Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ola a todos.
    Questão por causa de aquecimento central
    Tenho um apartamento T2 com +- 70m² com aquecimento central com caldeira a gás. Na sala tenho recuperador de calor. Pedi a uma empresa para me dar uma opinião porque quero usar os radiadores mas a gas penso que seja um pouco caro, a empresa deu-me duas opções ou deitar a lareira a baixo e pôr uma salamandra a pellets ligado aos radiadores ou entao mudar a caldeira para uma mais moderna, mais económica, mais ecologica... visto ao preço que estão as pellets foi-me dito que será mais económico continuar com o aquecimento a gas.
    Qual a vossa opinião.
    Obrigado
  2.  # 2

A empresa quer, naturalmente, vender.
    Usa gás natural? A caldeira que tem funciona perfeitamente?
  3.  # 3

É a gas natural. A caldeira nao funciona bem, de qualquer das maneiras tenho de trocar seja qual for a escolha.
    Obrigado
  4.  # 4

Ok,

Então segue a minha opinião:

A opção mais confortável é manter o aquecimento central a gás natural (deve mudar para o mercado regulado se ainda não o fez). As caldeiras recentes de condensação são mais eficientes do que as antigas, mas requerem instalar o tubo de condensação até ao ponto de extração (normalmente no telhado). Considere a compra da caldeira em conjunto com um crono-termostato. Este regula a temperatura, dá para programar conforme os hábitos da família e ajuda na poupança uma vez que facilita a modulação da queima. Em termos de custo de utilização anda muito próximo das pellets, com a vantagem de que a caldeira é uma máquina muito mais barata e fiável ao longo do tempo. Considere boas marcas: Vaillant, Wolf

Pessoalmente pellets só consideraria se não existisse instalação de gás natural.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anacabral84
  5.  # 5

Muito obrigado pela sua opinião. Pois neste momento estou a espera da resposta do condomínio a ver se é viavel fazer uma furação para o exterior do prédio se nao tera de ser o tubo ate ao telhado. Obrigado
  6.  # 6

Se tiver conduta própria não há dúvidas, é por aí. A empresa referiu alguma coisa sobre impossibilidade de meter na conduta que já existe?
  7.  # 7

Sim a empresa diz que o tubo nao é o mesmo que teria de ser feito uma furacão para o exterior na parede.
  8.  # 8

Mas disse claramente que não dá para usar a conduta existente? É que normalmente usa-se a conduta existente para passar o tubo específico para caldeiras de condensação. A única impossibilidade é se a conduta existente for partilhado por outros apartamentos.
    Quando decidir se é gás natural que vão usar peça mais 2 orçamentos para a instalação de caldeira de condensação.
  9.  # 9

Colocado por: LrLisboaÉ que normalmente usa-se a conduta existente para passar o tubo específico para caldeiras de condensação
    não se devem utilizar as condutas de exaustão convencionais para a exaustão de caldeiras de condensação
  10.  # 10

Colocado por: jorgealvesnão se devem utilizar as condutas de exaustão convencionais para a exaustão de caldeiras de condensação

Obrigado pela correção jorgealves.
    Já vi instalações em que põem o tubo PP pela conduta existente. Poderia explicar em que se situações não se deve?
  11.  # 11

Sim a conduta é partilhada por outros 2 condóminos. Agora espero a resposta do condomínio. Em princípio vou ficar pelo gas natural. Vou pedir mais orçamentos. Obrigado
  12.  # 12

Colocado por: LrLisboaJá vi instalações em que põem o tubo PP pela conduta existente
    isso somente se consegue fazer em habitações unifamiliares, em apartamentos é impossível de executar sem colocar em risco as instalações existentes os demais condôminos.

canalizar os vapores da caldeira de condensação para a conduta "normal" vai originar que a normal agua de condensação vai sair no ponto mais baixo da referida conduta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LrLisboa, TicMic
  13.  # 13

Se o condomínio não autorizar a fazer a furação, porque a caldeira está na lavandaria que fica na lateral do predio, não sei que outra opção posso considerar, ja que tenho toda a instalação com o aquecimento central a gas aproveitava e nao tinha custos com obras e maquina de pellets. Agora é esperar pela resposta.
  14.  # 14

Actualização: o condomínio nao autoriza a furacão para o exterior, tem de ir a assembleia de condominio e como os vizinhos são sempre do contra...
    Qual a solução?
  15.  # 15

Foto da lavandaria
  16.  # 16

A caldeira está por detras dessa parede
      Screenshot_20230905_123138_Gallery.jpg
    • SrR
    • 5 setembro 2023

# 17

Colocado por: Anacabral84Sim a conduta é partilhada por outros 2 condóminos. Agora espero a resposta do condomínio. Em princípio vou ficar pelo gas natural. Vou pedir mais orçamentos. Obrigado
    têm a certeza que é partilhada? Se assim for ja complica mais a coisa
  17.  # 18

Num apartamento é sempre complicado. Eu andei num dilema do género, também não tinha condições para passar o tal tubo da condensação. Acabei por optar por bomba de calor, mas a minha realidade é diferente (tenho garagem por baixo do apartamento) e tive de pedir autorização ao condomínio para a pendurar no exterior.

No seu caso acho que:
    a) falava com os vizinhos directamente a pedir autorização para fazer o tal furo (eu falei com todos directamente para pedir para colocar a BC no exterior). É um furo com uma grelha, não deve vir mal maior ao mundo, esteticamente. Tente arranjar umas fotos exemplo.
    b) plano B ia para os pellets. O investimento é maior sem dúvida. Em relação ao preço, se conseguir arranjar mais pessoas e tiverem espaço para guardar fazem-se uns "group buy" lá fora e em quantidade que permitem poupar uns trocos. O gás também não está barato e não há garantias de nada (o regular mercados livres tem sempre prazo de validade).
  18.  # 19

Num apartamento andar com sacos de pellets ás costas, pode nem ter elevador !, limpar, despejar cinza.
    Tenho caldeira em sala técnica e sei bem o lixo que aquilo faz.
    Tente de todas as formas caldeira a gás natural
  19.  # 20

Fazer, inverno sim, inverno não, manutenção ou caso não saiba ter de pagar um preço pouco simpático pelo serviço

0.0211 seg. NEW