Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: SirruperPara mim é a melhor relva.
    Para mim também. Já não corto desde Outubro. Vou, brevemente, começar a época.
    Concordam com este comentário: Sirruper
    • Ruipsm
    • 21 março 2024 editado

# 22

Colocado por: Bragas V

É o defeito deste tipo de relvado..

Ao fim de alguns anos fica demasiado robusto

Por acaso este ano vou colocar grama. Brasileira no meu relvado que é de kikuyo pelo simples facto que durante os meses mais frios o kikuyo "morre" muito. Por esse motivo durante a próxima semana vou colocar grama brasileira são Carlos para misturar com o kikuyo
  2.  # 23

Colocado por: Ruipsm

Por acaso este ano vou colocar grama. Brasileira no meu relvado que é de kikuyo pelo simples facto que durante os meses mais frios o kikuyo "morre" muito. Por esse motivo durante a próxima semana vou colocar grama brasileira são Carlos para misturar com o kikuyo
    A brasileira também hiberna. Com geadas fica amarela mas agora com a primavera começa a crescer e fica bonita.
  3.  # 24

Já tive uma casa com relvado São Carlos..

Passava os meses de inverno sem lhe tocar e ela estava sempre com um aspeto interessante..

No verão tinha que a cortar quase todas as semanas..

É muito dura…
  4.  # 25

Colocado por: Bragas VJá tive uma casa com relvado São Carlos..

Passava os meses de inverno sem lhe tocar e ela estava sempre com um aspeto interessante..

No verão tinha que a cortar quase todas as semanas..

É muito dura…

De verão é muito difícil não ter que cortar todas as semanas, se estica um pouco mais o tempo entre os cortes depois custa muito mais cortar o jardim. Daí andar a pensar no robot
  5.  # 26

Colocado por: BelhinhoA brasileira também hiberna. Com geadas fica amarela mas agora com a primavera começa a crescer e fica bonita.

Mas o kikuyo quase desaparece. Meus pais têm são Carlos em casa a mais de 20 anos e não fica tão má durante o inverno e vivem numa zona que durante o inverno é bem mais fria do que onde vivo
  6.  # 27

Tenho um robot corta relva há cerca de ano e meio. por isso deixo aqui a minha experiencia/ testamento.

Demorava 3 horas a cortar relva no verão ( 800 a 900 m2 com bastantes árvores pelo meio). Tinha que cortar semana sim semana sim pois ás vezes quando passava 15 dias tinha que cortar duas vezes o "pasto" no mesmo dia . De setembro 2023 até julho deste ano nunca precisei de cortar a relva.

Quando comprei o robot tinha relva semeada, mas já tinha grama brasileira plantada há 1 ano. Agora tenho grama brasileira na totalidade com direito a alcatifa fofa. ( muito menos água, nada de herbicidas, nada de adubos, sempre verde)

Nos primeiros 2 meses correu bem. depois o robot teve uma avaria na parte da programação e foi um grande problema pois é da marca sthill e as reparações não são feitas pela marca mas sim pelo revendedor e no meu caso os gajos sabem de mecânica mas nada de eletrónica o que fez com que ficasse 4 meses sem o robot pois a marca dizia que tinha que ser o revendedor a reparar e não eles.

Depois desse problema, felizmente, não voltei a ter nenhum desse género. Comprei um com a capacidade de corte para 1500m2 para ter grande margem em relação ao que necessitava.
    Quando tinha relva, ao cortar ele deixava as pontas da relva esbranquiçada (como acontece no dia a seguir ao corte com a máquina normal, mas passado um dia volta a ficar verde) e como está sempre a cortar estava sempre algumas linhas da relva esbranquiçadas na ponta. Com a grama brasileira não tem esse problema.

