Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Eu não percebo muito destes assuntos, portanto vou tentar explicar a situação da melhor maneira que puder:

Em 2021 estava a procurar moradias na internet, vi uma (em projeto) que me interessou (um lote de entre 6) e entrei em contato com a mediadora imobiliária responsável. A primeira coisa que tive de fazer foi comprar o respetivo lote de terreno, fomos ao notário, o terreno apareceu no meu nome nas finanças, tenho os documentos, tudo bem. Disseram-me que iam então tratar de meter os "projetos"/documentos à câmara de Guimarães; entretanto assinei dois mandatos para que o arquiteto responsável me possa representar, um para alteração do loteamento e outro para dar entrada ao processo de construção; na mensagem mais recente disseram-me que estão à espera que a câmara emita as taxas para pagamento para poder começar as obras de urbanização e meter os respetivos projetos das moradias. Tudo isto já vai com dois anos.

Eu como não percebo destas andanças, a minha pergunta é se isto é normal? Tanta burocracia, tanta demora? Ou estarei de alguma forma a ser enganado?

Alguém me pode esclarecer?

Obrigado.
  2.  # 2

Colocado por: davepentretanto assinei dois mandatos para que o arquiteto responsável me possa representar

Erro de palmatória. Com isso perde o total controlo dos procedimentos

Colocado por: davepse isto é normal? Tanta burocracia, tanta demora?

Em principio sim.
  3.  # 3

Colocado por: zedasilva
    Erro de palmatória. Com isso perde o total controlo dos procedimentos

Em principio sim.

Eu na verdade não me importo com isto já que eu não percebo do assunto e prefiro que alguém entendido o faça por mim, o qu eme está a preocupar é a falta de transparência e extrema demora em tudo e queria por isso confirmar com outras pessoas se é assim que as coisas rolam?
  4.  # 4

Colocado por: davepEu na verdade não me importo com isto já que eu não percebo do assunto e prefiro que alguém entendido o faça por mim

Continuariam a fazer tudo por si também mas para cada passo o davep teria que ser informado e dar autorização.
    Desta forma nunca sabe em que fase está o processo.
    Pode estar tudo a correr dentro da normalidade como também pode haver atrasos por culpa de quem está a gerir o processo.
    A construção irá ser igualmente gerida pela imobiliária?
    Os projetos de arquitetura e de especialidades para a sua casa já está aprovado?
  5.  # 5

a quantia que pagou cobre o valor do terreno ou pagou já mais algo para alem deste valor?
  6.  # 6

Colocado por: marco1ou pagou já mais algo para alem deste valor?

Muito provavelmente pagou o preços dos projetos e a comissão da imobiliária pelo menos
  7.  # 7

Muito provavelmente pagou o preços dos projetos e a comissão da imobiliária pelo menos

Isto e o terreno, pelos documentos que tenho e pelo que foi acordado, só me podem "pedir" mais quando tiverem autorização para construir. Portanto, penso ser do interesse do empreiteiro andar com isto para a frente.
  8.  # 8

Continuariam a fazer tudo por si também mas para cada passo o davep teria que ser informado e dar autorização.
    Desta forma nunca sabe em que fase está o processo.
    Pode estar tudo a correr dentro da normalidade como também pode haver atrasos por culpa de quem está a gerir o processo.
    A construção irá ser igualmente gerida pela imobiliária?
    Os projetos de arquitetura e de especialidades para a sua casa já está aprovado?

Este é exatamente o meu problema, eu não percebo do assunto nem tenho quem me aconselhe e quando entro em contacto com o engenheiro responsável, obtenho respostas muito breves. Gostava que me dissessem exactamente em que passo estão as coisas e o que se segue, mas estou às escuras.

A última coisa que o engenheiro me disse (porque perguntei e não por sua iniciativa) foi: "Neste momento o arquiteto está aguardar que a câmara emita as taxas para pagamento para podermos começar as obras de urbanização e meter os respetivos projetos das moradias, que já estão prontos à muito. Entretanto limpamos os lotes porque acredito que deve estar para sair para avançar quanto antes."
    Alguém me consegue em que ponto está o processo com base nesta resposta?
  9.  # 9

O processo está na fase de aguardar pela licença para iniciar as obras de infraestruturas dos lotes.
    Só após essa licença ser emitida é que irão entrar os projetos para a casa.
    A aprovação dos projetos da casa pode demorar meses ou anos, depende da câmara.
    Só após os projetos aprovados podem iniciar as obras da casa.
    Eu diria que até ter a casa pronta, a correr tudo bem, pode contar com 3 anos
  10.  # 10

Se os projetos das moradias estão prontos, já lhe foram dados a conhecer para ver se é aquilo que pretende?
  11.  # 11

Colocado por: zedasilvaSe os projetos das moradias estão prontos, já lhe foram dados a conhecer para ver se é aquilo que pretende?

