Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Ando com um dilema, sobre como melhorar o conforto do apartamento.
    É um T2 com sala com lareira aberta com 27m2 e tem 2 quartos com 15 e 16 m2. Além disso tem dois Hall com cerca de 6,5 m2.

Tenho interesse em refrescar de verão e aquecer de inverno.
    Não sei se feche a lareira e ponha recuperador de calor, ou se ponha apenas Ar condicionado que dá para quente e frio.

Tou inclinado a colocar AC e manter a lareira aberta, mas desconfio que o melhor seria ambos.
    Que vos parece?

Obrigado
  2.  # 2

Eu coloquei recuperador de calor a lenha e AC.
    • AMVP
    • 4 setembro 2023

# 3

Colocado por: rgdomsQue vos parece?

Em que zona do país?
  3.  # 4

Colocado por: AMVP
    Em que zona do país?

Zona de Sintra, mais junto a Belas/Agualva.
  4.  # 5

Colocado por: VarejoteEu coloquei recuperador de calor a lenha e AC.

Usa AC só para arrefecimento, e recuperador para aquecimento? (é ventilado? distribui pelas divisões)?
  5.  # 6

Colocado por: rgdoms
    Usa AC só para arrefecimento, e recuperador para aquecimento? (é ventilado? distribui pelas divisões)?

É ventilado, sem condutas, tenho é caldeira chaminé a água, para aquecer a bomba de calor pela serpentina.
  6.  # 7

Recuperador de calor, importante com ventilação, é uma ótima opção para quem gosta e tenha lenha disponível.
    Além de que se já tem lareira, com apenas uma pequena adaptação colocando o recuperador ventilado de vai ter ganhos evidentes na eficiência em comparação com a lareira tradicional.
    Quanto ao AC é uma solução eficaz para adaptar numa habitação para aquecimento ou arrefecimento, melhorando assim o conforto do apartamento.
    A instalação do AC é simples e rápida, é de fácil utilização, atualmente os equipamentos já são bastante econômicos e “inteligentes”.
    Um erro que muitos consumidores fazem é comprar equipamentos subdimensionados as necessidades de acordo com a dimensão das áreas pretendidas, principalmente em apartamentos, se for contido na capacidade do equipamento pode poupar muitos Euros. Normalmente os vendedores impingem modelos da AC acima das necessidades.
    O equipamento de AC lá por ser menos potente não quer dizer que não vá cumprir o objetivo na totalidade ou que que é mais fraco, ou ainda que vai durar menos tempo.
    Existem tabelas de acordo com a capacidade e as áreas que o AC vai atuar, mas essas tabelas normalmente também não estão adequadas ao clima do local e a própria eficiência que o apartamento possui, ou seja, elas normalmente indicam valores para os piores cenários, portanto aconselham equipamentos mais potentes.
    O AC que tenho, utilizo raramente ou seja apenas nos dias muito frios ou nas ondas de calor mas nesses dias fazem a diferença no conforto da habitação
    Uma função muito importante que praticamente todos os equipamentos de ar-condicionado dispõem é a função de desumidificação, por vezes mais importante do que o aquecimento ou arrefecimento.
    • AMVP
    • 4 setembro 2023

# 8

Colocado por: rgdoms
    Zona de Sintra, mais junto a Belas/Agualva.

Eu diria que sendo nessa zona, terá mais necessidade de aquecimento do que arrefecimento, eu colocaria recuperador de calor.

0.0130 seg. NEW