Boa tarde. Gostava de ter a vossa opinião da planta desta moradia térrea com 110 m2 a construir numa aldeia nas imediações de São Martinho do Porto,. A orientação Norte é o topo da imagem, tendo pinhal a norte, e campos agrícolas a toda a volta. Não tem grandes construções à volta, só as traseiras dos quintais dos vizinhos.
O terreno faz uma espécie de cova, é mais baixo em relação aos terrenos á volta, tem um formato rectangular, com 20 metros de largura por 32 de comprimento, e no futuro pretendo murá-lo todo. Na zona mais baixa tem a estrada de acesso alcatroada, junto ao pinhal, a norte.
Os quartos estão no topo da casa, junto à extrema norte do terreno, porque não passo muito tempo em casa, e quandoe estou passo mais tempo na cozinha e na sala que no quarto.
Não posso gastar muito dinheiro (estava a pensar por volta dos 185000 euros), e queria rentabilizar ao máximo os poucos euros disponíveis, pois quando comecei a ver preços de materiais e afins a casa começou a encolher...
não se percebe muito bem a logica das wc há ali espaço de circulação pedido por causa dessa opção a wc está assim apenas para partilhar a banheira? a zona de sofá está muito curta, penso que na realidade vai estar sentado quase em cima da tv ou as cotas estão mal ou há ai uma confusão de escalas
Parece-me que já tem a maioria das áreas bastante reduzidas, especialmente no conjunto cozinha/sala. Será que precisa de wc nos dois quartos? (e como o Marco referiu, as wc estão com um funcionamento estranho). Para além do custo normalmente associado, se abdicasse de uma, poderia tentar aplicar esse espaço onde faz mais falta. Portas de correr, partindo do principio que serão embutidas, tem também um custo mais elevado. Aquela wc social com a porta para a bancada da cozinha não me parece muito boa ideia... talvez modificando a entrada, para que a porta da IS ficasse para o lado oposto da cozinha. Janelas nas cabeceiras das camas? Gostos não se discutem, mas possivelmente os quartos podiam ser melhor estudados. Como leigo, julgo que poderia fazer algo mais funcional no geral.
Estas pessoas agradeceram este comentário: pintomanuel
A planta é muito má. nada optimizada, e não cumpre a legislação portuguesa. E ainda tem coisas estranhas ( as IS dos quartos, é do mais caricato que já vi - se puder explicar!!?)
pintomanuel, deixe os bonecos para o arquitecto. concentre-se em exigir ao arquitecto que pretende uma construção optimizada, pragmática e de baixa manutenção. Escreva o programa e sente-se com ele para discutir como você e a sua familia gostariam de utilizar a casa, o dia a dia... e ainda muito importante, conciliar com os espaços exteriores e a orientação solar.
Agradeço os comentários, que já me ajudaram a fazer algumas opções (nomeadamente substituir as portas embutidas de correr por portas simples de correr, rever as áreas da sala, alterar os quartos, melhorar a arrumação com mais armários, etc.). Em relação às casas de banho, estas partilham a zona de banhos, com duche e banheira. Fiz-lhe algumas alterações, que penso terem ficado melhor, e ainda consegui pôr um bom armário na casa de banho da suite. A moradia, com todas estas alterações, reduziu de 110 para 105 m2, e sinceramente não vejo que tenha havido grande perda nos espaços interiores.
para que quer as barras na sanita da isda suite? Não consigo ver qual a vantagem de ter a zona de banhos partilhada. ALém do ruido que irá haver para o quarto oposto ( ainda mais com solução de portas de correr). Isso é giro , mas acaba por não ser funcional. Faça duas IS, uma maior e outra mais pequena. Não complique. Aporta da suite, logo ali ao lado da Cozinha, não é nada agradável... com a confecção logo ali na peninsula a 1m de distancia. Não faça o alpendre coberto. rearranje a cozinha, preveja mais arrumação geral. è um luxo querer ai ter uma IS social. A IS pequena do quarto, deveria servir com IS social e ter isso arranjado de outra forma. Faça uma pergola de apoio à cozinha/ sala.
Não sei para que quer a porta de entrada formal. Tem a sala toda devassada com circulações cruzadas...
Isso precisa de uma volta grande, de uma grande ponderação, pragmatismo e optimização.
Estas pessoas agradeceram este comentário: pintomanuel
eu acho que sendo uma casa pequena, que o espaço deve estar onde as pessoas passam mais tempo, ou seja na zona social.
o espaço ocupado pelos quartos e respectivos wc é desproporcional com o resto da casa. veja todo aquele espaço aos pés das camas que não faz falta nos quartos e que dava um jeitaço na zona social.
onde está isso inserido? o resto do terreno pode partilhar? Isso não tem imaginação nenhuma... :/ Para uma coisa tão pequena está uma confusão descomnunal. Não faz sentido nenhum 3 sanitas numa casa desse tamanho por exemplo... Concordo em pleno com o Pedro. Esqueça o alpendre nesse contexto também. Falta-lhe espaço técnico e espaço na cozinha.