Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Irei colocar painéis solares em casa. Contudo, a minha dúvida foca-se nas baterias, se devo ou não colocar.
    Como consigo calcular o ganho que terei com o investimento em baterias?
    Como sei quantas baterias devo colocar?
    Vejo kits de 12, 24 e 48 volts. O que significa ter um sistema de 48V?
    O que aconselham?

    Obrigado
  2.  # 2

    Alguém consegue ajudar? Obrigado
  3.  # 3

    Imagine que instala uma bateria de 5kwh de capacidade e que a carrega com os painéis. Terá essa capacidade para usar depois do sol ir embora. Imaginando que compra o kwh a 0,20€. Terá uma poupança de 1€ por dia. Isto de uma forma muito simplista, porque nem todos dias irá conseguir carregar a bateria na totalidade, ou porque não pode descarregar completamente a bateria ou porque pode comprar o kwh mais barato.

    Resumindo e baralhando, uma bateria só compensará se conseguir apoio do Fundo ambiental. Mais vale vender os excedentes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DuarteRamos
  4.  # 4

    Hoje um amigo mostrou-me um pack montado por ele com células LFP, 11kWh. Ficou-lhe mais barato que 4,5kWh Pylon e essas são das mais baratas no mercado.
    Claro que é preciso ligar fios e ter trabalho, mas porra que fiquei a coçar a cabeça.
    Ficou mais barato que o meu pack, que fiz com células de VE em segunda vida.
    Parece que os preços estão mesmo a vir por aí abaixo ✌️

    Nesta ordem de valores (<150€/kWh) já faz muito muito sentido.

    Em relação ao post original, 48V sempre. Quanto mais alta a tensão do pack menor a corrente para a mesma potência. Também há baterias de alta tensão, mas o mais habitual é 48V
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DuarteRamos
  5.  # 5

    Obrigado a ambos pelo feedback.
    Irei deixar tudo preparado para colocar baterias e optar já por um inversor híbrido.
    Quanto a eficiência/benefício das baterias continuarei a estar atento para ver quando devo avançar.
  6.  # 6

    Colocado por: rjmsilvaImagine que instala uma bateria de 5kwh de capacidade e que a carrega com os painéis. Terá essa capacidade para usar depois do sol ir embora. Imaginando que compra o kwh a 0,20€. Terá uma poupança de 1€ por dia. Isto de uma forma muito simplista, porque nem todos dias irá conseguir carregar a bateria na totalidade, ou porque não pode descarregar completamente a bateria ou porque pode comprar o kwh mais barato.

    Resumindo e baralhando, uma bateria só compensará se conseguir apoio do Fundo ambiental. Mais vale vender os excedentes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DuarteRamos


    Estava aqui a fazer umas contas, e digam-me deu estou errado:
    Uma bateria de 2.4kwh a custar cerca de 800€
    Se por dia neste momento estiver a ir buscar 2kwh à rede durante a noite e imaginando que os painéis carregavam as baterias durante o dia, por dia pouparia cerca de 0,40€.
    Ou seja, em 5 anos e meio tinha a bateria paga (assumindo que a energia se mantinha aos 20 cêntimos). Estou certo?
  7.  # 7

    Sim, mas por favor não pague 20cts/kWh :-)
    Há tarifários muito mais em conta
    Concordam com este comentário: DuarteRamos
  8.  # 8

    Colocado por: Bruno.AlvesSim, mas por favor não pague 20cts/kWh :-)
    Há tarifários muito mais em conta


    O que manda o prazo de retorno muito mais para cima. Não esquecer que o inversor hibrido é muito mais caro e é preciso de ver se a bateria tem BMS ou não. É preciso comparar os preços de um sistema completo e não olhar só para o preço da bateria.
    • dom123
    • 14 setembro 2023 editado

     # 9

    Colocado por: Bruno.AlvesSim, mas por favor não pague 20cts/kWh :-)
    Há tarifários muito mais em conta

    A menos de metade
    Iria precisar de mais de 10 anos para pagar as baterias
  9.  # 10

    Colocado por: dom123
    A menos de metade
    Iria precisar de mais de 10 anos para pagar as baterias


    Presumindo que a carrega todos os dias.
    • eu
    • 14 setembro 2023

     # 11

    A - Usar bateria para providenciar 2 KWh por noite: após 10 anos, ganhou... ZERO. Apenas amortizou a bateria.

