Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: NTORION Era o que ia referir, vai pagar coima, custas processuais, juros... Sempre a somar


    Mas se os restantes não querem pagar o IMI vou eu pagar?
  2.  # 2

    Colocado por: VarejoteSó a coima e processo executivo, já deve ser mais alto que o valor do IMI.


    Pois é porque, sendo eu cabeça de casal, recebi há uns dias a carta a das finanças, já com multa, etc. Para meu espanto, nunca tal tinha acontecido.
    Eu transferi a minha parte para o meu irmão. Se os restantes não querem contribuir, o que ei-de eu fazer?
    Daí a minha dúvida, sendo cabeça de casal se irei ter problemas futuros com as finanças.
  3.  # 3

    Porque não vendem? Estão à espera que a casa valorize com a idade?
    • AMVP
    • 11 setembro 2023

     # 4

    Colocado por: Joana35

    Pois é porque, sendo eu cabeça de casal, recebi há uns dias a carta a das finanças, já com multa, etc. Para meu espanto, nunca tal tinha acontecido.
    Eu transferi a minha parte para o meu irmão. Se os restantes não querem contribuir, o que ei-de eu fazer?
    Daí a minha dúvida, sendo cabeça de casal se irei ter problemas futuros com as finanças.

    Bolas, desculpe a expressão, mas porque não pega no telefone e pergunta à AT? Eles não mordem e muito menos à distância e se já lhe escreveram nem sequer pode apostar em escapar entre os pingos da chuva. E o pegar no telefone é o primeiro passo, depois e como é óbvio pode exigir partilhas, tem é de ir a tribunal.
  4.  # 5

    Colocado por: Joana35Pois é porque, sendo eu cabeça de casal, recebi há uns dias a carta a das finanças, já com multa, etc. Para meu espanto, nunca tal tinha acontecido.
    Eu transferi a minha parte para o meu irmão. Se os restantes não querem contribuir, o que ei-de eu fazer?
    Daí a minha dúvida, sendo cabeça de casal se irei ter problemas futuros com as finanças.


    a joana é a cabeça de casal, não o seu irmão. logo para a AT a responsabilidade é sua.

    se os seus irmãos não querem pagar a parte deles, e se a "herança" não tem dinheiro, resta-lhe adiantar do seu e depois fazer os acertos com os seus irmãos um dia quando venderem os bens da herança.


    Colocado por: BelhinhoPorque não vendem? Estão à espera que a casa valorize com a idade?


    é o que faz sentido. as casas fechadas vão perdendo valor. existem coisas que se estragem e ninguem arranja e passado uns anos acabam por ter apenas uma ruina com pouco valor. Na minha opinião, é perguntar se algum herdeiro quer comprar a casa, caso contrario é colocar à venda.
    • AMVP
    • 11 setembro 2023

     # 6

    Olhe Joana, a casa dos meus avós ninguém a queria na família, todos os herdeiros foram questionados e até questionaram os filhos, todos disseram que não queriam. Como tal, avançaram para a possibilidade de venda, foi colocada uma placa "Vende-se", olhe... surpreendentemente, ou não, assim que se soube houve alguém na família que quis a casa, é assim às vezes temos de nos mexer para as coisas acontecerem. Tb lhe digo, colocar placa não é uma venda, pelo que escusa de ter medo de alguma ilegalidade.
  5.  # 7

    Colocado por: pauloagsantosé o que faz sentido. as casas fechadas vão perdendo valor. existem coisas que se estragem e ninguem arranja e passado uns anos acabam por ter apenas uma ruina com pouco valor. Na minha opinião, é perguntar se algum herdeiro quer comprar a casa, caso contrario é colocar à venda.


    Já falamos em vender mas nem todos concordam concordam com os valores. Basicamente já ninguém quer saber da casa.
    Vou eu pagar o IMI durante não sei quantos anos para depois gastar com advogados para exigir a minha parte?
    Não me faz grande sentido.
    As finanças que venham buscar a casa para pagar o IMI.
    Por uns míseros 10€ cada um ao que se chega...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vz1984
  6.  # 8

    Se a Joana considera que o imóvel não tem qualquer valor, pode abdicar da sua parte, não deixe é a situação se arrastar nas finanças.
    De qualquer forma, se não existe consenso entre todos os irmãos relativamente ao valor de venda, existe sempre a opção de o mesmo ser sujeito a venda judicial.
    Se existe algum valor envolvido que o justifique, recomendo a expor a situação a um advogado. Compreendo que deve ser difícil não existir acordo entre irmãos, mas ninguém deve ficar prejudicado por isso, só a vai consumir mais emocionalmente.
  7.  # 9

    Colocado por: RuikodeSe a Joana considera que o imóvel não tem qualquer valor, pode abdicar da sua parte, não deixe é a situação se arrastar nas finanças.
    De qualquer forma, se não existe consenso entre todos os irmãos relativamente ao valor de venda, existe sempre a opção de o mesmo ser sujeito a venda judicial.
    Se existe algum valor envolvido que o justifique, recomendo a expor a situação a um advogado. Compreendo que deve ser difícil não existir acordo entre irmãos, mas ninguém deve ficar prejudicado por isso, só a vai consumir mais emocionalmente.


