Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva,

    Estou em fase de projetos de construção de uma moradia térrea com 200m2 brutos no Algarve e recebi o projeto de estabilidade a semana passada em que a solução apresentada é uma laje fungiforme maciça.

    Existem vigas na periferia de toda a laje com pilares também na periferia, havendo 2 pilares mais ou menos centrados a meio de dois espaços.

    Gostava de perguntar aos foristas qual a opinião que têm relativamente a este tipo de laje, em termos de orçamento de materiais, de facilidade de execução e de segurança sismica para a moradia.

    Não sendo da área da consstrução, não conhecia este tipo de laje que não tem vigas dentro da casa em si e também fiquei surpreso com as espessuras do ferro propostos, havendo ferro de 16 e 12 e 8.
    Comparando com uma laje maciça vigada, há poupança de materiais (mais espessura na laje e diametro dos ferros na fungiforme versus mais pilares/vigas na vigada) e/ou facilidade de execução (vamos supor empreiteiros que não são o zé da carrinha mas também não são a Casais)?

    Eu sei que posso falar com o autor do projeto e tenciono fazê-lo, mas gostava também de outras opiniões se tiverem para as dar.
    • marq
    • 4 setembro 2023

     # 2

    Se está assim no projeto de estruturas é porque o arquiteto pretende que não existam pilares e vigas a vista. Seria necessário ver o projeto de arquitetura.
  2.  # 3

    .. se está assim no projecto de estruturas, se estiver devidamente dimensionado, cumpre com os requisitos de resistencia sismica...
    Esse tipo de laje não é nada de complicado.
    quanto ao "ferro", qual é o problema de ser considerado ferro de 16, 12 e 8.. Perfeitamente normal.
    Não confia nos seus projetistas?


    Colocado por: jpmassenahavendo 2 pilares mais ou menos centrados a meio de dois espaços.

    Era suposto haver? Estraga a arquitectura?
  3.  # 4

    a minha casa tem uma lage dessas.

    na altura o construtor disse que mais valia fazer toda maciça. gastava mais em material, mas poupava em mão-de-obra, pelo que o preço era equivalente.
  4.  # 5

    Tem a melhor solução que poderia ter.
    Eventualmente poderiam optar por soluções mais económicas, mas isso só quem fez o projeto pode responder.
    o ferro de 16 e 12 é perfeitamente normal.
    Qual a espessura da laje?
  5.  # 6

    Colocado por: pauloagsantospelo que o preço era equivalente.

    O preço depende do equipamento e da mão de obra que cada construtor tenha.
  6.  # 7

    Colocado por: Pedro Barradas

    Não confia nos seus projetistas?


    Essa questão poderia fazer sentido se feita a alguém que tenha estado envolvido em várias obras/projetos. Sendo a minha primeira vez, só posso dizer que nem confio nem desconfio, apenas queria opinião de quem tenha mais experiência nisto que eu.

    Colocado por: Pedro Barradas
    cumpre com os requisitos de resistencia sismica...
    Esse tipo de laje não é nada de complicado.
    quanto ao "ferro", qual é o problema de ser considerado ferro de 16, 12 e 8.. Perfeitamente normal.

    Obrigado pela opinião, fico mais tranquilo com a solução.

    Colocado por: Pedro Barradas

    Era suposto haver? Estraga a arquitectura?

    Não estraga a arquitectura. Eu ter referido este facto foi devido à minha falta de conhecimento, achar que poderiam ser poucos pilares e nao haver vigas por dentro. Mas pelas respostas, parece que é algo relativamente normal.
  7.  # 8

    Colocado por: PickaxeTem a melhor solução que poderia ter.
    Eventualmente poderiam optar por soluções mais económicas, mas isso só quem fez o projeto pode responder.
    o ferro de 16 e 12 é perfeitamente normal.
    Qual a espessura da laje?


    A laje tem 20cm de espessura.

