Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a todos.
    Construí a minha casa há 12 anos. Como era obrigatório á data coloquei painéis solares acompanhados de um termoacumulador para aquecimento de águas. Apesar de ter piso radiante o solar apenas funciona para as águas. A alimentação do piso radiante é gás natural.
    Acontece que a moradia fica a 1,5 km do mar. Em 12 anos já estou estourei com 3 termoacumuladores.
    Deram-me agora um orçamento para um novo termoacumulador, desta vez em inox, de 300 litros, 2800€!
    Este valor dá-me para muito meses de gás!
    Que alternativas tenho para aproveitar os painéis solares?
    Desisto completamente do que tenho no telhado e assumos os custos do gás natural e não tenho pelo menos de voltar a enterrar dinheiro em termoacumuladores?
    Tenho outras alternativas?
    Desconheço completamente este assunto...
    Obrigada
  2.  # 2

Meta uma bomba de calor, apoiada por painéis fotovoltaicos.
    • SrR
    • 4 setembro 2023

# 3

Que tipo de inox é?
  3.  # 4

Colocado por: scazevedoAcontece que a moradia fica a 1,5 km do mar. Em 12 anos já estou estourei com 3 termoacumuladores.
    estou em linha reta a menos de 1 km da costa, ao fim de 10 anos o painel solar ainda é o mesmo,
    se tem espaço coloque uma bomba de calor, mais barato e se for de boa qualidade dura pelo menos uns 20 anos.
    • SrR
    • 4 setembro 2023

# 5

Colocado por: jorgealvesestou em linha reta a menos de 1 km da costa, ao fim de 10 anos o painel solar ainda é o mesmo,
    se tem espaço coloque uma bomba de calor, mais barato e se for de boa qualidade dura pelo menos uns 20 anos.
    o problema n é o painel é o depósito. Portanto sera um problema das características da agua ou falta de manutenção.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 6

Colocado por: scazevedoAcontece que a moradia fica a 1,5 km do mar. Em 12 anos já estou estourei com 3 termoacumuladores.

Sistema termossifão?
    Não deve ser problema de estar junto ao mar, mas antes o referido pelo SrR
  5.  # 7

Colocado por: SrRQue tipo de inox é?

Não faço a mais pálida ideia!
    O orçamento foi dado de boca e com tal valor, não oficializei coisa nenhuma.
  6.  # 8

Colocado por: rjmsilvaMeta uma bomba de calor, apoiada por painéis fotovoltaicos.

Ou seja, tiro tudo e invisto em novos paineis?
  7.  # 9

Colocado por: jorgealvesestou em linha reta a menos de 1 km da costa, ao fim de 10 anos o painel solar ainda é o mesmo,

O meu painel também é o mesmo, o problema é mesmo o termoacumulador....
  8.  # 10

Colocado por: scazevedo

Ou seja, tiro tudo e invisto em novos paineis?

Para os valores que fala do termoacumulador, mete a BC, mais os painéis que também produzem para o resto dos consumos da casa e pode concorrer ao fundo ambiental.
  9.  # 11

Colocado por: scazevedo

O meu painel também é o mesmo, o problema é mesmo o termoacumulador....
    o meu sistema também é termosifao com depósito no telhado
    Concordam com este comentário: diasmaria
    • SrR
    • 4 setembro 2023

# 12

O depósito esta no telhado junto ao painel ou esta dentro de casa?

0.0142 seg. NEW