Recentemente devido ao crescimento muito rápido da grama comecei a ter problemas com o robot pois este ficava preso e foi deixando de cortar e ai é que vi a diferença que faz o robot pois já não a cortava há quase um ano. o Robot é leve e por isso corta por cima do tapete, a máquina normal é mais pesada o que para cortar agora a grama brasileira à máquina normal é um cabo dos trabalhos. Resolvi o problema com rodas com maior tração e fazendo umas alterações no capot do robot (cortei umas partes do capot que quando o terreno inclinava nem que fosse pouco prendia e parava). Com estas alterações, para já, está a correr tudo bem neste último mês.

Em ralação ao robot da marca still não aconselho devido ao apoio ao cliente e ao design do próprio robot (Imow RMI P) que nota se que não está adaptado para todos os tipos de relva e tem que se comprar acessórios extra para um melhor desempenho( gostava do feedback de alguém que tenha um de outra marca).
    A nível de programação, para mim uma falha é quando ele volta à base, ele desloca-se até ao perímetro e não consegue escolher o caminho mais curto, ou seja está a 2 metros da base e vai dar uma volta de 118m ao terreno.
    Para garantir que está sempre tudo cortado tenho o plano de corte para um relvado de 1500m2

Prós :
    - O principal para mim, não ter de cortar a grama todos os fds no verão ou de 15 em 15 dias no inverno o que dá tempo para outras bricolagens mais interessantes.
    - Não ter que fertilizar/adubar a grama
    - Não gastar gasolina ( no meu caso nem energia pois tenho painéis sobre dimensionados e no verão são mais que suficientes e no inverno tb com o programa de cortes mais reduzido)

Contras
    - Fica preso quando passa por cima de frutas de grande dimensão e não as consegue fatiar ( no meu caso que tenho árvores)
    - não se dá bem com buracos de toupeira muito grandes ( os pequenos passa por cima os grandes, não á milagre e encalha)
    - Não se dá bem com buracos de cães.
    - Custo de investimento.
    - Por vezes acontece ter um tufozinho de relva que pode ficar uma semana quando o robot não passa lá
    - Estou para ver quanto vai custar uma bateria nova quando a deste for à vida.

Sabendo o que sei agora, o que faria de diferente, seria investir um pouco mais num robot com gps para passar menos tempo a cortar e passar pela relva toda em menos tempo ( á semelhança dos robots aspiradores, tinha um da silvercrest que tinha um que tinha que aspirar mt tempo para ir a todos os sítios e depois troquei por um com mapeamento e reduziu o tempo de aspiração de 4 horas por dia para 1.
    Concordam com este comentário: mafgod, ThingsHappen
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION, powerPT, Apfm, Fresias
  7.  # 28

Muito obrigado pelo seu testemunho, rmst_2024.
    Pode partilhar qual o segundo robot que adquiriu?
    • neco
    • 28 agosto 2024

# 29

Tenho um Husqvarna Automower e adoro.
  8.  # 30

A experiência do rmst_2024 é o que tenho visto.

Em princípio lugar, há que entender que escalracho, grama brasileira, etc. não são a mesma coisa.

Eu tive 700m² de escalracho durante uns 5 anos e, em certas zonas, formava um "colchão" de 10cm facilmente. Mesmo com uma boa máquina de cortar era difícil...e muito parti as costas com aquilo.
    No verão, se chovesse um nadinha de chuva, tinha que cortar quase de imediato, ou a relva tinha um crescimento explosivo, especialmente nas zonas onde o tapete era mais espesso.

Devido a obras, removi todo o relvado e agora considero colocar a brasileira. É mais grossa e tem uma folha mais larga que a relva mais comum (de tapete), mas não forma os "colchões" do escalracho, ao mesmo tempo não necessitando dos cuidados e consumo de água dos tapetes mais "instagramáveis".

O objectivo é que seja cortada por robô por GPS (EPOS) da Husqvarna. Sei que me vai custar uma nota preta...ou várias...e que vou ter que fazer as bordas na mesma (como com qualquer robô).

Para referência, na minha zona, e para as minhas áreas, um contrato anual de manutenção fica nos 1500~1800€.
    Espero gastar mais do dobro no robô.

0.0180 seg. NEW