Iniciar sessão ou registar-se
    • vieri5
    • 10 setembro 2023 editado

     # 1

    Boa tarde, será que alguém informado me consegue indicar ou decifrar o significado das siglas que constam na planta de uma moradia, PS e FS? Obrigado pela ajuda e esclarecimento.
  1.  # 2

    Se colocasse aqui a planta, ajudava a contextualizar a localização dessas siglas...mediante o sítio das siglas dependendo do compartimento, pode ser que o ajudem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vieri5
  2.  # 3

    sem contexto... diria PS poço sumidouro
    FS - Fossa Septica
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vieri5
    • vieri5
    • 11 setembro 2023 editado

     # 4

    Peço desculpa, mas não estava a conseguir anexar a dita foto no Fórum. Agradeço desde já toda a ajuda. No caso das ditas siglas se confirmarem ser Poço Sumidouro (PS) e Fossa Séptica (FS), devo ter algum cuidado especial? Quando comprei a moradia já estava ligada à rede pública de abastecimento de água e saneamento. Estou a pensar cimentar o chão exterior onde na planta aparecem essas siglas, devo executar algum trabalho de eliminação definitiva desses FS e PS?
      20230910_185636.jpg
  3.  # 5

    Colocado por: vieri5devo executar algum trabalho de eliminação definitiva desses FS e PS?
    eu mantinha isso (caso existam) como sistem de segurança no caso de correr algo mal com a rede de saneamento principal.

    simplesmente deixe umas tampas para aceder aos poços incorporados no piso novo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vieri5
  4.  # 6

    Muito obrigado pela ajuda. Na realidade essa área encontra-se toda tapada, apenas deixaram um canteiro pequeno de terra nessa zona, não sei se por baixo os ditos poços ainda estarão a descoberto. Mas eu pretendia cimentar toda essa zona, para mais tarde poder pousar uma daquelas piscinas desmontáveis. Não terei problema com o peso da mesma? Ou haverá o risco de o chão não aguentar e ceder? Deverei colocar uma rede tipo malha sol para reforçar o piso ou não será necessário?
  5.  # 7

    Colocado por: vieri5Não terei problema com o peso da mesma?
    penso que não. os poços devem estar feitos com argolas, aguentam em princípio com o peso .. digo eu, mas nao sou nenhum expert em relação ao que aguentam as argolas.. espere um pouco pode ser que alguém possa dar mais uma ajuda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vieri5
  6.  # 8

    Colocado por: antonylemosos poços devem estar feitos com argolas,

    A fossa quase de certeza que é em alvenaria. Muito provavelmente alvenaria "rota" que era para haver melhor infiltração das águas no terreno
    O ideal é procurar as tampas e inspecionar o que na realidade está construído

    Colocado por: vieri5para mais tarde poder pousar uma daquelas piscinas desmontáveis.

    Corre o risco de ficar com a piscina dentro da fossa num abrir e fechar de olhos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vieri5
  7.  # 9

    Colocado por: zedasilvaCorre o risco de ficar com a piscina dentro da fossa num abrir e fechar de olhos
    obrigado pela correção
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vieri5
  8.  # 10

    O antigo proprietário disse-me agora que desconhece a existência desses supostos poço ou fossa, e na realidade encontrei duas fossas inutilizadas à entrada da moradia, junto ao local onde aparece identificado na planta "Rede de água pública". É possível que apesar de na planta aparecer que a fossa está num determinado local, terem sido instaladas noutro local diferente?
  9.  # 11

    E se esses PS e FS foram desativados e tapados com entulho, deixará de existir perigo de derrocada, caso coloque lá a piscina por cima?
  10.  # 12

    Colocado por: vieri5É possível que apesar de na planta aparecer que a fossa está num determinado local, terem sido instaladas noutro local diferente?
    é.. mas para ter a certeza vai ter de escavar os locais e ver se tem lá algo
    Concordam com este comentário: vieri5
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vieri5
  11.  # 13

    O que me aconselham para reforçar esse piso? É que apesar de já se encontrar cimentado, ele tinha algumas árvores de fruto, que cortei por planear cimentar toda essa área. Mas o mesmo apresenta bastantes fissuras, provavelmente derivado das raízes das árvores que se foram desenvolvendo por baixo. Devo usar malha sol para reforçar ao cimentar ou simplesmente passar uma nova camada de cimento por cima do atual?
  12.  # 14

    Colocado por: vieri5É possível que apesar de na planta aparecer que a fossa está num determinado local, terem sido instaladas noutro local diferente?

    É!
    Aliás se na altura em que fizeram a casa havia já previsão de a zona vir a ter saneamento é muito normal que tenham feito as fossas à frente e não atrás.


    Colocado por: vieri5E se esses PS e FS foram desativados

    Na zona posterior ali perto de onde sai o tubo que liga à fossa deve ter caixas de visita. Abra uma dessas caixa e veja se há indícios de ter havido tubos de ligação para as traseiras do lote ou se as ligações são todas para a frente.
    Eu acredito que ainda que o projeto indique a fossa lá atrás ela foi contruída à frente para facilitar a futura ligação à rede
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vieri5
  13.  # 15

    Não era mais usual colocarem as fossas o mais próximo possível da entrada do terreno, para vir o camião e bombar tudo?
    Nesse caso, faz sentido em obra ter sido feito desta maneira mais prática.

    A decisão de as inutilizar pode ter vindo depois.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vieri5
  14.  # 16

    Muito obrigado a todos pelos esclarecimentos e pela ajuda a um leigo na matéria. Uma última questão, que pode parecer bastante ignorante, mas como quem não sabe deve fazer todas as perguntas, mesmo as mais estapafúrdias, a caixa da rua referente ao saneamento leva as águas sujas e o esgoto no mesmo tubo ou o esgoto das sanitas tem uma tubagem totalmente independente?
  15.  # 17

    tudo o que é esgoto ( lavatórios, sanitas etc,) vai tudo para o mesmo sitio ( rede publica de saneamento) as águas pluviais é que vão para outra rede diferente se houver.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vieri5
 
0.0179 seg. NEW