Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, desde já grata a quem tirar um bocadinho para partilhar a sua opinião profissional ou experiência pessoal.

    Estamos em processo de aquisição de propriedade e em fase de orçamentos, Mangualde (Viseu).

    A propriedade não é servida por água de município e tem um furo, que naturalmente necessita de eletricidade para fornecimento (já instalada).


    Uma vez que nas costas das construções temos uma bela encosta de pinhal, o que nos parece mais viável é "subir" um depósito vertical encosta acima, para se por ventura não tivermos luz, podermos continuar a ter água.
    No entanto fomos aconselhados em 5.000lt o que nos parece um pouco exagerado (já que muito embora sejamos só dois a morar e tenhamos sempre o fim de semana com cerca de 20pessoas, o podemos "encher" quando necessário).

    Alguém com experiência semelhante?
    • SrR
    • 6 setembro 2023

     # 2

    É comum a falha de luz?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  2.  # 3

    Deve fazer um projeto
  3.  # 4

    Grata pela resposta!
    Desde que paguemos à Edp acredito que não 😉

    De qualquer modo "incomoda-me" a ideia de estar sempre a ligar e desligar a bomba sempre que se abre uma torneira ou descarga de sanita e também o (presumo eu) barulho que a bomba possa fazer (esta parte ainda não sei porque foi ligada a electricidade estes dias, em que nos enviaram um video das torneiras a jorrar água).

    Colocado por: SrRÉ comum a falha de luz?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marize
  4.  # 5

    Trabalha nessa área, presta serviços em Mangualde e gostaria de apresentar um orçamento?

    Se não, não consigo contextualizar o seu comentário.

    Colocado por: bettencourtDeve fazer um projeto
    • SrR
    • 6 setembro 2023

     # 6

    Colocado por: marizeGrata pela resposta!
    Desde que paguemos à Edp acredito que não 😉

    De qualquer modo "incomoda-me" a ideia de estar sempre a ligar e desligar a bomba sempre que se abre uma torneira ou descarga de sanita e também o (presumo eu) barulho que a bomba possa fazer (esta parte ainda não sei porque foi ligada a electricidade estes dias, em que nos enviaram um video das torneiras a jorrar água).

    essas bombas foram feitas para trabalhar assim, obviamente que em caso de falha de luz ou avaria fica sem agua em casa, na solução que pretende tem que ter em conta algumas coisas, pars funcionar por gravidade e para ter algum conforto a usar a agua o depósito vai ter que estar a uma altura superior que a casa para ter uma ideia a pressao corrente dentro de casa ronda os 2 a 3bar sensivelmente, para ter uma pressão semelhante o depósito tinha k estar a uma altura de 20 a 30 metros em relação à casa, depois outra coisa imagine que instala o depósito er enche na totalidade entretanto a luz falha ao fim de 4 anos e tem necessidade de usar o depósito, essa agua dentro do depósito ao fim de alguns anos estara salubre para consumo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  5.  # 7

    Colocado por: marizeDe qualquer modo "incomoda-me" a ideia de estar sempre a ligar e desligar a bomba sempre que se abre uma torneira ou descarga de sanita e também o (presumo eu) barulho que a bomba possa fazer (esta parte ainda não sei porque foi ligada a electricidade estes dias, em que nos enviaram um video das torneiras a jorrar água).


    Oh Marize isso não tem de acontecer. não tem um deposito pressurizado? pelo menos de 300l.
    Um deposito por gravidade,se depois não utilizar a a gua fica inquinada e impropria para utilização para agua de consumo. deve ter no minimo uma diferença de cota altimetrica de 20m (2Bar) entre a parte de baixo do deposito e o ponto de consumo ( casa)

    Pela sua conversa tem um furo? de onde abastece a a gua da sua cas?.. Não se esqueça de mandar analisar e apos receber os dados dessa analise, proceder à instalação do sistema de tratamento/ depuração aconselhado.

