Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

O pex e o multicamada têm de ser embainhados ou protegidos com manga em que situações?
    No meu entender a bainha é para a tubagem de água quente certo?
    E a manga corrugada é em que situações? É só quando o tubo passa debaixo do pavimento? Debaixo de terra precisa? E na parede o tubo de água fria pode ser chumbado sem protecção/manga?
  2.  # 2

O PEX é para ser sempre instalado dentro do tubo corrugado, seja em pavimento ou parede.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo13112023
  3.  # 3

Colocado por: VarejoteO PEX é para ser sempre instalado dentro do tubo corrugado, seja em pavimento ou parede.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SalvadorP

Isso vale também para o multicamada suponho?
  4.  # 4

Colocado por: SalvadorP

Isso vale também para o multicamada suponho?

O multicamada não é para andar dentro de tubo corrugado, mas deve andar pelas paredes e ter isolamento térmico(bom) nas águas quentes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo13112023
  5.  # 5

Colocado por: Varejote

O multicamada não é para andar dentro de tubo corrugado, mas deve andar pelas paredes e ter isolamento térmico(bom) nas águas quentes.

Ok, eu ainda estou a ponderar mas pelo que li no forum e noutros sítios acho que vou fazer em multicamada.
    Então o multicamada não precisa de reforço é isso? Só de isolamento térmico.
  6.  # 6

A legislação portuguesa não permite a passagem de troços de rede de água no pavimento sem estar protegida/ embainhada.

Tb prefiro usar MC.
    • SrR
    • 6 setembro 2023

# 7

Colocado por: VarejoteO PEX é para ser sempre instalado dentro do tubo corrugado, seja em pavimento ou parede.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SalvadorP
    e se for radiante?
  7.  # 8

Colocado por: SrRe se for radiante?
    hahah...
  8.  # 9

Colocado por: SrRe se for radiante?

Para canalizações da rede predial, não para sistemas de aquecimento/arrefecimento.

Por esse ordem de ideias também não se poderia instalar PRH, por não ser entubado.

Artigo 96º do Decreto Regulamentar 23/95, de 23 de Agosto.

Instalação
    1 - As canalizações interiores da rede predial de água fria e quente podem ser instaladas à vista, em galerias, caleiras, tectos falsos, embainhadas ou embutidas.
    2 - As canalizações não embutidas são fixadas por braçadeiras, espaçadas em conformidade com as características do material.
    3 - Na instalação de juntas e no tipo de braçadeiras a utilizar deverão ser consideradas a dilatação e a contracção da tubagem;
    4 - As canalizações exteriores da rede predial de água fria podem ser enterradas em valas, colocadas em paredes ou instaladas em caleiras, devendo ser sempre protegidas de acções mecânicas e isoladas termicamente quando necessário.
    5 - As canalizações não devem ficar:
    a) Sob elementos de fundação;
    b) Embutidas em elementos estruturais;
    c) Embutidas em pavimentos , excepto quando flexíveis e embainhadas;
    d) Em locais de difícil acesso;
    e) Em espaços pertencentes a chaminés e a sistemas de ventilação.

Hehe
    • SrR
    • 6 setembro 2023

# 10

Para canalização de consumo, não para sistemas de aquecimento/arrefecimento.

Por esse ordem de ideias também não se poderia instalar PRH, por não ser entubado.
    isto foi para dizer que sim o pex e multicamada pode levar com argamassa em cima dependendo do tipo de utilização, ja agora existe prh com o tubo encamisado
  9.  # 11

Colocado por: SrRisto foi para dizer que sim o pex e multicamada pode levar com argamassa em cima dependendo do tipo de utilização, ja agora existe prh com o tubo encamisado

Do que se vê por aqui, nenhum.
  10.  # 12

Eu estou a pensar passar tudo pela parede.
    Fiz agora a contagem aos metros e acessórios e vou fazer as contas comparativas entre MC e PPR.

Eu não tenho nem alicate nem polifusora, portanto vou ter isso em conta.

Em relação ao alicate ou polifusora, vale a pena alugar em vez de comprar? Alguém sabe onde posso alugar isso na zona de leiria/pombal/caldas da rainha/alcobaça?
    • SrR
    • 6 setembro 2023

# 13

Do que se vê por aqui, nenhum.
    tb nao disse que se via por aqui.
  11.  # 14

Pergunta sobre torneiras de esquadria.

Estou a planer meter
    1/2 - 3/4 na maquina de lavar roupa e na caldeira (MC 20)
    1/2 - 1/2 no lava louças (MC 16)
    1/2 - 3/8 no autoclismo e lavatório (MC 16)

Estou a pensar bem?
  12.  # 15

Colocado por: SalvadorPPergunta sobre torneiras de esquadria.

Estou a planer meter
    1/2 - 3/4 na maquina de lavar roupa e na caldeira (MC 20)
    1/2 - 1/2 no lava louças (MC 16)
    1/2 - 3/8 no autoclismo e lavatório (MC 16)

Estou a pensar bem?

Não tem canalizador?
  13.  # 16

Não tem canalizador?

Vou ser eu a fazer tudo.
  14.  # 17

Colocado por: SalvadorP

Vou ser eu a fazer tudo.

Puxa o autoclismo, acende o esquentador. 😉
    • SrR
    • 6 setembro 2023

# 18

ja apanhei disso.
  15.  # 19

eheh
    Nah. Eu desenrasco-me bem. Há uma ou outra coisa que não sei e que é mais facil perguntar que encontrar na net. Mas no final oriento-me sempre.
  16.  # 20

Colocado por: SrRja apanhei disso.

Também eu!!!lololl

0.0212 seg. NEW