Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Adquiri uma moradia no mês passado através de imobiliária. A sua construção é de 1970. Residimos na mesma a menos de um mês e ontem houve um episódio aqui em casa em que o meu marido levou um choque no frigorífico derivado a um fio e a “sorte” foi eu estar ao lado e conseguir desligar o quadro elétrico e só assim descolou, tendo ficado com uma ponta do dedo queimada. Após este acidente verificamos que a casa não tem fio terra, coisa que nunca nos foi alertado tanto por parte dos vendedores como da imobiliária. Temos 2 crianças e estamos assustados com esta questão pois poderia ter sido fatal.
    Foi me alertado por um amigo que não é possível vender casas sem fio terra e se não fui alertado por nenhum deles os poderei responsabilizar de certa parte (tenho as minhas dúvidas nisto) e gostava de saber como colocar fio terra sem ter de fazer obras e sem grandes gastos
  2.  # 2

    Então mas os tipos da imobiliária é que têm de saber se o imóvel tem "fio terra"?

    Se o imóvel é do início dos anos 70 e não sofreu alterações significativas, mantém a instalação original com as regras técnicas em vigor na altura da construção.

    Não pode responsabilizar ninguém, quer instalação com regras técnicas atuais, tem de pedir orçamentos e remodelar.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joanatitao
  3.  # 3

    A casa sofreu remodelações anteriormente a nossa aquisição mas pelos vistos não mexeram na parte elétrica. Não são obrigados a saber mas julgo que poderiam ao menos avisar.
  4.  # 4

    Colocado por: JoanatitaoNão são obrigados a saber mas julgo que poderiam ao menos avisar.
    se nao sabem como podem avisar?
    Concordam com este comentário: marize, casinhaDaAvo
  5.  # 5

    Colocado por: JoanatitaoA casa sofreu remodelações anteriormente a nossa aquisição mas pelos vistos não mexeram na parte elétrica. Não são obrigados a saber mas julgo que poderiam ao menos avisar.


    Os que não falta por aí são imóveis com "renovação" de instalação elétrica, que se resume a trocar tomadas, interruptores e eventualmente uns disjuntores no quadro elétrico.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • Neon
    • 4 setembro 2023

     # 6

    Colocado por: antonylemosse nao sabem como podem avisar?


    :9 Absolutamente de acordo
  6.  # 7

    Colocado por: Joanatitaogostava de saber como colocar fio terra sem ter de fazer obras e sem grandes gastos

    Primeiro ponto, garantir que não tem de facto. Peça a um electricista para ver isso, não há outra forma. É uma "consulta" barata.

    Como colocar terra no quadro é +- fácil dependendo das condições da instalação. Uma barra de cobre enterrada, um fio dela até ao quadro. Mais uma vez, o electricista deve ser capaz de analisar isto rapidamente. Se não houver caminho fácil do quadro para o exterior é que começam as chatices porque deve ter de rasgar paredes.
    E depois, do quadro para as tomadas, perceber se a instalação interna tem ou não distribuição de terra.

    A "consulta" deve ser barata, os gastos na resolução dependem do que se encontrar.
  7.  # 8

    Colocado por: antonylemosse nao sabem como podem avisar?
    Concordam com este comentário:marize,casinhaDaAvo

    Ou também não iam avisar porque se avisassem era chato, então assim faz de conta que também não sabiam. E portanto se não sabiam também não podiam avisar.

    Desconheço essa obrigatoriedade de ter fio terra, mas normalmente as pessoas tal como vão ao médico ao advogado, para resolver problemas da vida, também se deveriam de aconselhar com um engenheiro e arquitecto quando fazem um negócio da vida deles que envolvem poupanças de uma vida, nomeadamente quando se compra uma casa de 1970 .
  8.  # 9

    Colocado por: callinas
    Ou também não iam avisar porque se avisassem era chato, então assim faz de conta que também não sabiam. E portanto se não sabiam também não podiam avisar.

    Desconheço essa obrigatoriedade de ter fio terra, mas normalmente as pessoas tal como vão ao médico ao advogado, para resolver problemas da vida, também se deveriam de aconselhar com um engenheiro e arquitecto quando fazem um negócio da vida deles que envolvem poupanças de uma vida, nomeadamente quando se compra uma casa de 1970 .