    Marize... tem aí muitas pontas soltas... Mas antes de tudo gaste o dinheiro no fundamental, deixe o acessório.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  6.  # 8

    Colocado por: marizeDe qualquer modo "incomoda-me" a ideia de estar sempre a ligar e desligar a bomba sempre que se abre uma torneira ou descarga de sanita e também o (presumo eu) barulho que a bomba possa fazer


    Colocado por: SrRenche na totalidade entretanto a luz falha ao fim de 4 anos e tem necessidade de usar o depósito, essa agua dentro do depósito ao fim de alguns anos estara salubre para consumo


    Colocado por: Pedro BarradasUm deposito por gravidade,se depois não utilizar a a gua fica inquinada e impropria para utilização para agua de consumo


    Enche o depósito com a bomba sempre que necessário, por exemplo abaixo de determinado nível do depósito e abastece a casa do depósito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  7.  # 9

    Quando lá formos novamente vou tirar uma fotografia à bomba, porque pode trazer mais informação (espero que não muito assustadora 😅)

    A nossa intenção é ir usando o depósito diariamente e quando estiver abaixo de determinado nível, voltar a ligar à bomba.

    A questão dos metros é o que nos preocupa porque acredito que esteja perto dos 20mts e que possamos ter de o elevar.
    Pergunta inocente, há alguma aplicação de telemóvel que nos permita medir de um ponto ao outro?

    Colocado por: essas bombas foram feitas para trabalhar assim, obviamente que em caso de falha de luz ou avaria fica sem agua em casa, na solução que pretende tem que ter em conta algumas coisas, pars funcionar por gravidade e para ter algum conforto a usar a agua o depósito vai ter que estar a uma altura superior que a casa para ter uma ideia a pressao corrente dentro de casa ronda os 2 a 3bar sensivelmente, para ter uma pressão semelhante o depósito tinha k estar a uma altura de 20 a 30 metros em relação à casa, depois outra coisa imagine que instala o depósito er enche na totalidade entretanto a luz falha ao fim de 4 anos e tem necessidade de usar o depósito, essa agua dentro do depósito ao fim de alguns anos estara salubre para consumo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marize
  8.  # 10

    Caro Pedro, pontas soltas ainda não vamos a meio de as descobrir 😉 mas a principal questão, é que a única pessoa que estava a par das instalações foi exactamente quem faleceu.

    . Furo feito (não sabemos há quanto tempo, com que empresa, a que profundidade, nem o tipo de tubagem usado).

    . lá fui para o dr google ver o que era um depósito pressurizado, mas não não temos

    . Abastece 3 pontos da propriedade

    . Não pretendemos usar para consumo alimentar, apenas para lavagem de roupas, banhos, afins; mesmo assim e saindo transparente. aconselha análise?

    . Há alguma aplicação em telemóvel que me permita medir a altura? Aparentemente estará perto dos 20mts, mas poderíamos ter de o elevar um pouco.

    Em conclusão muito gratos pelos seus comentários sempre tão esclarecedores e directos ao ponto! O foco de investimento não será este (a menos que o barulho seja de facto irritante), mas é sem dúvida algo que ao avançarmos com alteração de canalização, teremos de já ter em mente.

    Colocado por: Pedro Barradas
    Oh Marize isso não tem de acontecer. não tem um deposito pressurizado? pelo menos de 300l.
    Um deposito por gravidade,se depois não utilizar a a gua fica inquinada e impropria para utilização para agua de consumo. deve ter no minimo uma diferença de cota altimetrica de 20m (2Bar) entre a parte de baixo do deposito e o ponto de consumo ( casa)

    Pela sua conversa tem um furo? de onde abastece a a gua da sua cas?.. Não se esqueça de mandar analisar e apos receber os dados dessa analise, proceder à instalação do sistema de tratamento/ depuração aconselhado.

    Marize... tem aí muitas pontas soltas... Mas antes de tudo gaste o dinheiro no fundamental, deixe o acessório.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marize
  9.  # 11

    É exactamente esse o nosso plano 🙌
    Basta perceber se é "romântico" ou se tem de facto pernas para andar 🥸

    Colocado por: SEEING
    Enche o depósito com a bomba sempre que necessário, por exemplo abaixo de determinado nível do depósito e abastece a casa do depósito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marize
    • SrR
    • 6 setembro 2023

     # 12

    Colocado por: SEEINGEnche o depósito com a bomba sempre que necessário, por exemplo abaixo de determinado nível do depósito e abastece a casa do depósito.
    sim pode fazer isso, mas nao invalida o facto que se existir pouco consumo ter agua muito tempo estagnada.
  10.  # 13

    Ora, vamos por partes que temo que exista aqui alguma confusão.

