Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: sognimEssa Lei da COVID terminou dia 4 de agosto.


    então o José Gomes Ferreira enganou milhares de portugueses ao proferir essas declarações ontem na SIC em pleno horário nobre e em direto
  2.  # 2

    Jose Gomes Ferreira?
    so o rigor dele como jornalista for o mesmo que teve para escrever o livro sobre historia, estamos falados :)
  3.  # 3

    O livro de história do Gomes Ferreira é um ensaio não é um livro de reportagem jornalística, não o escreveu enquanto jornalista.

    Rigor pelos vistos teem para muitos ,iludidos , aqueles que conseguem ser eleitos com falsas promessas consecutivas ano após ano, como acontece com o tema da habitação.

    Na propaganda são muito bons, a governar é que infelizmente é o inverso.
  4.  # 4

    por acaso vejo muito:...está programado...até ao ....vão ser feitos...contratados...já está assinado o protocolo para ter ...vão ser construidos...etc etc
    quando os governantes ano apos ano são confrontados com alguma questão, dizem sempre isto, que vão fazer.
  5.  # 5

    Colocado por: joaopiresx

    então o José Gomes Ferreira enganou milhares de portugueses ao proferir essas declarações ontem na SIC em pleno horário nobre e em direto

    Lei 31/2023 de 04 de Julho
    • AMG1
    • 5 setembro 2023

     # 6

    Colocado por: rjmsilva

    Só que o governo não consegue mandar nas taxas de juro do BCE. São as regras do jogo. Queremos muito dinheiro da Europa, temos que nos sujeitar.


    Os bancos da zona euro são livres de aplicarem as tx passivas ou activas que entenderem, independentemente daquelas que o BCE praticar.
    A questão é que não tem qualquer incentivo para não acompanharem o movimento de subida do BCE, muito pelo contrário, se o acompanharem aumentam os seus proveitos, porque se distanciam ainda mais das suas fontes de financiamento, cujas txs são inferiores as praticadas pelo BCE.
    A questão é que os governos não tem qualquer poder para obrigar os bancos a fixar uma determinada taxa de juro, já quanto aos impostos que os contribuites devem pagar...
    Claro que há muitas maneiras de matar moscas e um governo forte sempre pode ter capacidade de "influenciar" uma decisão dos bancos, mas o que temos são governos que em vez disso, são é influenciados pelos bancos.
    Porque razão deve um governo financiar uma tx de juro praticada por um banco, para evitar o incumprimento do devedor e consequentemente uma potencial perda do Banco?
    Simples, no passado deixámos aparecer o incumprimento e depois tivemos de financiar os bancos, agora opta-se por não deixar crescer o imcumprimento, mas a origem dos meios para o evitar é a mesma, os impostos de todos!
    Vejam as declarações recentes do Centeno. O homem na sua candura de diz tudo, para quem quiser ouvir, claro!
  6.  # 7

    Colocado por: rjmsilvaSó que o governo não consegue mandar nas taxas de juro do BCE. São as regras do jogo. Queremos muito dinheiro da Europa, temos que nos sujeitar.


    Já outros governos (que não o nosso), parece que conseguem negocial algo com a banca, visando o benefício da população, e sem aparentemente precisarem de gastar dinheiro dos contribuintes.
    https://eco.sapo.pt/2022/11/22/governo-espanhol-e-banca-fecham-acordo-para-aliviar-prestacao-do-credito-da-casa-a-um-milhao-de-familias/

    https://www.idealista.pt/news/financas/credito-a-habitacao/2022/10/14/54501-apoios-ao-credito-habitacao-banca-espanhola-propoe-congelar-prestacao

    É também interessante ver a evolução do tipo de taxa contratado aqui pelos nossos vizinhos espanhois. Sei que muita gente vai dizer que a diferença é a nossa iliteracia financeira, continuo a achar que haverá uma explicação mais complexa que essa.
    https://www.eleconomista.es/banca-finanzas/noticias/11056222/02/21/Por-que-los-bancos-quieren-que-contrates-una-hipoteca-fija-en-vez-de-una-variable.html

