Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

A caixa de esgoto/inspecção tem de ter acesso pela via publica, ou pode estar dentro da propriedade e ligar ao ramal só com tubo de pvc?
      Caixa_Esgoto_PVC_com_Tampa_DroPereira-700x525.jpg
  2.  # 2

Os serviços de saneamento público tem de deixar a caixa ramal tudo o que seja a montante é privado e pode ficar dentro da propriedade.
    Não percebi muito bem se estava a falar da caixa ramal, essa é pública e de acesso público onde deve ligar o seu esgoto, normalmente com condutas de PVC.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo13112023
  3.  # 3

Colocado por: tiagodiafOs serviços de saneamento público tem de deixar a caixa ramal tudo o que seja a montante é privado e pode ficar dentro da propriedade.
    Não percebi muito bem se estava a falar da caixa ramal, essa é pública e de acesso público onde deve ligar o seu esgoto, normalmente com condutas de PVC.

Eu ainda não fui à casa. É uma casa antiga. O ramal foi pago e foi feito. Quando eu lá estive antes de comprar a casa não vi a tampa da caixa do ramal. Deve estar tapada com ervas e terra. Mas depois nas fotos vi que o alcatrão estava cortado. Portanto suponho que a caixa esteja lá.

Eu não sabia que o serviço de ligação do ramal já incluía a caixa. Pensei que eles deixava, apenas o tubo junto da casa e a caixa que liga o tubo que vem da casa ao tubo que vem da via publica era da responsabilidade do proprietário. Estava a supor que eles tivessem lá deixado o tudo tapado de alguma forma e que eu é que tinha de meter/construir uma caixa destas.
  4.  # 4

A caixa deverá estar nesta zona certo?
      Screenshot 2023-09-03 11.35.46 PM.png
  5.  # 5

Só por essa foto não é fácil saber com certeza mas se esse rasgo é das condutas de esgoto tem grande probabilidade de estar aí, use um ferro para bater, se for tampa de ferro logo da com ela.

Também existem casos em que os serviços não deixam nada e nesses casos eles têm de fazer a ligação na via pública.
  6.  # 6

Essa caixa de inspeção (há quem chame de descompressão) fica dentro da sua propriedade, não pode ligar diretamente à caixa da empresa, se a mesma tiver deixado aí. Mas como o Tiago disse, bater com um ferro, se encontrar uma tampa em ferro é aí que deve ligar à caixa (dentro da sua propriedade).
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
  7.  # 7

Colocado por: tiagodiafeixado aí. Mas como o Tiago disse, bater com um ferro, se encontrar uma tampa em ferro é aí que deve ligar à caixa (dentro da sua propriedade).

Colocado por: powerPTEssa caixa de inspeção (há quem chame de descompressão) fica dentro da sua propriedade, não pode ligar diretamente à caixa da empresa, se a mesma tiver deixado aí. Mas como o Tiago disse, bater com um ferro, se encontrar uma tampa em ferro é aí que deve ligar à caixa (dentro da sua propriedade).
    Concordam com este comentário:tiagodiaf

Este corte no alcatrão tem de ser a ligação a esta casa porque não há mais casa nenhuma ali. O ex proprietário disse-me que quando meteram esgoto ali ele pagou mas nunca ligou a casa porque estava desocupada.
    Liguei para a camara e eles disseram que o ramal está feito.

Como assim os serviços não deixam nada? Não estou a entender. Se o ramal foi pago e feito o tubo deverá estar ali certo? Quer dizerr que pode lá ter o tubo, mas não a caixa?

Eu só vou lá à casa na sexta feira. Estava a tentar perceber as coisas à distância. Fica a duvida... Sendo que segundo a camara, o ramal foi feito, existe a hipotese de não ter lá nenhuma caixa? Então o que estaria lá? Um tubo somente com uma tampa no final???
  8.  # 8

Uma coisa são as tampas grandes, outra são as caixas com tampas pequenas e existe uma por cada casa. O tubo que sairá da sua caixa vai ligar a esta da tampa mais pequena
  9.  # 9

Colocado por: powerPTUma coisa são as tampas grandes, outra são as caixas com tampas pequenas e existe uma por cada casa. O tubo que sairá da sua caixa vai ligar a esta da tampa mais pequena

Sim, isso eu entendo. Como se vê na foto o alcatrão está cortado desde a tampa até junto da casa. Calculo que foi cortado para fazer o ramal. Quer isso dizer que obrigatoriamente existe ali uma caixa?
    Esta frase do Tiago baralhou-me um bocado: "Também existem casos em que os serviços não deixam nada e nesses casos eles têm de fazer a ligação na via pública."
  10.  # 10

Colocado por: SalvadorPQuer isso dizer que obrigatoriamente existe ali uma caixa?
    Por regra sim e tudo aponta nesse sentido.

Colocado por: SalvadorPEsta frase do Tiago baralhou-me um bocado: "Também existem casos em que os serviços não deixam nada e nesses casos eles têm de fazer a ligação na via pública."

