Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Dá para usar sem cloud atraves de MQTT e fica independente da cloud.

Shelly é Búlgara e como é obvio manda fazer na china como tudo o resto que tem em casa.
    Concordam com este comentário: Tjda
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alexpr
  2.  # 2

Colocado por: trgoncalvesDá para usar sem cloud atraves de MQTT e fica independente da cloud.

Shelly é Búlgara e como é obvio manda fazer na china como tudo o resto que tem em casa.
    Concordam com este comentário:Tjda

Bom dia, foi difícil implementar o servidor MQTT? O que é necessário? Pois eu não sou apologista de clouds, ficar dependente. E estou a pensar futuramente usar dispositivos da Shelly para controlo e medição de energia, em quadros e tomadas. A casa principal foi logo construída de raiz com equipamento legrand, desde estores a iluminação. Está top. Recomendo a toda a gente. Mas tenho um anexo que não tem nada e não vou substituir os interruptores nem o resto, Legrand é bom mas caro. Queria algo menos intrusivo e barato. E colocar Shelly parece ser uma boa opção. ( Se houver outra marca boa e mais barata, agradeço que indiquem) mas a história da Cloud deixa-me apreensivo. Muito obrigado
  3.  # 3

Colocado por: trgoncalvesDá para usar sem cloud atraves de MQTT e fica independente da cloud.

E dá com Home Assistant, certo? Alguém tem?
  4.  # 4

Eu tenho alguns Shellys e funcionam bem com um servidor MQTT. Tenho um Servidor Home Assistant, com mqtt instalado e 0 problemas. Tenho um Shelly EM Pro, 1 Shelly tomada, 2 Shellys Floods e 2 sensores de fumo. Tudo impecável.

E o melhor, Offline ligado apenas por mqtt.
    Se precisar de ter ligação para ter as horas certas no Shelly, o Home assistant tem também um servidor para dar a hora aos equipamentos, evitando assim a ligação á net.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, RUIOLI
    • zed
    • 11 janeiro 2026 editado

# 5

Colocado por: euA cloud não é grátis, está incluída no custo dos dispositivos.

A Cloud que estás a usar hoje é paga pela venda de novos dispositivos amanhã. É um modelo que facilmente cai por terra se não houver crescimento contínuo nas venda de novos dispositivos, como não faltam casos por aí.
    • zed
    • 11 janeiro 2026

# 6

Colocado por: fabsilShelly também funciona sem cloud.

Certíssimo. O que eu queria ter dito é dispositivos que precisem de Cloud grátis para funcionar.

Tenho 45 Shelly sem Cloud, nada a apontar.
    • eu
    • 11 janeiro 2026

# 7

Colocado por: zed
    A Cloud que estás a usar hoje é paga pela venda de novos dispositivos amanhã. É um modelo que facilmente cai por terra se não houver crescimento contínuo nas venda de novos dispositivos, como não faltam casos por aí.

O que custa nos serviços cloud é acima de tudo o desenvolvimento, depois de estar online o custo é baixo. O único risco é a empresa falir.
    • hangas
    • 11 janeiro 2026 editado

# 8

Colocado por: euO único risco é a empresa falir.

No caso do Shelly não ha grande risco porque a cloud é opcional e os dispositivos suportam outros standards de integração abertos.

Já outros dispositivos (como os AC da Mitsubishi por exemplo) só funcionam com a cloud do fabricante sem hipótese de controlo local.
    Na realidade o procolo (API) local foi crackado o ano passado :)
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  5.  # 9

Colocado por: hangas

No caso do Shelly não ha grande risco porque a cloud é opcional e os dispositivos suportam outros standards de integração abertos.

Já outros dispositivos (como os AC da Mitsubishi por exemplo) só funcionam com a cloud do fabricante sem hipótese de controlo local.
    Na realidade o procolo (API) local foi crackado o ano passado :)

E os AC da daikin?
  6.  # 10

Colocado por: taunusE os AC da daikin?

Não conheço em detalhe. Sei da Mitsubishi pois é a marca dos meus.

Mas tipicamente os fabricantes preferem o modelo da comunicação pelos servidores deles, e mais fácil e fiável por os equipamentos comunicar via internet do que diretamente onde há muito mais variáveis que estão fora do controlo deles ( e as vezes até do utilizador) que podem frustrar a experiência de utilização para utilizadores comuns.

Eu defendo que ainda assim uma opção local de integração usando standards abertos devia ser obrigatória, sem prejuízo da solução do fabricante.
  7.  # 11

Para além de que obtêm informação valiosa acerca da utilização dos aparelhos.
    Concordam com este comentário: eu, hangas

0.0176 seg. NEW