Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

É possivel/legal ligar a água antes de efectuar a ligação à caixa do ramal de esgoto? Preciso de agua para iniciar as obras mas o esgoto ainda vai demorar porque tenho de escavar uma vala grande numa zona com muitas raízes. É possivel ligar já a água e depois fazer o esgoto? Ou estou a habilitar-me à multa?
    Tenho intenção de fazer o esgoto antes do fim do ano e drenar a fossa. Até porque a quero retirar para fazer uma piscina mais tarde. Mas a água dava-me jeito já.

Alguém já passou por esta situação ou sabe do assunto?
    • snob
    • 9 setembro 2023

# 2

Colocado por: SalvadorPAlguém já passou por esta situação ou sabe do assunto?

Na minha obra obtive abastecimento de água através da rede pública antes de ter concretizada a ligação ao saneamento.
    Julgo que será o mais habitual, por regra as ligações ao saneamento são feitas em fase final da obra.
  2.  # 3

Colocado por: snob

Na minha obra obtive abastecimento de água através da rede pública antes de ter concretizada a ligação ao saneamento.
    Julgo que será o mais habitual, por regra as ligações ao saneamento são feitas em fase final da obra.

Era uma construção nova ou remodelação? A minha é remodelação. Tenho medo que eles aleguem que como já tem sanitas e lavatórios e afins, não é simplesmente as aguas de uma obra e que peguem por aí.
    A sua estava ligada a uma fossa? Se era construção suponho que não!
    • snob
    • 9 setembro 2023

# 4

A minha é construção nova. Se tem licença para remodelar a casa penso que não terá problemas. Mas há aqui pessoal mais entendido nisto do que eu.
  3.  # 5

Colocado por: snobA minha é construção nova. Se tem licença para remodelar a casa penso que não terá problemas. Mas há aqui pessoal mais entendido nisto do que eu.

Não tenho licença. É só remodelação interior.
  4.  # 6

Pede água para obras.

Se a empresa de água é chata, só lhe coloca com licença de obras, então mete à câmara obras isentas, para conservação telhado e paredes.
    A câmara dá-lhe deferimento de obras isentas e mete isso na empresa de águas .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SalvadorP
  5.  # 7

Mas já tentou fazer o contrato normal de água?

Só se levantarem problemas é que pensa nas alternativas.
    Concordam com este comentário: argo
  6.  # 8

Não tentei ainda o contrato normal. Estava a ponderar se devo ser honesto e explicar a situação ou simplesmente pedir a agua e estar calado. O ramal já foi feito há tantos anos que secalhar nem se apercebem.

Por outro lado se lá chegarem para inspeccionar vão ver que eu estou a fazer obras. Já tenho planos para fazer a ligação do esgoto. Mas acho que envolve mandar parte de um muro abaixo portanto vai demorar. Mas não tenho intenção de continuar a mandar para a fossa.

No entanto também não quero que façam a ligação e depois vão inspeccionar e me espetem com a multa!

Estou indeciso entre ser transparente ou estar calado.
  7.  # 9

Você quer água. Peça a água. Se o esgoto estiver disponível na morada, quer ligue ou não, vão-lhe cobrar as taxas de saneamento na fatura da água.
  8.  # 10

Colocado por: rjmsilvaVocê quer água. Peça a água. Se o esgoto estiver disponível na morada, quer ligue ou não, vão-lhe cobrar as taxas de saneamento na fatura da água.

O meu problema não é a taxa, mas a multa :)
  9.  # 11

Multa de quê? Acha que anda alguém na rua a ver isso?
  10.  # 12

Colocado por: rjmsilvaMulta de quê? Acha que anda alguém na rua a ver isso?

O que diz o regulamento é que depois de efectuar o ramal, a primeira vez que se faz contrato, os serviços municipalizados vão inspeccionar a ligação da casa para o ramal.
  11.  # 13

Eu aqui recebi uma carta a dizer que o esgoto estava disponível e que era obrigado a ligar a casa ao esgoto. Também dizia que mesmo que não ligasse iam cobrar as respetivas taxas. Nunca ninguém veio inspecionar nada.
  12.  # 14

Colocado por: rjmsilvaEu aqui recebi uma carta a dizer que o esgoto estava disponível e que era obrigado a ligar a casa ao esgoto. Também dizia que mesmo que não ligasse iam cobrar as respetivas taxas. Nunca ninguém veio inspecionar nada.

alright. obrigado. acho que vou mandar ligar e ver no que dá.
  13.  # 15

Você parece que já gosta de levantar lebres.

Começa a fazer muitas perguntas nas entidades e lá se acaba a obra DIY.
  14.  # 16

Colocado por: VarejoteVocê parece que já gosta de levantar lebres.

Começa a fazer muitas perguntas nas entidades e lá se acaba a obra DIY.

Sim. Tenho de ter cuidado para não falar demais. Tenho tendência a meter as patas simplesmente por querer fazer tudo como é suposto. Ás vezes lixo-me.

0.0185 seg. NEW