    B - Vender esses 2 KWh como excedentes a 7 cêntimos por KWh: após 10 anos ganhou: 280 €

    Qual será a decisão mais acertada?
  10.  # 12

    Apenas uma correção nas contas....

    365,25 dias x 10 anos x 2kWh x 0,07€/kWh = 511,35€
    Ou seja, cerca de 51,14€/ano.
    Destes, tem de retirar 28% para o estado, ficando portanto 36,82€ de ganho por ano, ou 368,17€ ao fim de 10 anos :-)

    A saber:
    - uma bateria de 2kWh brutos tem provavelmente apenas uns 1,2kWh úteis (funcionará entre os 20 e 80%), portanto, apensa 60% da capacidade, o que vai aumentar ainda mais o tempo de amortizamento
    - se usar a bateria, esta poderá ser carregada e descarregada várias vezes ao dia, diminuindo um pouco o tempo de amortizamento
    - com a ajuda que o estado dá, se der para ter a bateria e a diferença para um inversor hibrido, ficando a custo zero, estará a ganhar logo no dia um
    • zed
    • 14 setembro 2023

     # 13

    Colocado por: mafgodDestes, tem de retirar 28% para o estado, ficando portanto 36,82€ de ganho por ano, ou 368,17€ ao fim de 10 anos :-)

    Está isento de IRS até aos 1000 € anuais.
  11.  # 14

    Os ganhos são englobados ao rendimento, certo?
    O que está isento é a segurança social.
    • eu
    • 14 setembro 2023

     # 15

    Colocado por: mafgod365,25 dias x 10 anos x 2kWh x 0,07€/kWh = 511,35€

    Eu fiz um desconto por causa dos dias em que não vai produzir excedentes.

    Colocado por: mafgodDestes, tem de retirar 28% para o estado

    Até 1000 € por ano não paga IRS.
    • eu
    • 14 setembro 2023

     # 16

    Colocado por: mafgodOs ganhos são englobados ao rendimento, certo?

    Não, a tributação é autónoma. https://www.doutorfinancas.pt/energia/renovaveis-do-licenciamento-ao-irs-eis-as-respostas-que-precisa-de-saber/
    • eu
    • 14 setembro 2023 editado

     # 17

    E depois há ainda outra vertente nas contas: se investir os 800 € da bateria numa aplicação que lhe dê 4% ao ano, ainda vais receber mais 32 € por ano, 320 € ao fim dos 10 anos.

    É por isso que eu defendo que na maior parte dos casos, não compensa financeiramente instalar baterias.
    • eu
    • 14 setembro 2023

     # 18

    Colocado por: mafgodcom a ajuda que o estado dá, se der para ter a bateria e a diferença para um inversor hibrido, ficando a custo zero, estará a ganhar logo no dia um


    Pois, isso muda tudo!
    Concordam com este comentário: DuarteRamos
  12.  # 19

    Colocado por: DuarteRamos

    Estava aqui a fazer umas contas, e digam-me deu estou errado:
    Uma bateria de 2.4kwh a custar cerca de 800€
    Se por dia neste momento estiver a ir buscar 2kwh à rede durante a noite e imaginando que os painéis carregavam as baterias durante o dia, por dia pouparia cerca de 0,40€.
    Ou seja, em 5 anos e meio tinha a bateria paga (assumindo que a energia se mantinha aos 20 cêntimos). Estou certo?

    O módulo de 2,4 custa 800 euros, mas ainda tem de juntar a base e o bastidor. Ou seja a base começa nos 1000 euros e cada 2,4 adicionais custa 800 euros. Não esqueça que tem comprar inversor híbrido em vez de um normal.
    O retorno anda na melhor das hipóteses em 10 anos. No inverno não vai conseguir provavelmente acumular 2,4 kw do solar.
    Além disso só usa na melhor das hipóteses 85-90% da capacidade da bateria.
    No inverno só resta, e é preciso que o inversor permite, carregar a bateria na hora de vazio para usar em cheias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
  13.  # 20

    Não é necessária base nem bastidor. Um familiar tem 3 módulos desses Pylon sem mais nada. O bastidor é arrumadinho, mas de todo não é necessário.

    Mas concordo, as contas são muito difíceis de justificar a 200-300€/kWh.
    Fazendo um pack a preços muito mais baixos faz algum sentido. A mim aquece-me o coração andar há várias semanas como nesta imagem. Mas é preciso muito mais de 2,4kWh.
      Screenshot_2023-09-14-21-38-34-942_org.emoncms.myapps.jpg
 
0.0232 seg. NEW