Sim, isto já foi visto logo a seguir a comprar o terreno. Só pedi uma alteração ao desenho da cozinha.
  12.  # 12

Colocado por: zedasilvaO processo está na fase de aguardar pela licença para iniciar as obras de infraestruturas dos lotes.

Obrigado por partilhar a seu ponto de vista, ajuda-me a pôr as coisas em perspectiva. Se calhar, mesmo assim, deveria passar na CM e tentar saber o ponto exato, existe algum balcão específico para estes efeitos.
  13.  # 13

Depende da câmara mas em princípio deve que ter que marcar hora com um técnico da parte do urbanismo ou das obras particulares.
  14.  # 14

Colocado por: davepSe calhar, mesmo assim, deveria passar na CM e tentar saber o ponto exato,

Já o deveria ter feito há muito tempo.

Colocado por: zedasilvaDepende da câmara mas em princípio deve que ter que marcar hora com um técnico da parte do urbanismo ou das obras particulares.

Não precisa de falar com nenhum técnico, no atendimento da câmara dão-lhe toda a informação.

Colocado por: davepentretanto assinei dois mandatos para que o arquiteto responsável me possa representar

Só por isto, já vi que anda a ser enganado. Isso nunca se faz.

Colocado por: davepEu na verdade não me importo com isto já que eu não percebo do assunto e prefiro que alguém entendido o faça por mim,

Se não percebe do assunto, não se deveria ter metido nisto. Conhece esse entendido de alguma parte para lhe entregar essa responsabilidade?

Colocado por: davepdisseram-me que estão à espera que a câmara emita as taxas para pagamento

Isto não existe, devem de estar à espera da alteração ao loteamento.
    Você sabia que tinham que alterar o loteamento e quais as consequências e prazos para isso?
    Depois da alteração ao loteamento vão proceder a um licenciamnto ou a uma comunicação prévia?

Colocado por: davepo terreno apareceu no meu nome nas finanças

Isto não interessa para nada, serve apenas para pagar IMI. Tem uma certidão da conservatória que comprove que o terreno está em seu nome?

Lamento informá-lo, mas você anda a ser enganado.
  15.  # 15

Colocado por: zedasilvaO processo está na fase de aguardar pela licença para iniciar as obras de infraestruturas dos lotes.

Digam me os entendidos ou por experiencia própria... estes prazos infernais, em tudo que envolve CM... variam de caso para caso, ou é mais tipo fila do talho, por ordem de chegada!? É que estou prestes a entrar nestas andanças e tambem sou de Guimarães!! Paniquei agora.
    • davep
    • 9 setembro 2023 editado

# 16

Colocado por: Pickaxe
    Já o deveria ter feito há muito tempo.

Não precisa de falar com nenhum técnico, no atendimento da câmara dão-lhe toda a informação.

Só por isto, já vi que anda a ser enganado. Isso nunca se faz.

Se não percebe do assunto, não se deveria ter metido nisto. Conhece esse entendido de alguma parte para lhe entregar essa responsabilidade?

Isto não existe, devem de estar à espera da alteração ao loteamento.
    Você sabia que tinham que alterar o loteamento e quais as consequências e prazos para isso?
    Depois da alteração ao loteamento vão proceder a um licenciamnto ou a uma comunicação prévia?

Isto não interessa para nada, serve apenas para pagar IMI. Tem uma certidão da conservatória que comprove que o terreno está em seu nome?

Lamento informá-lo, mas você anda a ser enganado.

Pois por desconfiar que alguma coisa não está bem é que iniciei este tópico.

Sim, tenho a certidão da conservatória. Aquando da compra do terreno estiveram presentes representantes da imobiliária e dono do terreno.

Eu parece-me que estou a ser enganado no aspecto de alteração ao loteamento, eu não me lembro de ter sido informado que era necessário tal coisa, e que ainda por cima é das mais demoradas de obter.

0.0204 seg. NEW