Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,


    A nossa ideia é ter área útil de 160m2 + piscina 40m2, construção térrea em L (recto ou obtuso ) e se couber no orçamento, garagem.
    Tenho este terreno em vista, mas estou com algumas dúvidas.
    Estas dúvidas prendem-se com o poço existente.
    Tratando-se de um arruamento em que as habitações têm afastamentos da via pública mt dispares (desde à face até 20mts), estou certo que, seguindo a premissa de que não há outra condicionante no PDM, possa começar a construção para lá do poço?
    Se for financeiramente viável, o objectivo é manter o poço, mas construindo antes do mesmo, terei bastante sombra da mansão ao lado que tem 7/7,25m de altura.

    Se não puder construir além poço, a a sombra vai-me fazer tanta diferença ao ponto de me arrepender?
    Ou fechar o poço é a melhor opção?

    Segue alguma informação e fotos, não sei se ajuda:

    CP - actualizado em 2021
    área terreno 1341m2
    área implantação 200m2
    área bruta dependente 50m2
    área bruta construção 300m2
    REN 315m2

    Espaço Habitacional 3 / PDM
    àrea de implantação máx 60% da àrea edificável

    Afastamentos / PDM
    afastamento posterior min. 5m
    profundidade edificio máx 18m
    afastamento lat min 3m

    medidas
    poço > via Publica 14,20m
    Frente 20m
    afastamento Via Publica Vizinho 7,50m
    Altura cumeeira Vizinho 7,25/7m
      implantação.jpg
      Altura_viz.jpg
      área_Terreno.jpg
  2.  # 2

    bolas tem ai uma casa do vizinho encostada, bem deve estar legal mas é estranho só mesmo vendo o regulamento da camar.
    de qualquer forma a exposição solar do seu terreno é boa e essa casa do vizinho nem é grande mal, se o Pedro não tivesse logo á partida essa ideia do L, o facto de o vizinho estar encostado até podia ser algo a tirar partido ou seja o Pedro poder tambem encostar algo.
    quando falar com o arquiteto não fale disso do L á partida, deixe ver o que ele propõe.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedrobarbosa7
  3.  # 3

    Colocado por: marco1bolas tem ai uma casa do vizinho encostada, bem deve estar legal mas é estranho só mesmo vendo o regulamento da camar.
    de qualquer forma a exposição solar do seu terreno é boa e essa casa do vizinho nem é grande mal, se o Pedro não tivesse logo á partida essa ideia do L, o facto de o vizinho estar encostado até podia ser algo a tirar partido ou seja o Pedro poder tambem encostar algo.
    quando falar com o arquiteto não fale disso do L á partida, deixe ver o que ele propõe.



    O L era para ter todas as assoalhadas comunicaveis pelo exterior, viradas a sul/poente, proteger a piscina dos ventos de norte ( zona litoral norte ) e também pq a familia é grande e convivemos todos os fds, queremos a nossa privacidade. Nesta zona, arranjar um terreno com esta exposição solar a tardoz + frente larga, não é fácil. Mas claro, estou aberto a sugestões, é um dos objectivos de pedir ajuda e que agradeço desde já.

    Tem alguma opinião sobre a questão do poço?

    O terreno ainda não está escriturado. Também ainda não tenho arquitecto, mas já tenho referências. Nesta fase, poderei condicionar a escritura à opinião do arquitecto sobre a possibilidade de construção do que procuramos? Os arquitectos prestam este tipo de consultoria? Estamos a falar de que ordem de valores p/ esta consulta ( não faço a minima ideia )?


    OBS:O vizinho legal não está, tem construções edificadas dentro da delimitação REN. Mas isso também não importa, não iria colocar problemas, é o espaço que eles criaram ao seu goste e necessidade, respeito. Só não queria era limitar o nosso espaço e a exposição solar.
  4.  # 4

    chegue a casa mais para a frente, se for preciso fecha-se o poço
    se puser para alem do poço a fachada principal vai ficar quase toda a manha com sombra do vizinho, se chegar mais para a frente, essa fachada apanha mais sol da manha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedrobarbosa7
  5.  # 5

    Colocado por: marco1chegue a casa mais para a frente, se for preciso fecha-se o poço
    se puser para alem do poço a fachada principal vai ficar quase toda a manha com sombra do vizinho, se chegar mais para a frente, essa fachada apanha mais sol da manha.


    Entendido, mas fica-me a dúvida se nos meses em que o sol vai andar mais baixo, a(s) fachada(s) virada(s) a sul poente não vai(ão) ficar(em) maioritariamente à sombra, sendo que essa(s) vai(ão) ser a(s) fachada(s) envidraçadas.
  6.  # 6

    Colocado por: pedrobarbosa7A nossa ideia é ter área útil de 160m2 + piscina 40m2, construção térrea em L (recto ou obtuso ) e se couber no orçamento, garagem.


    Colocado por: pedrobarbosa7CP - actualizado em 2021
    área terreno 1341m2
    área implantação 200m2
    área bruta dependente 50m2
    área bruta construção 300m2
    REN 315m2


    area util é diferente de area bruta.

    e só pode implantar 200m2. Se calhar vai ter que fazer alguns quartos num segundo piso.

    quando ao poço. acho que é má ideia o destruir. Como as coisas estão, é sempre uma mais valia para regar o jardim, lavar os carros, ou encher a piscina. certamente que o arquitecto consegue integrar o poço na implantação da casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedrobarbosa7
  7.  # 7

    Colocado por: pauloagsantos



    area util é diferente de area bruta.

    e só pode implantar 200m2. Se calhar vai ter que fazer alguns quartos num segundo piso.

    quando ao poço. acho que é má ideia o destruir. Como as coisas estão, é sempre uma mais valia para regar o jardim, lavar os carros, ou encher a piscina. certamente que o arquitecto consegue integrar o poço na implantação da casa.


    160m2 de útil, são seguramente mais de 200m2 de bruta? Se neste terreno não puder fazer moradia térrea c/160m2 de área útil, começo a ponderar desistir.

    Os 200m2 de implantação também me fazem um bocado de confusão, tratando-se de EH3, pelo PDM, nesta zona é permitido implantação de até 60% da área edificável do lote. Tirando REN e afastamentos, sobrariam mais de 500m2, o que representaria mais de 300m2 de área de implantação. Se 50m2 são dependente, deveriam ser 250m2 de implantação. Estou correcto ou falta-me algum factor?

    As áreas que apresento acima são da CP actualizada em 2021. Pedindo um PIP, poderia haver alteração? Se sim, este PIP é preferível ser feito por arqº ou fazê-lo eu não influencia o resultado final?

    Poço - também só o destruiria se dificultar a arquitectura. Mas sinceramente, não faço ideia do estado do mesmo. Imaginando que teria que fazer uma intervenção de fundo no poço, gastaria mt mais do que fechá-lo? tem um diametro de 2/2.5m, profundidade não sei.
 
0.0129 seg. NEW