Iniciar sessão ou registar-se
    • RaulS.
    • 6 setembro 2023 editado

# 1

Boa noite,

Escrevo este post para pedir a vossa opinião relativamente a um esboço que fiz, antes de o entregar ao projetista (para servir como base/guia ao projeto final).

O terreno tem algumas particularidades, entre as quais:
    • Declive com declive de Poente (zona mais alta) para Nascente (zona mais baixa);
    • As dimensões do terreno exigem que a casa tenho um formato retangular;
    • A melhor vista está direcionada para Nascente, o resto está virado para vizinhos;

Algumas das condicionantes que me levaram a fazer o esboço que fiz foram:
    • Querer colocar a zona social na zona da Nascente com varanda nessa zona;
    • Diminuir ao máximo a execução de muros de contenção de terras, daí poder ter de alterar o piso -1 assim que receber o levantamento topográfico;
    • Querer separar a zona social dos quartos;
    • Evitar colocar janelas de grandes dimensões a Norte;
    • Não me estender demasiado no orçamento;
    • Entradas da casa diretamente para a zona social;

O que me chateia um pouco relativamente aos esboços que fiz é o facto de achar que os corredores são um grande desperdício.

Piso R/C: https://ibb.co/NC4tJ87
    Piso -1: https://ibb.co/c331Dqz

Todas as sugestões são bem-vindas.
    Obrigado desde já;
      Piso-1.jpg
      Piso-R-C.jpg
  1.  # 2

Boas Raul.
    Este é o mesmo terreno de 2021 quando queria fazer uma moradia geminada?

Não desfazendo dos seus esboços.
    Acho que precisa de Arqutictura!
    A exposição solar não parece de todo ideal mas em termos de configuração dá para fazer aí umas coisas fora da caixa, encaixando no declive e não esticando o orçamento.
    Por exemplo, quer as entradas para a zona social e privacidade para os quartos, no entanto quem usar a entrada principal entra "pela cozinha" que vai ser muito raro pelo que parece e vai passar por todos os quartos que ou estão arrumados ou vai ser incómodo...

Por exemplo, pensando fora da caixa.
    Pq não fazer a garagem ao nível superior uma antecâmara generosa de distribuição e passar a zona social para baixo e os quartos para cima?
    Isso tem potencial para umas coisas giras.
    Não limite a criatividade do arquitecto.
    Peça riscos e sarabiscos em papel para ir apreciando antes de ir para desenhos mais completos.

Abr.
    Vá dizendo coisas que parece-me ter potencial!
    Abr.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RaulS.
  2.  # 3

Colocado por: RaulS.
    a um esboço que fiz, antes de o entregar ao projetista (para servir como base/guia ao projeto final).

;
      Piso-1.jpg
      Piso-R-C.jpg

Não faça isso..

Uma questão que faço, um pouco off-topic.

Sempre se usou em Portugal a expressão projetista em vez de arquiteto?

Sinto que é uma coisa recente.. ou estou enganado?
  3.  # 4

Colocado por: Bragas VSempre se usou em Portugal a expressão projetista em vez de arquiteto?
    Sempre houve projectistas... Acho que até há uns anos (quando projectistas) podiam assinar projectos de arq. eram frequentemente mais usados por prestarem um serviço mais barato. Um arquitecto era alguém de "luxo".

Se bem que ao que por aqui aparece às vezes... Voltem projectistas. Porque os desenhos que aqui aparecem de arquitectos a profissão decaiu a meu ver, talvez por só eles poderem assinar de há uns anos para cá...
    Perdoem-me arqs. aqui do fórum.
    Tendo sido desenhador (de estirador e lâmina) têm de concordar cmg que o que por aqui às vezes ingressa é de bradar... Mesmo que muitas vezes não sejam pagos para mais... é um nome de respeito "Sr. Arquitecto" não devia ser menosprezado.

Off-topic mode: OFF
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
  4.  # 5

Colocado por: gil.alvesTendo sido desenhador (de estirador e lâmina)

E papel da marmelada.
    :)))
    Concordam com este comentário: gil.alves
  5.  # 6

Colocado por: RaulS.Todas as sugestões são bem-vindas.

Olá.
    O meu conselho é: Não faça desenhos. Escreva.
    Deixe-o fazer o trabalho dele.

Há inumeros topicos sobre este tema, pesquise um pouco. É contraproducente e perigoso entregar esboços ao seu Arquitecto. Esqueça isso.
  6.  # 7

Colocado por: RaulS.antes de o entregar ao projetista (para servir como base/guia ao projeto final).
    isso é um erro.

o que devia fazer era descrever o que quer e entregar essa descrição ao arquitecto. é muito mais útil.
  7.  # 8

Colocado por: gil.alvesBoas Raul.
    Este é o mesmo terreno de 2021 quando queria fazer uma moradia geminada?

Não desfazendo dos seus esboços.
    Acho que precisa de Arqutictura!
    A exposição solar não parece de todo ideal mas em termos de configuração dá para fazer aí umas coisas fora da caixa, encaixando no declive e não esticando o orçamento.
    Por exemplo, quer as entradas para a zona social e privacidade para os quartos, no entanto quem usar a entrada principal entra "pela cozinha" que vai ser muito raro pelo que parece e vai passar por todos os quartos que ou estão arrumados ou vai ser incómodo...

Por exemplo, pensando fora da caixa.
    Pq não fazer a garagem ao nível superior uma antecâmara generosa de distribuição e passar a zona social para baixo e os quartos para cima?
    Isso tem potencial para umas coisas giras.
    Não limite a criatividade do arquitecto.
    Peça riscos e sarabiscos em papel para ir apreciando antes de ir para desenhos mais completos.

Abr.
    Vá dizendo coisas que parece-me ter potencial!
    Abr.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RaulS.

Boas Gil,

Este projeto não tem relação com o da geminada.

Antes de mais obrigado pelo comentário, ao ler o seu comentário deu-me uma nova perspectiva sobre como poderá ser reajustada a disposição dos compartimentos.

O meu objetivo para este projeto seria pensar numa casa também já para a velhice, daí ter tentado “enfiar” tudo no piso do R/C e deixar apenas a lavandaria, arrumos e estacionamento coberto para o piso -1.

Vou tentar explorar novas hipóteses e procurar um auxílio do Arquiteto.

Obrigado pelas dicas.
  8.  # 9

Colocado por: Bragas V

Não faça isso..

Uma questão que faço, um pouco off-topic.

Sempre se usou em Portugal a expressão projetista em vez de arquiteto?

Sinto que é uma coisa recente.. ou estou enganado?

Bem quando disse projetista estava-me a referir ao gabinete de projetos, que no meu caso, pelo que sei, é um constituido por 1 Eng, + 1 Arq. + 1 Desenhador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V

0.0163 seg. NEW