    "El año de las hipotecas fijas

    Santos González estima que el año que está a punto de comenzar la situación será muy parecida en cuanto al número de operaciones y cree que se seguirá perdiendo saldo hipotecario, pero sí prevé que en 2018 la nueva ley hipotecaria consolidará el mercado de tipos fijos. Y piensa que esto sucederá dado que el proyecto de ley facilita el cambio de tipo variable a fijo, abaratando el coste asumido por el cliente que desea transformar su hipoteca variable en fija, puesto que las comisiones por conversión de tipo variable a fijo se suprimen a partir del tercer año, además de rebajarse los gastos de notaría y registro.(...)

    ...dado que la futura ley hipotecaria incentiva propicia el cambio de una hipoteca variable a una fija- se producirá una consolidación tanto de las fijas como de las mixtas."
    https://www.elespanol.com/invertia/mis-finanzas/20171227/pasara-hipotecas/272723642_0.html
      taxa fixa espanha.png
  7.  # 8

    Pois é, os bancos estão a ter lucros brutais com o diferencial das taxas que pagam e recebem, em Itália o governo aplicou um imposto à banca sobre os lucros extraordinários, aqui o desgoverno prefere fingir que governa..
    • AMG1
    • 5 setembro 2023

     # 9

    Colocado por: HAL_9000

    Já outros governos (que não o nosso), parece que conseguem negocial algo com a banca, visando o benefício da população, e sem aparentemente precisarem de gastar dinheiro dos contribuintes.
    https://eco.sapo.pt/2022/11/22/governo-espanhol-e-banca-fecham-acordo-para-aliviar-prestacao-do-credito-da-casa-a-um-milhao-de-familias/


    Trabalho da geringonça espanhola que provavelmente se vai repetir.... também ja tivemos uma, mas aqui por estas bandas nunca foi muito apreciada!
  8.  # 10

    ja ha o novo coeficiente de actualizacao?
  9.  # 11

    Não vi bem a resposta à pergunta original. Quantos anos atrás posso ir e aplicar retroactivamente nas rendas?
  10.  # 12

    Colocado por: LuisPereiraja ha o novo coeficiente de actualizacao?

    Ainda não.
  11.  # 13

    Colocado por: LuisPereiraja ha o novo coeficiente de actualizacao?


    vai ser 0

    vota ps
  12.  # 14

    Colocado por: joaopiresx

    vai ser 0

    vota ps


    Esses senhorios que querem ter lucro a arrendar imóveis.

    Não falando nos que tem rendas congeladas há 30 anos, com os coitados dos inquilinos, que pagam quase 50€ mês e os senhorios não fazem obras.
    • sito
    • 2 outubro 2023

     # 15

    Alguém me pode elucidar quando se devem fazer as comunicações de aumento, tendo em conta os últimos 3 anos?

    Vamos supor... 4 meses antes de Janeiro 2024? Ou 4 meses antes de qualquer mês, e aplica a partir daí para os próximos 12 meses?

    Obrigado pelo esclarecimento.
  13.  # 16

    Trinta dias antes do vencimento.
    Por exemplo a renda de Janeiro que é paga em Dezembro, o inquilino tem de ser avisado até 31 de Outubro, p
  14.  # 17

    Pelo menos é a interpretação que eu faço da Lei.
    Posso estar errado pode ser que alguém com mais certezas aqui venha trazer outra opinião.
  15.  # 18

    duvida

    o aumento de renda ao inquilino é comunicado em janeiro ou no mês em que o contrato foi celebrado,,,com os devidos 30 dias de antecedência que creio que seja a lei

    obrigado

    por ex:quando o costa anunciar o aumento(se é que vai haver) pode-se aumentar um inquilinoque habite lá há 3 anos sem nunca ser aumentada a renda ou o aumento só será no mês em que foi celebrado o contrato?

    obrigado
  16.  # 19

    Depende o que disser o contrato.
    Eu faço os meus acertos tendo em conta o vencimento do contrato, não em Janeiro.
  17.  # 20

    Ja existe o novo Coeficientes de Actualização das Rendas?
 
0.0244 seg. NEW