estou a meter agora XPS de 6cm pousado em cima da placa.
  4.  # 6

    Obrigada pela sugestão. E vai meter caixa de ar? Tenho lido por aqui que ou é bem executado ou so cria mais problemas.

    A nossa não é de pedra dupla. Mas mesmo que fosse não estaria a tapar pedra, porque tratam-se de paredes novas que vão subir. A parede de pedra está por baixo, estas de tijolo vão por cima.
  5.  # 7

    Decidimos por

    Tijolo tradicional 11 cm (exterior)
    XPS 10 cm
    Tijolo térmico 25 cm (interior)

    Sem caixa de ar.

    Para perceberem porque é que as pessoas vêm para aqui e andam loucas a pesquisar informação: o meu engenheiro sugeriu capoto. Dado que tenho espaço para paredes de 50 cms e a restante casa em pedra, faz tanto sentido que nem sei o que lhe responder.

    Espero que não me desgrace o comportamento térmico maravilhoso que a casa tem agora, sem estas alterações. Logo venho cá chorar... ou não.
  6.  # 8

    Colocado por: tintinasignificava que não deixava o frio/calor passar para o interior.
    para isso usa/se isolamento
    Concordam com este comentário: tintina
 
0.0140 seg. NEW