Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: TicMic

    Isso é se a obra do prédio não tiver sido construída para o futuro. Cá na gaiola todas as condutas das caldeiras são individiduais, pelo que dá para passar as o tubo de condensação pelos tubos spiro já existentes.


    Estou ansioso que as caldeiras dos vizinhos se estraguem, que as dilatações e constrações dos spiro no meu apartamento ouvem-se e não posso com isso.


    O meu apartamento é de 2006, so que o condomínio nao me sabe responder se a
    Conduta da caldeira é individual
  2.  # 2

    Colocado por: SrRhttps://pt.euronews.com/2023/09/09/aquecimento-a-gas-tem-os-dias-contados-na-alemanha

    Sendo a Alemanha o motor da economia e muitas vezes dita o sentido do mercado é so uma questão de tempo para que mais paises façam o mesmo, para nos que somos um mercado irrelevante no que diz respeito as caldeiras vamos ter que nos amanhar com o que vier por aí.


    Leu que é proibição de instalação nas casas novas, certo?
    A Alemanha também não é referência, manda abaixo produção das centrais nucleares e reforça gás e carvão. E depois proíbe instalações de aquecimento a gás nas habitações novas ahahahah política de bolso, como quase em todo o lado.
    Concordam com este comentário: pkasa
  3.  # 3

    Colocado por: Anacabral84

    O meu apartamento é de 2006, so que o condomínio nao me sabe responder se a
    Conduta da caldeira é individual


    Porque não vês tu isso? Vai ao terraço contar os tubos Spiro, se forem igual ao número de habitações, serão...

    As empresas q te orçamentam isso deviam saber
  4.  # 4

    Colocado por: LrLisboa
    As caldeiras exclusivamente a gás ainda acredito. Mesmo essas diria mais década menos década.


    Caldeiras de condensação são altamente eficazes
  5.  # 5

    Colocado por: TicMicCaldeiras de condensação são altamente eficazes
    mas não tano como se apregoa pois a condensação somente é diferenciadora se usar com baixa temperatura ou seja abaixo dos 40ºC de saida de agua.
    Concordam com este comentário: SrR, LrLisboa
    • SrR
    • 15 setembro 2023

     # 6

    Colocado por: jorgealvesmas não tano como se apregoa pois a condensação somente é diferenciadora se usar com baixa temperatura ou seja abaixo dos 40ºC de saida de agua.
    Concordam com este comentário:SrR
    e não mais que 55°
    Concordam com este comentário: LrLisboa
  6.  # 7

    Eficientes são as bombas de calor, que conseguem extrair 4(ou mais) unidades de calor por cada 1 unidade de energia consumida. São um pouco menos eficientes para instalações existentes em que tem que usar temperaturas mais altas, tipicamente de radiadores. Ainda assim são equipamentos caros se se comparar com uma caldeira a gás natural. E o kWh do gás natural também é muito mais barato que o de eletricidade.
    Muito se apregoa o fim dos equipamentos de queima a gás natural, mas eu não estou a ver os países a deitarem milhares de milhões de euros de infraestrutura construída na rede de gás para o lixo. Vai ser muito gradual e sempre se fala na possibilidade de usar a rede com incrementos de hidrogénio cada vez maiores. A ver vamos
    • SrR
    • 15 setembro 2023

     # 8

    A meu ver os aparelhos de queima a nivel residencial pelo menos na Europa tem os dias contados, pode demorar algum tempo mas o caminho parece obvio, alias grande partr dos fabricantes de equipamentos a gas ja têm soluções de nomba fr calor e outros, obviamente que nada impede os fabricantes venderem para outros países, em relação aos preços das bombas acho que sao necessárias duas coisas, a massificação da solução e baixar as necessidades das casas , imagine de daqui para a frente todas as casas tinham de cumprir a condições de um passivehause significava que uma casa com 200m2 por ex precisava de uma bomba com 3kw 4kw o que baixa o preço do equipamento
    Concordam com este comentário: LrLisboa
  7.  # 9

    Colocado por: SrRA meu ver os aparelhos de queima a nivel residencial pelo menos na Europa tem os dias contados, pode demorar algum tempo mas o caminho parece obvio, alias grande partr dos fabricantes de equipamentos a gas ja têm soluções de nomba fr calor e outros, obviamente que nada impede os fabricantes venderem para outros países, em relação aos preços das bombas acho que sao necessárias duas coisas, a massificação da solução e baixar as necessidades das casas , imagine de daqui para a frente todas as casas tinham de cumprir a condições de um passivehause significava que uma casa com 200m2 por ex precisava de uma bomba com 3kw 4kw o que baixa o preço do equipamento
    Concordam com este comentário:LrLisboa

    A bomba de calor não tem haver com o tamanho de área a climatizar apenas?
    Ou seja uma casa com 150m2 com fraco isolamento vs uma casa com 150m2 com bloco térmico e 8cm de etics não usam a mesma bomba de calor?
    • SrR
    • 15 setembro 2023

     # 10

    Colocado por: JCoimbra
    A bomba de calor não tem haver com o tamanho de área a climatizar apenas?
    Ou seja uma casa com 150m2 com fraco isolamento vs uma casa com 150m2 com bloco térmico e 8cm de etics não usam a mesma bomba de calor?
    dei um exemplo disso no post anterior.
  8.  # 11

    Colocado por: JCoimbraA bomba de calor não tem haver com o tamanho de área a climatizar apenas?

    o sistema utilizado tem também muita influencia pois radiadores têm mais necessidades que piso radiante
  9.  # 12

    Colocado por: jorgealves
    o sistema utilizado tem também muita influencia pois radiadores têm mais necessidades que piso radiante

    Ok. Mas jorge, imagine que vai fazer uma instalação de uma situação e outra. A BC será outra?

    O que pensei é que a BC será a mesma, porque a área é a mesma, mas o que acontece é que no caso da casa mal isolada, o consumo vai aumentar porque a BC nesse caso terá que trabalhar mais para atingir a temperatura pretendida (obviamente, querendo climatizar as duas casas á mesma temperatura).
  10.  # 13

    Colocado por: JCoimbra
    Ok. Mas jorge, imagine que vai fazer uma instalação de uma situação e outra. A BC será outra?

    O que pensei é que a BC será a mesma, porque a área é a mesma, mas o que acontece é que no caso da casa mal isolada, o consumo vai aumentar porque a BC nesse caso terá que trabalhar mais para atingir a temperatura pretendida (obviamente, querendo climatizar as duas casas á mesma temperatura).


    O que varia de casa para casa são as necessidades energéticas. Se uma casa tem menos isolamento que outra a necessidade energética para a manter quente é maior. Seja BC ou qualquer outra fonte de calor esta tem que ter a potência necessária para a necessidade energética da casa.
    Como já foi dado o exemplo, imagine uma casa de 200m2 passivhouse que tem necessidade energética de 3 kW em contraponto com um apartamento de 90m2 muito mal isolado, janelas simples e que tem necessidade energética de 12 Kw. Neste caso, apesar de a área do apartamento ser menos de metade requer 4 vezes mais energia para aquecer e manter quente. O apartamento, sem intervenções, requer uma fonte de calor de acordo.
    Por estas razões se fala tanto em reabilitação dos edifícios antigos e na necessidade de intervenções que baixem as necessidades energéticas - isolamento de paredes e coberturas, janelas com corte térmico, ventilação com recuperação de calor etc
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
  11.  # 14

    Colocado por: JCoimbra
    O que pensei é que a BC será a mesma
    poderá ser o mesmo modelo mas a potência obrigatoriamente será muito diferente
 
0.0237 seg. NEW