    Mas neste caso o não pagamento do IMI, as finanças vêm sobre os meus bens ou sobre a herança?
  8.  # 10

    Colocado por: Joana35

    Mas neste caso o não pagamento do IMI, as finanças vêm sobre os meus bens ou sobre a herança?


    Primeiro devem ir sobre a herança.
  9.  # 11

    Para ter mais certeza com o que pode contar, procure informar-se com um profissional que analisará o seu caso especifico.
    Se não não quer ir de imediato a um advogado, ao menos ligue para o apoio da AT, por norma são muito competentes a explicar o que precisa saber.
  10.  # 12

    Colocado por: RuikodePara ter mais certeza com o que pode contar, procure informar-se com um profissional que analisará o seu caso especifico.
    Se não não quer ir de imediato a um advogado, ao menos ligue para o apoio da AT, por norma são muito competentes a explicar o que precisa saber.


    Acabei de ligar ao apoio da AT. O senhor disse-me que tanto poderiam ir sobre os meus bens, como os bens dos meus irmãos ou sobre a herança. Não me deu respostas concretas.
  11.  # 13

    Colocado por: Joana35

    Acabei de ligar ao apoio da AT. O senhor disse-me que tanto poderiam ir sobre os meus bens, como os bens dos meus irmãos ou sobre a herança. Não me deu respostas concretas.



    Resumindo ainda ficou mais confusa....
    Tanta incompetência por parte de certos funcionários publicos. Os serviços publicos parecem a santa casa devido a algumas pessoas que lá empregam.
  12.  # 14

    Colocado por: Pereira_89Resumindo ainda ficou mais confusa....
    Tanta incompetência por parte de certos funcionários publicos. Os serviços publicos parecem a santa casa devido a algumas pessoas que lá empregam.


    O senhor foi simpático mas não me soube dizer em concreto sobre quem vão as finanças. Disse que seria decidido na altura, consoante a dívida. Eu senti que ele me queria ajudar mas não tinha resposta para me dar. Aconselhou a meter advogado. Mas eu não estou para gastar centenas em advogados para reaver 30€ dos irmãos que não querem pagar o IMI. Acho que não faz qualquer sentido.
  13.  # 15

    É como se diz, gasta 500€, para recuperar 30€.
  14.  # 16

    A casa não dá para arrendar?
    Concordam com este comentário: LikeSnowinJuly
  15.  # 17

    Colocado por: VarejoteÉ como se diz, gasta 500€, para recuperar 30€.

    O problema pode é vir a ser outro, deixando andar deixa de se preocupar com 30€, e mais tarde aparece uma coima de 500€ ou de 5000€, mais o desgaste para resolver a situação. Não sei se isso virá a acontecer claro, mas acho que nunca se deve deixar andar este tipo de assuntos e confiar no destino assobiando para o lado.
    • AMVP
    • 11 setembro 2023

     # 18

    Colocado por: Joana35

    O senhor foi simpático mas não me soube dizer em concreto sobre quem vão as finanças. Disse que seria decidido na altura, consoante a dívida. Eu senti que ele me queria ajudar mas não tinha resposta para me dar. Aconselhou a meter advogado. Mas eu não estou para gastar centenas em advogados para reaver 30€ dos irmãos que não querem pagar o IMI. Acho que não faz qualquer sentido.

    Nada pode-lhe fazer sentido, mas olhe que um cabeça de casal tem responsabilidades e não são só fiscais. Mas a Joana é que sabe.
  16.  # 19

    Colocado por: Ruikode
    O problema pode é vir a ser outro, deixando andar deixa de se preocupar com 30€, e mais tarde aparece uma coima de 500€ ou de 5000€, mais o desgaste para resolver a situação. Não sei se isso virá a acontecer claro, mas acho que nunca se deve deixar andar este tipo de assuntos e confiar no destino assobiando para o lado.


    Estou a falar para recuperar os 30€ dos irmãos que não pagam.

    Eu sou cabeça de casal, se tivesse nessa situação na pior da hipóteses, preferia adiantar 30€ por ano, por causa dos irresponsáveis dos restantes herdeiros, do que estar sujeito a coimas, custas, juros e eventuais penhoras sobre os meus bens, por parte da AT.

    Em caso de venda do imóvel, logo se fariam as contas de acerto.
    Concordam com este comentário: Ruikode
  17.  # 20

    Colocado por: VarejoteEstou a falar para recuperar os 30€ dos irmãos que não pagam.

    Eu sou cabeça de casal, se tivesse nessa situação na pior da hipóteses, preferia adiantar 30€ por ano, por causa dos irresponsáveis dos restantes herdeiros, do que estar sujeito a coimas, custas, juros e eventuais penhoras sobre os meus bens, por parte da AT.

    Em caso de venda do imóvel, logo se fariam as contas de acerto.


    Penso que esta seja a melhor solução. Não estou para me chatear por uns míseros 30€. Eu vou pagar tudo e fazer pressão para colocar a casa à venda. Assim que for vendida logo se subtrai os devidos encargos de cada um, que como já se sabe vai dar outra confusão.
 
0.0214 seg. NEW