    Sobre tipos de furos e bombas: existem furos (poços) a relativamente baixa profundidade (normalmente são mais largos/dá para olhar lá para dentro através de um acesso superior) e furos com profundidades mais elevadas (p.e. aqui em casa tenho a 62 metros). Os tipos de bombas utilizados tendem a ser diferentes porque neste último tipo, o buraco é muito mais fino e dá para pouco mais do que a bomba.

    Quanto mais profundo o furo, maior a probabilidade de a água ter menos contaminações.

    Para utilizar a água do furo em casa (e não tocando para já na questão do seu tratamento) e uma vez que não aparenta que a luz falte com tanta frequência, algures no circuito deve ter um vaso de expansão (p.e. de 100L para cima). A função desta peça é precisamente impedir que a bomba esteja constantemente a ligar sempre que abre uma torneira. Quanto maior a capacidade do vaso, menos vezes irá ligar. Recomendo em inox para ser mais durável. Portanto tendo isto (que a meu ver, é imprescindível ter no circuito), não precisa do depósito no topo da colina.

    Agora sobre o tratamento: é aqui que as coisas complicam. Aqui em casa deixei de usar o furo porque era um cheiro danado a ferrugem (apesar de já ter tirado uns valentes milhares de litros de água). Existem filtros de sedimentos com várias medidas de filtragem que resolveram em parte o problema mas não a 100%. Para já uso apenas no quintal (que é onde realmente me faz falta a água) e daqui a uns tempos e após obras, pondero colocar um circuito de água apenas para o furo para a poder utilizar em máquinas e talvez banhos. Mas isto, só se resolver como deve ser o problema da ferrugem que até a ver, está a ser chato.

    Ah e quanto a gastos: a minha bomba é de 1600watts e quando estava a usar a água em casa E no quintal, estava a gastar cerca de 4.5€ de electricidade por mês. Estes valores incluem rega algumas horas por dia e encher uma piscina de 50m^3. Em suma: não se preocupe com o custo da electricidade :)
  11.  # 14

    Regresso a este tema porque tem sido tanta coisa, que até então não era prioridade, mas nos sinto que finalmente chegou o momento de investir para deixar de andar de garrafão atrás.

    "vaso de expansão", parece-me ser o que necessitamos!

    Temos um furo a profundidade incerta (não conseguimos identificar a empresa que o fez e a que contactámos agora, disse que a única maneira de o descobrir, era puxando a bomba para fora e medindo; e que uma vez que ele está a funcionar, não lhe parece frutífero ter essa despesa).

    Deixo em anexo algumas fotos e as seguintes dúvidas, que desde já agradeço eventual acompanhamento:

    . vaso de expansão em fibra de vidro ou inox?
    . algum dos dois pode ficar ao ar livre (grandes diferenças de temp entre inverno e verão)
    . qual a capacidade para neste momento estar a servir ligação directa e a partir da primavera, termos depósito (é indiferente?)

    Agradecidos!

    Colocado por: tgferreira
      Screenshot_20231226_155610_WhatsAppBusiness.jpg
      Screenshot_20231226_155603_WhatsAppBusiness.jpg
      Screenshot_20231226_155556_WhatsAppBusiness.jpg
  12.  # 15

    Hoje às 14h teremos uma reunião com uma das empresas que assegura sondagens e captações de água na zona de Viseu e o que eles nos recomendaram foi:

    . Autoclave inox 100Lt
    PVP 446€ ; desconto 30% + IVA

    (a mim sempre que me dizem estas contas fico baralhada, mas pronto, há-de ser algo perto de 385€ + montagem)

    Falámos de inox, não só porque era o que o sr meu marido queria, mas também porque resiste melhor às intempéries e não tínhamos de no imediato lhe construir uma casinha (ao vaso! que o meu marido já tem 🥸 )
  13.  # 16

    O meu de ferro ainda ando na guerra com a garantia, pelo que n aconselho de forma alguma.

    Não esquecer de verificar a pressão 2 a 3x por ano.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
 
0.0222 seg. NEW