    Relativamente à inexistència de pilares e vigas interiores, as vigas não seriam problema por hvaer tecto falso em toda a casa a 2,7m, com 30cm até à laje. Pelo que consigo entender do projeto, adicionar pilares onde poderiam fazer sentido, poderia levar a algumas mexidas em portas/paredes para acomodá-los mas nada de extraordinário (na minha opinião)
  8.  # 9

    Uma laje maciça fungiforme é sem dúvida uma boa solução técnica.
    Dependendo das empresas que vai consultar para orçamentar a obra, pode ser um factor de impulamento dos custos.
    Ao nível da sua execução não é nada de outro mundo mas se os executantes não estiverem familiarizados com o sistema irá certamente ocorrer uma série de falhas.
    Ao nível da fiscalização requer um acompanhamento especial.
    Não basta ir no dia antes da betonagem para ver se falta ferro
    Se os executantes não forem competentes irá faltar ferro e uma série de outros pormenores que poderá por em causa a estabilidade da estrutura.
    Conheço um caso em que a meio da obra foi necessário uma estrutura metálica de reforço porque a laje já tinha ultrapassado todos os limites admitidos para a sua flexão
  9.  # 10

    uma laje fungiforme com 20 cm de espessura total?
  10.  # 11

    Colocado por: marco1espessura total


    Acha muito ou pouco?
  11.  # 12

    Tenho a minha (3 lages) com 18 cms de espessura... e uma boa pazada de aço!
    • Neon
    • 4 setembro 2023

     # 13

    Opiniões meramente pessoais

    Quanto mais "investir" na esbelteza(poupança no betão - quantidade e qualidade) mais gasta no ferro.

    Entre uma fungiforme maciça e uma fungiforme aligeirada, penso que a segunda se comporta melhor mecanicamente.

    Para essa espessura em fungiforme maciça, asseguraria que os vãos (distancias entre pilares) não iriam muito mais além dos 6,0 m

    Quanto ao sismo, os pórticos exteriores asseguram o contraventamento às solicitações horizontais.

    O ideal, é sempre dialogar com a sua equipa técnica, no sentido de lhe justificarem as opções tomadas, custos/benefícios, vantagens/desvantagens, economicidade, razões técnicas, etc.
  12.  # 14

    laje fungiforme maciça

    por exemplo isto faz-se com 20 cm de espessura?? ou não estamos a falar da mesma coisa
      Caracteristicas-de-uma-laje-fungiforme-aligeirada-de-moldes-recuperaveis.png
  13.  # 15

    Colocado por: marco1laje fungiforme maciça

    por exemplo isto faz-se com 20 cm de espessura?? ou não estamos a falar da mesma coisa
      Caracteristicas-de-uma-laje-fungiforme-aligeirada-de-moldes-recuperaveis.png
    isso nao é fungiforme aligeirada?
  14.  # 16

    Colocado por: DR1982isso nao é fungiforme aligeirada?

    é
  15.  # 17

    isto é maciça fungiforme e aligeirada pois tem os tais cocos
    agora há é aligeirada com abobadilha, essas sim podem ser menos espessas até com 20 cm
  16.  # 18

    Colocado por: marco1isto é maciça fungiforme e aligeirada pois tem os tais cocos
    agora há é aligeirada com abobadilha, essas sim podem ser menos espessas até com 20 cm

    Funcionam as 2 da mesma forma, com abobadilha ou moldes de plástico.

    Fungiforme aligeirada com 20cm nunca vi, as mais finas que vi tinham 20 de abobadilha e 4 ou 5cm de lâmina de betão.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  17.  # 19

    Nao será uma laje com vigas como as fungiformes mas tudo cheio de betão? Ou seja sem cocos nem isolamento para aligeirar?
  18.  # 20

    é isso que eu quis dizer Pickaxe

    por isso questionei num post mais acima estar-se a falar de 20 cm de espessura para fungiforme maciça.
 
0.0190 seg. NEW