Colocado por: SalvadorP. O ex proprietário disse-me que quando meteram esgoto ali ele pagou mas nunca ligou a casa porque estava desocupada.
    Liguei para a camara e eles disseram que o ramal está feito.
    O que eu queria dizer é que nem sempre tudo é feito pelas regras, mas vamos começar por assumir que fizeram e pela observação do anterior proprietário que até já pagou (já não tem de o fazer), deve existir a caixa e você só tem de lá ligar o seu esgoto com um tubo.

Faça como lhe indiquei, tente procurar a caixa porque aposto que ela existe. Leve uma pá para limpar a terra que tem por cima, tente perceber pelas outras casas se a tampa é de ferro ou de betão.

Se quiser mande-me email(ver perfil) com o seu contacto que falamos por chamada.
  11.  # 11

Colocado por: tiagodiafPor regra sim e tudo aponta nesse sentido.

O que eu queria dizer é que nem sempre tudo é feito pelas regras, mas vamos começar por assumir que fizeram e pela observação do anterior proprietário que até já pagou (já não tem de o fazer), deve existir a caixa e você só tem de lá ligar o seu esgoto com um tubo.

Faça como lhe indiquei, tente procurar a caixa porque aposto que ela existe. Leve uma pá para limpar a terra que tem por cima, tente perceber pelas outras casas se a tampa é de ferro ou de betão.

Se quiser mande-me email(ver perfil) com o seu contacto que falamos por chamada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SalvadorP

Obrigado. Não é só o proprietário. A CM de pombal também confirmou que o ramal foi executado e a taxa administrativa foi paga. Mas actualmente ainda está directo para a fossa. Só na sexta é que vou lá à casa para resolver o mistério.

A CM de pombal, nas taxas de serviços, não discrimina os metros de ramal e a construção da caixa. Logo, é mais uma coisa que indica que a caixa estará lá. Penso que eles não iriam abrir o alcatrão e deixar a ponta do tubo enterrada à borda da estrada sem caixa. Até porque se fizessem isso assim, a pessoa tinha de andar ali ás escuras a escavar à procura do tubo quando quisesse finalmente construir a caixa.
  12.  # 12

Se a CM diz que existe ramal tem de ter caixa não deixam só tubo, a não ter caixa não tem nada.
  13.  # 13

Colocado por: tiagodiafSe a CM diz que existe ramal tem de ter caixa não deixam só tubo, a não ter caixa não tem nada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SalvadorP

Ok. Era essa a dúvida. Obrigado pela ajuda.
  14.  # 14

Está resolvido o mistério. Tem lá a tampa, estava enterrada e não se via. O ramal está feito e o tubo está tapado com um tampão de plástico. Agora o dificil vai ser ligar à casa, porque a ligação está ao nivel do primeiro andar e a saida do ramal está 70cms abaixo da estrada. Ou seja tenho um declive de praí 3,7m numa distância de 4 desde a saída do esgoto da casa até à caixa do ramal. Vou ter de cavar bem! Isto é porque o ramal está junto a um muro que tem terra por detrás ao nivel do primeiro andar.

Qual será a melhor maneira? Fazer uma ligação directa da saída da casa até ao ramal, com uma descida continua e gradual, ou fazer uma descida mais ligeira para não ter de cavar tanto e depois junto ao ramal fazer um buraco e meter um tubo na vertical ou quase ligado ao ramal com uma união de curva?
      20230908_151219 (1).jpg
  15.  # 15

Na foto o nivel da terra é a linha azul e o circulo vermelho é o ramal.
      20230819_110011 (1) (1).jpg
  16.  # 16

O esgoto não pode ter grandes inclinações devido ao desgaste prematuro e ao caudal de limpeza, eu faria uma caixa de queda na parte de dentro onde ligava a montante o esgoto da casa com um declive de 1/2% e depois nessa caixa de queda tinha de ter profundidade suficiente para depois ligar na caixa ramal.
  17.  # 17

Tipo isto
      16942586202032990699173379916938.jpg
  18.  # 18

Ok, estou a entender. Obrigado pelo desenho. Muito ilustrativo.
    Parece a melhor solução. As caixas de queda são feitas ou compradas? Isso é argamassa ou pvc?
  19.  # 19

Colocado por: SalvadorPOk, estou a entender. Obrigado pelo desenho. Muito ilustrativo.
    Parece a melhor solução. As caixas de queda são feitas ou compradas? Isso é argamassa ou pvc?
    existem já caixas feitas, neste caso tendo em conta a altura pode usar as "manilhas" de betão e coloca umas em cima das outras até fazer a altura
  20.  # 20

Colocado por: tiagodiafexistem já caixas feitas, neste caso tendo em conta a altura pode usar as "manilhas" de betão e coloca umas em cima das outras até fazer a altura

Ok. Obrigado pelas dicas. Vou estudar essa opção.

0.0217 seg. NEW