    Se comprar um carro antigo, o vendedor não vai/tem de avisar que não tem catalisador, nem filtro de partículas e se for anterior a 2000 já nem pode circular na baixa Lisboeta.
  9.  # 10

    Efectivamente o imóvel deve ser vendido em conformidade, excepto quando existir acordo. Muitos não sabem as obrigações quando vendem o imóvel, mas temos duas situações: o vendedor deve suportar as despesas para colocar a instalação em segurança, mas o frigorífico, se não foi comprado com a casa, é o “responsável “ pelo choque. O frigorífico era de quem? Para o vendedor pagar as obras deve consultar um advogado. Não é preciso comentar, é apenas consultar acórdãos, mas é preciso gastar dinheiro nos tribunais.
  10.  # 11

    Colocado por: bettencourtEfectivamente o imóvel deve ser vendido em conformidade, excepto quando existir acordo. Muitos não sabem as obrigações quando vendem o imóvel, mas temos duas situações: o vendedor deve suportar as despesas para colocar a instalação em segurança, mas o frigorífico, se não foi comprado com a casa, é o “responsável “ pelo choque. O frigorífico era de quem? Para o vendedor pagar as obras deve consultar um advogado. Não é preciso comentar, é apenas consultar acórdãos, mas é preciso gastar dinheiro nos tribunais.


    Os veículos quando vão à inspeção são inspecionados de acordo com a legislação em vigor na data de construção.

    Se são euro 2 ou 3, não vão exigir que cumpra euro 4 ou 5.

    Se não tem airbaigs não os vão obrigar a colocar.
  11.  # 12

    Pensando bem, se o frigorífico deu choque é porque o frigorífico tem algum problema que nada tem a ver com a terra da casa.

    As tomadas da casa dos meus pais não tem fio terra, a casa é de 1980.



    Embora a casa dos meus tenha terra , do tempo em que enchiam buraco com sal e carvão, não sei bem que utilidade terá.

    Tomadas casa dos meus pais
      Screenshot_2023-09-05-23-28-29-829-edit_com.android.chrome.jpg
  12.  # 13

    Colocado por: callinasdo tempo em que enchiam buraco com sal e carvão
    das melhores técnicas para fazer um eléctrodo de terra em solos rochosos, aliás não existe outra se for tudo em pedra
    Concordam com este comentário: callinas
  13.  # 14

    Não sei se é sorte, mas a minha casa não tem fio terra e nunca levei choque…
    Na casa dos meus pais eu apanhava muitos choques com um electrodomésticos em específico e após a sua substituição não aconteceu mais.
  14.  # 15

    Colocado por: callinasPensando bem, se o frigorífico deu choque é porque o frigorífico tem algum problema que nada tem a ver com a terra da casa.

    As tomadas da casa dos meus pais não tem fio terra, a casa é de 1980.



    Embora a casa dos meus tenha terra , do tempo em que enchiam buraco com sal e carvão, não sei bem que utilidade terá.

    Tomadas casa dos meus pais
      Screenshot_2023-09-05-23-28-29-829-edit_com.android.chrome.jpg



    Os meus pais também têm disso, material português JB Corsino, extinta há muito.

    Embora tenha havido (posteriormente, julgo) tomadas Schuko desse série, as tomadas com terra que lá têm são de um formato que nunca vi em aparelho nenhum: três orifícios, um deles de terra. Faz lembrar as tomadas do Reino Unido, mas com pinos redondos.

    Conclusão: essas tomadas terem terra u não é irrelevante, nunca é conectada.

    Entretanto, ao longo dos anos algumas tomadas foram sendo mudadas para Schuko.
  15.  # 16

    Pois tem razão , têm um terceiro furo por baixo.
    Nunca apanhamos choques lá .
  16.  # 17

    Colocado por: ClioIItrês orifícios, um deles de terra
    na altura chamava-se tomada francesa, desconheço se era norma
  17.  # 18

    Colocado por: jorgealvespais também têm disso, material português JB Corsino, extinta há muito.

    Embora tenha havido (posteriormente, julgo) tomadas Schuko desse série, as tomadas com terra que lá têm são de um formato que nunca vi em aparelho nenhum: três orifícios, um deles de terra. Faz lembrar as tomadas do Reino Unido, mas com pinos redondos.

    Conclusão: essas tomadas terem terra u não é irrelevante, nunca é conectada.

    Entretanto, ao longo dos anos algumas tomadas foram sendo mudadas


    Também já lhe ouvi chamar tomada francesa, embora a tomada com terra habitual em França tenha o pino de terra "invertido": o pino está na tomada de parede em vez de estar na ficha, assim:



    Desconheço se já assim seria nos anos '70...
  18.  # 19

    Colocado por: ClioIITambém já lhe ouvi chamar tomada francesa, embora a tomada com terra habitual em França tenha o pino de terra "invertido": o pino está na tomada de parede em vez de estar na ficha, assim:


    Sim, do que me lembro cá, num predio do inicio dos anos 80, era mais parecida com as do tipo D ou tipo M

    https://powerplugsocket.com/plugs-and-sockets/
 
0.0190 seg. NEW