Iniciar sessão ou registar-se
    • PABF
    • 4 setembro 2023 editado

     # 1

    Boa tarde!
    Há já cerca de cinco anos que a minha mãe tem o teto de uma cozinha (2º dt) completamente lastimável, por motivos de infiltrações. Já ativámos o seguro multirriscos por duas vezes que, segundo o relatório do técnico, que se deslocou ao local, assegura que o mau estado do teto e parede junto à janela não é da nossa responsabilidade. Talvez fosse da responsabilidade do vizinho de cima (3º dt) ou da prumada de esgotos da cozinha, externa ao prédio, que tem 48 anos e fez obras de manutenção há cerca de 7 anos.
    Pedimos à administração do condomínio que pedisse uma peritagem, para verificar de quem seria a responsabilidade, de modo a saber se seria o seguro da fração de cima a ter de ser ativado e a suportar a reparação ou o seguro do condomínio.
    O canalizador/pedreiro que lá foi a mando da loja do condomínio (a ambas as frações - 2º dt e 3º dt - a minha e a da minha vizinha de cima) afirmou não conseguir identificar a causa, principalmente porque, agora, com o bom tempo, não havia humidade e o teto estava seco.
    Ainda assim, enviou os orçamentos para a seguradora do condomínio que afirma não pagar a reparação, já que não foi identificada a causa.
    Já tentámos que lá fosse uma equipa fazer uma pesquisa de vídeo ou através de um aparelho medidor de humidades, mas a câmara teria de entrar pelo sifão da cozinha do 4º andar dto (último piso) e a minha vizinha (nova no prédio, onde reside há menos de um ano), mandou fazer obras na cozinha e taparam todos os sifões da sua fração! Ela recusa-se a mandar partir o azulejo, para encontrarem o sifão!
    Hoje, após várias tentativas, voltei a pedir ao vizinho de cima (3º dt) que ativasse a sua seguradora multirriscos, que, por sinal, é a mesma que a minha, para lá enviar um técnico para reforçar o parecer ou tentar identificar a causa. O meu vizinho recusou-se a ativar o seguro.
    Informei que faria queixa na Câmara Municipal, mas, de facto, não sei mais o que devo fazer, para sanar a situação, sem ter de recorrer a tribunais (que não funcionam - são lentos e dispendiosos), quando já andamos nisto há anos!
    Agradeço desde já os vossos conselhos e as vossas orientações!
    EF
      parede_3dt.jpg
      teto_2ºdt.jpg
    • size
    • 4 setembro 2023 editado

     # 2

    Colocado por: PABFBoa tarde!
    Há já cerca de cinco anos que a minha mãe tem o teto de uma cozinha (2º dt) completamente lastimável, por motivos de infiltrações.


    Mas, afinal, as fotos com que pretende demonstrar os danos, são, realmente, desse tecto em estado lastimável ?
    Parece-me que nada tem a ver com um tecto.

    A infiltração não será da achada, uma vez que fica tudo seco com o bom tempo ?
  1.  # 3

    O meu conselho é dizer á vizinha nova que arranja os azulejos e encontre a causa através do Simão dela, posteriormente apresenta a conta aos culpados, pode também activar uma empresa de peritagem mas muitas vezes ele também não conseguem descobrir a causa é á base da tentativa erro
    • PABF
    • 8 setembro 2023

     # 4

    Size, a primeira foto mostra o teto do vizinho do 3 dt que se recusa a acionar o seguro, para fazer um relatório técnico. A segunda foto mostra o teto do 2 dt, a minha fração. A loja do condomínio alega que o seguro não vai pagar a reparação, enquanto não se souber a causa. Julgo que o vizinho do 3 receie que lhe seja imputada a responsabilidade e que o valor do prémio do seguro aumente. É uma tristeza. A vizinha do 4 está a começar a ter problemas, mas também se recusa a mandar partir o azulejos para se fazer uma peritagem por câmara através do sifão. A loja do condomínio adiantou que talvez pudesse ser da conduta dos esgotos da cozinha. Como é que resolvo este imbróglio? Posso apresentar queixa na Câmara Municipal? Posso exigir que seja o condomínio a pagar a reparação do 2 °, 3° e 4 andares?
    Obrigado
    • PABF
    • 8 setembro 2023

     # 5

    Spbvale, apresentar a conta aos culpados? Como? E se não forem apuradas as causas? E se os culpados se recusaram a pagar?
    • PABF
    • 8 setembro 2023

     # 6

    Spbvale, apresentar a conta aos culpados? Como? E se não forem apuradas as causas? E se os culpados se recusaram a pagar?
    • size
    • 8 setembro 2023

     # 7

    Colocado por: PABF

    A loja do condomínio adiantou que talvez pudesse ser da conduta dos esgotos da cozinha. Como é que resolvo este imbróglio? Posso apresentar queixa na Câmara Municipal? Posso exigir que seja o condomínio a pagar a reparação do 2 °, 3° e 4 andares?
    Obrigado


    É estranha a situação que relata:
    Se os tetos se apresentam secos quando do bom tempo, então, é porque a mesma tem origem das fachadas ou esgoto de caleiras, quando chove. Fotos das fachadas, lado oposto às manchas nos tectos ?
    Se assim for, o Loja do condomínio tem a obrigação de intervir e mandar pesquisar.
    As seguradoras não fazem pesquisa da origem das infiltrações.

    Sim, pode requer junto do seu Município uma vistoria de segurança e salubridade do prédio. Deve fazer
  2.  # 8

    Colocado por: PABFSpbvale, apresentar a conta aos culpados? Como? E se não forem apuradas as causas? E se os culpados se recusaram a pagar?

    Pode pagar o arranjo dos azulejos á vizinha, posteriormente o culpado do problema têm que pagar as despesas.
    Se recusarem é tribunal mas não fica barato.
    Infelizmente ando com esse problema no meu prédio e são processos que demoram muito
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PABF
 
0.0140 seg. NEW