Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Salários sempre vai de acordo ao coste de vida.
    Outra coisa sera mais facilidade para encontrar um emprego.
    Eu vivo em uma grande capital e o ordenado, deixa muito poco a final de mes e o que se pode guardar e extras ao final do dia, finais de semana, etc, mas isso quando se esta na nossa terra não queremos fazer.
  2.  # 42

    Colocado por: Duarte78Salários sempre vai de acordo ao coste de vida.
    No caso da empresa de latícinios, não parece estar a dar grande resultado. Qual é o erro afinal?
    É multiplicar a diferença abaixo por 2 (no caso de um casal) e percebem o porquê de toda gente de concentrar em determinadas zonas.
    O mais grave disto, é todos os valores abaixo são miseráveis para o custo de vida médio do país.
    https://brighterfuture.joseneves.org/raio-x-regioes?_ga=2.147040882.450956960.1670884727-1920835700.1670884727
      down 5.png
      top5.png
  3.  # 43

    Nunca entendi porque usam tanto a média e pouco ou nada a mediana nestas comparações.

    Sobre o tópico, os meus 2 cêntimos: Fiz uma breve pesquisa sobre "oportunidades" nestes valores e a grande maioria dos imóveis que vi ou se encontram em zonas remotas (longe de bons acessos, zonas com tendência para risco elevado de incêndio, etc) ou eram ruínas no meio de aldeias com ruas que nem um camião de obra conseguiria passar em condições.
    • AMG1
    • 5 setembro 2023

     # 44

    Colocado por: HAL_9000
    A questão AMG1, é que efectivamente faltam empregos, ou boas oportunidades nesses locais. Caso contrário as pessoas não tinham saído de lá.

    Por exemplo, porquê que o AMG1 é um morador esporádico da aldeia que falou, e não um permanente? Porque não desenvolveu aí a sua actividade profissional e optou até por outro país?

    Certo que um operador fabril o pode ser aí, ou em Lisboa. Se essa empresa de lacticinios quer mão de obra e não consegue arranjar é porque está a oferecer um salário baixo.
    Até pode pagar o mesmo que nas outras unidades, o que acontece é que as outras unidades operam onde há mão de obra, e essa não.
    Enquanto tiver falta de mão de obra, não pode balizar o salário que oferece pelo custo de vida da zona.
    Lisboa consegue atrair mais gente, porque em média paga melhor. Se as empresas nessas capitais de distrito começarem a pagar mais, vão conseguir voltar a atrair as pessoas para lá. Não é assim que funciona o mercado?


    Os numeros não mostram que este concelho tenha perdido população na ultima década, pelo contrário até aumentou ligeiramente.
    Quando as pessoas daqui sairam há 20 anos ou mais, a realidade era outra bem diferente da que existe hoje. Agora é verdade que o emprego que existe é limitado sobretudo quanto a variedade, mas isto e um pequeno concelho do interior, portanto quem pode equacionar vir para aqu serão sempre pessoas que venham ocupar esses empregos e não aqueles que não existem.

    Quando conprei esta casa, há 20 anos, foi sempre para ser uma segunda habitação e na verdade até foi sempre a terceira, só nos últimos dois anos é que a situação se alterou, porque a minha vida tambem mudou, reformei-me!
    Mas a minha casa, que é uma das mais antigas da aldeia, era uma ruína em que ninguem pegava e hoje está cá numa segunda vida que espero dure muitos anos, embora já não nas minhas mãos, porque já aí vem outro projecto a caminho, mas que tambem implica dar uma segunda vida a outra.
    Quanto ao funcionamento do mercado de trabalho, até gostava de concordar consigo, mas o mercado de trabalho em Portugal está muito, mas muito, longe de ser um mercado perfeito.
    Mas admito que se a empresa de laticinios estivesse na disposição de pagar o dobro provavelmente conseguia trabalhadores, mas o homem faz lacticinios e o mais provável é o negócio não comportar esses custos salariais, até porque pode produzir o mesmo noutro sitio com menos custos.
  4.  # 45

    Colocado por: AMG1porque pode produzir o mesmo noutro sitio com menos custos.
    Provavelmente foi o que ele pensou quando apostou nessa fábrica: produzir o mesmo com menos custos...e aparentemente não está fácil.
    • AMG1
    • 6 setembro 2023

     # 46

    Colocado por: HAL_9000
    Provavelmente foi o que ele pensou quando apostou nessa fábrica: produzir o mesmo com menos custos...e aparentemente não está fácil.


    Nao duvido nada disso, mas produzir o mesmo com menos custos, não tem de significar necessariamente pagar salarios mais baixos, até podem ser mais elevados.
 
0.0168 seg. NEW