Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde. Necessito da vossa ajuda.
    Vendi a minha casa e já alterei a morada no meu cartão de cidadão (CC) pois não pensava em investir tão cedo.
    Acontece que encontrei uma nova casa e espero mudar para lá brevemente.
    Quando assinar o contrato vou novamente mudar a morada.
    A minha questão é acerca da alteração no documento automóvel (DUA).
    Sei que tenho 60 dias para alterar a morada no DUA, após a validação dos códigos no CC (no meu caso realizei num espaço cidadão para minimizar custos).
    Se alterar novamente para a nova morada dentro deste período (60 dias), terei que validar (e pagar) a morada no DUA 1x ou 2x?
    Se alterar novamente no CC mas não alterar no DUA, tenho novamente 60 dias para alterar a morada no DUA?
    Antecipadamente agradeço a atenção dispensada
    Mário Fernandes
  2.  # 2

    Espere até alterar morada novamente...
  3.  # 3

    A carta de condução já não tem morada, o cartão de cidadão também não, logo, se mantiver o certificado de seguro com a mesma morada, ninguém irá dar conta.

    Desde que continue a ter acesso ao correio se lhe enviarem algum coisa para a morada atual.

    O problema maior não será o prazo para alterar o DUA.
    Tive conhecimento recentemente de um caso de alguém que não alterou a morada.
    Passou num radar com excesso de velocidade (cada vez há mais), a multa/coima foi enviada para a morada antiga que estava no DUA.
    Quando ele soube da situação já a despesa era muito maior.

    Cada vez que mudar de residência paga um novo DUA.
    Mas altere a morada só quando se mudar, não quando assina contrato, há muitos contratos que nunca chegam a escritura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

    Quando me mudar vou requisitar o serviço dos CTT de reenvio da correspondência, tem custos mas acho que vale a pena.
    Basicamente se for algo para a morada antiga em seu nome é reencaminhada para a nova.
  5.  # 5

    Colocado por: LMigAlvesA carta de condução já não tem morada, o cartão de cidadão também não, logo, se mantiver o certificado de seguro com a mesma morada, ninguém irá dar conta.

    Desde que continue a ter acesso ao correio se lhe enviarem algum coisa para a morada atual.

    O problema maior não será o prazo para alterar o DUA.
    Tive conhecimento recentemente de um caso de alguém que não alterou a morada.
    Passou num radar com excesso de velocidade (cada vez há mais), a multa/coima foi enviada para a morada antiga que estava no DUA.
    Quando ele soube da situação já a despesa era muito maior.

    Cada vez que mudar de residência paga um novo DUA.
    Mas altere a morada só quando se mudar, não quando assina contrato, há muitos contratos que nunca chegam a escritura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro Barradas


    Isto não é assim tão linear.
    As força de segurança tem acesso. Se for mandado parar numa operação de stop, tem grande probabilidade de ser multado.
    A morada do CC, carta de condução tem que ser igual, bem como a do seguro que também deverá ser igual.
    O melhor que o user tem a fazer é ir-se informar se pode voltar a alterar a morada do CC e se por sua vez fica com direito a mais 60dias para alteração do DUC.
  6.  # 6

    Colocado por: bluthunder82

    Isto não é assim tão linear.
    As força de segurança tem acesso.Se for mandado parar numa operação de stop, tem grande probabilidade de ser multado.
    A morada do CC, carta de condução tem que ser igual, bem como a do seguro que também deverá ser igual.


    Nada disso.
    As autoridades não têm acesso a dados que não estão inscritas nos documentos.
    Nem o CC nem a Carta têm morada.

    Colocado por: bluthunder82O melhor que o user tem a fazer é ir-se informar se pode voltar a alterar a morada do CC e se por sua vez fica com direito a mais 60dias para alteração do DUC.


    Isso nem se pergunta, é obvio que pode alterar a morada quantas vezes quiser/necessitar.
    Terá é que pagar essas alterações.
  7.  # 7

    Colocado por: LMigAlves

    Nada disso.
    As autoridades não têm acesso a dados que não estão inscritas nos documentos.
    Nem o CC nem a Carta têm morada.



    Isso nem se pergunta, é obvio que pode alterar a morada quantas vezes quiser/necessitar.
    Terá é que pagar essas alterações.


    Então será melhor informar-se melhor, pois o que está a dizer não está correto.

    Se ler bem o que escrevi, a questão não é se pode alterar a morada ou não ou se é gratuito ou não, mas sim ir ver se por ter mudado a morada do CC novamente em tão pouco tempo se beneficiava dos 60dias para mudar a morada do DUC. Pois se beneficiar escusa de ter de pagar duas alteracoes/emissões do DUC.
  8.  # 8

    Colocado por: bluthunder82<

    Então será melhor informar-se melhor, pois o que está a dizer não está correto.



    Não preciso de me informar de nada, estou bem informado.
    Nem sequer trago documentos comigo normalmente, uso a aplicação id.gov.pt.
    Se sabe o que é, vá lá consultar os seus documentos, e vê que nem o cartão de cidadão nem carta de condução têm morada.
    Mesmo que as autoridades tivessem um aparelho para ler o cartão de cidadão, para aceder à sua morada do cartão de cidadão você tinha de lhes fornecer o código de acesso.

    Quanto ao custo de alteração da morada, segundo sei, não tem custos desde que não seja necessário emitir novos documentos.
    Será gratuito para cartão de cidadão, carta de condução, segurança social, sns, etc (desde que seja feito online).
    O DUA obriga á emissão de novo documento porque tem a morada inscrita, logo, tem de pagar.
    Eu tenho um leitor para o cartão de cidadão, altero tudo em casa.
    A última vez foi há 9 anos, paguei da carta de condução porque na altura ainda vinha com a morada inscrita.

    https://eportugal.gov.pt/servicos/alterar-a-morada-do-cartao-de-cidadao

    https://www.acp.pt/veiculos/condutor-em-dia/o-que-saber-sobre-carros/mudou-de-morada-e-a-morada-na-carta-de-conducao
  9.  # 9

    • FFAD
    • 13 setembro 2023

     # 10

    mudar a morada fiscal (cc) é gratuito online...
 
0.0161 seg. NEW