Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Mas afinal, os joelhos fêmea de tubo de 20mm para as torneiras de esquadria de 3/4 devem ser também de 3/4 certo? Ou seja, na maquina de lavar deve estar joelhor 20mm 3/4 e torneira 3/4 - 3/4 não?
    E na caldeira vale a pena meter 3/4 ou 1/2 é suficiente?
  2.  # 22

Aproveitando a onda. Tenho um ponto de água que vem do poço no quintal que é de 1". Qual seria solução mais fácil e barata para colocar uma torneira de jardim a uns 30 metros desse ponto de água? Só preciso de atravessar uma parede de bloco, o restante do traçado seria todo pela lateral da casa, à vista.
    Pensei em multocamada de 16 ou então PEAD.
  3.  # 23

Colocado por: rjmsilvaAproveitando a onda. Tenho um ponto de água que vem do poço no quintal que é de 1". Qual seria solução mais fácil e barata para colocar uma torneira de jardim a uns 30 metros desse ponto de água? Só preciso de atravessar uma parede de bloco, o restante do traçado seria todo pela lateral da casa, à vista.
    Pensei em multocamada de 16 ou então PEAD.

Mais barato deve ser o pead. Mas como é por fora no MC podes usar aquelas uniões de aperto e não tens de gastar dinheiro no alicate. Deve ser um preço semelhante no final. Escolhe pela parte estética. Nessa situação acho que metia pead. Para estar ali por fora da parede é melhor por manter a forma original se lá bateres acidentalmente.

Se é para torneira externa de rega etc acho que tens de meter uma valcula de retenção para não haver retorno.
  4.  # 24

Colocado por: SalvadorPSe é para torneira externa de rega etc acho que tens de meter uma valcula de retenção para não haver retorno.
    Sómnte se ligar a uma rede de água que não a publica. por forma a não haver contaminação da de publica.

No exterior, se for em vala, meta PEAD.
  5.  # 25

Colocado por: SrRja apanhei disso.

Também eu há uns anos num prédio grande, alguns compradores começaram a queixar que quando puxavam o autoclismo, acendia o esquentador.

Ainda tiveram de partir umas 5 casas de banho, que tinham feito a derivação no tubo errado.

Na altura era tubo galvanizado.
  6.  # 26

Colocado por: Pedro BarradasSómnte se ligar a uma rede de água que não a publica. por forma a não haver contaminação da de publica.

Não estou a discordar porque não tenho experiência mas li ontem o manual da epal para tirar os tópicos que se aplicam à minha instalação e não é assim que interpreto estas alíneas:

a) No início da rede de rega, e a jusante do contador, deve ser colocada uma válvula de retenção em conformidade
    com o indicado no ponto 2.2, esquema 4.5, do capítulo 4;

b) As redes de rega apenas podem abastecer dispositivos destinados a rega, não sendo permitida a inserção de
    dispositivos destinados a consumo humano, devendo por isso possuir ramal de ligação próprio;

c) É permitida a alimentação de dispositivos de utilização para consumo humano, através do mesmo ramal que
    fornece uma rede de rega, desde que no início desta e a jusante da derivação para a rede de consumo, seja
    colocada uma válvula de retenção, de forma a proteger a rede de água para consumo humano;
  7.  # 27

Colocado por: Pedro BarradasSómnte se ligar a uma rede de água que não a publica. por forma a não haver contaminação da de publica.

Vai ficar separado da rede pública, é só para regar o jardim na frente da casa. Vai seguir pela parede, que faz uma saliência entre o R/C e o primeiro andar, ficando este saído uns 10cm em relação ao RC.
  8.  # 28

Se não vai meter projecto, não precisa de seguir o manual EPAL...
  9.  # 29

Colocado por: Pedro BarradasSe não vai meter projecto, não precisa de seguir o manual EPAL...

Estou a usar o manual como guia para fazer as coisas como devem ser feitas. É mais uma ferramenta de aprendizagem. Não é que não tenha projecto. Tenho, mas fui eu que fiz, para poder orçamentar e fazer as coisas de forma a não ligar o esquentador quando vou mijar :)
    • SrR
    • 6 setembro 2023

# 30

Colocado por: SalvadorPMas afinal, os joelhos fêmea de tubo de 20mm para as torneiras de esquadria de 3/4 devem ser também de 3/4 certo? Ou seja, na maquina de lavar deve estar joelhor 20mm 3/4 e torneira 3/4 - 3/4 não?
    E na caldeira vale a pena meter 3/4 ou 1/2 é suficiente?
    nao
    • SrR
    • 6 setembro 2023

# 31

Colocado por: Varejote

Também eu há uns anos num prédio grande, alguns compradores começaram a queixar que quando puxavam o autoclismo, acendia o esquentador.

Ainda tiveram de partir umas 5 casas de banho, que tinham feito a derivação no tubo errado.

Na altura era tubo galvanizado.
    sim mas ja apanhei duas situações diferentes, em que havia má ligação e outra onde as ligações estavam bem mas o esquentador arrancava ao usar a agua fria
  10.  # 32

Colocado por: SrRsim mas ja apanhei duas situações diferentes, em que havia má ligação e outra onde as ligações estavam bem mas o esquentador arrancava ao usar a agua fria

Vi uma que o vizinho do quinto andar abria a água quente, acendia o esquentador e no vizinho do sexto andar também(prédio novo).
    • SrR
    • 6 setembro 2023

# 33

Em sistemas com bombagem é mais comum isso acontecer, mas no caso que falei era numa moradia normal como muitas outras, 5min de trabalho assunto resolvido.
  11.  # 34

Colocado por: SrRnao

Não o quê? 1/2 não é suficiente? Ou não deve ser 3/4?
    • SrR
    • 6 setembro 2023

# 35

Os terminais para lavatorio, banca, bides , sanita, máquinas de lavar deixa em 1/2
  12.  # 36

Colocado por: SrROs terminais para lavatorio, banca, bides , sanita, máquinas de lavar deixa em 1/2

ok. obrigado. e do termoacomulador também?
  13.  # 37

Os pontos de água deixe tudo a 1/2, depois leva a torneira de esquadria adequada a cada uso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo13112023
    • SrR
    • 6 setembro 2023

# 38

Colocado por: SalvadorP

ok. obrigado. e do termoacomulador também?
    esses pode deixar em 3/4
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo13112023
  14.  # 39

Por curiosidade, qual é a razão de num tubo de 20 reduzir para 1/2 e depois meter uma torneira de 3/4? Ou caudal não reduz para a abertura menor, ou seja, 1/2?

0.0217 seg. NEW