Boa tarde, gostaria de tirar umas duvidas de um assunto que me está a acontecer.
A minha casa é germinada com a do meu vizinho. mas uma das minhas paredes laterais dá para o quintal e varanda dele. Como estou a fazer obras de reparações pedi para ele ver essa parede e o construtor descobriu que a mesma está com fendas e degradadas. Ele sugeriu por capoto pois era a melhor hipótese. O construtor pediu para os inquilinos pedirem autorização ao proprietário da casa. (disse que pedia ele porque costuma trabalhar em obras com o inquilino, então achou que seria de confiança). A verdade é que eles disseram que o construtor podia avançar para o capoto, ele colocou o capoto todo em que so faltava por massa e pintar. Até que o proprietário apareceu e disse que não deu autorização nenhuma para arrancar tudo (uma parede de 12 metros).
O proprietario gosta de arranjar problemas com toda a gente e andar a ganhar dinheiro à custa dos outros. Mandou tirar o capoto pois tinha 4cm e ficava mais ou menos 1cm em cima da varanda dele , já foi retirado ontem o capoto.
Agora a questão é a mulher do proprietário que também é proprietária sugeriu por capoto de 2cm em vez do de 4cm , para também eu nao ficar assim tanto prejudicada. Mas sugeriu fazer uma declaração a dizer que o proprietário autoriza a colocação do capoto de 2 cm etc, para prevenir eventuais chatices se o proprietário ameaçar por em tribunal e dizer que nao deu autorização de nada.
A minha pergunta é se eu tenho que ir ao notário para reconhecer a assinatura do proprietário ou basta eu fazer uma declaração a dizer que ele autoriza, e ter no final a minha assinatura a dele e a do construtor? e se alguém souber ou ja esteve numa situação semelhante como resolveram ? eu de facto não estava à espera e nem sei o que é legal ou não neste aspecto porque a verdade é que o muro é meu mas como esta virada para o quintal dele e esta germinada nem sei.
Deixou essa "tarefa" (pedir a autorização ao proprietário) nas mãos do seu empreiteiro? E este deixou essa tarefa nas mãos dos inquilinos do mesmo??
Peço desculpa, mas... O que é que estava à espera??
Não sei que valor terá essa declaração (mesmo com assinaturas reconhecidas), se um dia o seu vizinho vender a casa e o novo dono quiser embirrar consigo. Afinal de contas, está a invadir um espaço que não é seu... Por isso, a meu ver é um risco.
Eu já sei que errei nisso, não adianta pensar no que estava à espera ou não. O espaço não é meu mas o muro é meu, e é proteção devido à humidade e fendas. Aposto que uma pessoa no seu perfeito juízo prefere ter isso no muro do que o muro cair no seu espaço.
E são dois lotes independentes ele tem o dele e eu o meu. A minha casa tem mais de 30 anos a dele nem 20 tem, claro que isso vale o que vale. Eu entendo o seu ponto de vista.
Se a esposa do proprietário autoriza a colocação de 2cm de capoto aproveite. Faz a declaração e reconhece a sua assinatura e a dela para o caso de amanha haver chatices.
Colocado por: EMDo construtor descobriu que a mesma está com fendas e degradadas. Ele sugeriu por capoto pois era a melhor hipótese
se o objetivo era reparar as fendas, poderia ter dado apenas um barramento armado. Mais barato e provavelmente teria evitado chatices