Colocado por: PickaxeFaça a obra e não diga nada a ninguém.
Colocado por: SalvadorPE que tipo de licenças são estas? É só na câmara? Precisa de projecto? É caro?o que você quer fazer (e tendo um vizinho como descreve) é só comunicar a obra na CM. São obras de Conservação. são isentas de licenciamento mas nao são isentas de comunicação.
Colocado por: NTORIONfazer d reforma legal tem muitos entravesfazer de forma legal é uma mera comunicação. a mim mete-me um pouco de confusão este tipo de comentário sabendo que pode causar problemas à pessoas agir de forma ilegal, ainda para mais sabendo que tem um vizinho que pode levantar problemas fazendo uma queixa na CM por obras não declaradas
Colocado por: antonylemosfazer de forma legal é uma mera comunicação. a mim mete-me um pouco de confusão este tipo de comentário sabendo que pode causar problemas à pessoas agir de forma ilegal, ainda para mais sabendo que tem um vizinho que pode levantar problemas fazendo uma queixa na CM por obras não declaradas
Colocado por: SalvadorPEu tenho cuidado nessas coisas, para mais quando não sei bem quem tenho à minha volta e até já tendo indicação de que o vizinho pode ser problemático.o seu maior proiblema é ser a frente para a rua.. se fosse num lugar ermo eu até podia aceitar o 'faz e nao digas nada' .. mas isso aí está à vista de todos. nem precisa de nenhuma queixa, basta passar na rua um fiscal qq da CM e fica logo numa posição comprometedora
Colocado por: antonylemoso seu maior proiblema é ser a frente para a rua.. se fosse num lugar ermo eu até podia aceitar o 'faz e nao digas nada' .. mas isso aí está à vista de todos. nem precisa de nenhuma queixa, basta passar na rua um fiscal qq da CM e fica logo numa posição comprometedora
Colocado por: antonylemosfazer de forma legal é uma mera comunicação. a mim mete-me um pouco de confusão este tipo de comentário sabendo que pode causar problemas à pessoas agir de forma ilegal, ainda para mais sabendo que tem um vizinho que pode levantar problemas fazendo uma queixa na CM por obras não declaradas
Colocado por: NTORION
Obviamente era conselho em vez de concelho (tb me faz confusão os erros, mesmo os meus).
Não queira induzir o user a fazer a obra de reforma ilegal, apenas alertar que se o quer fazer não é assim tão Linear. Faz a comunicação da obra apenas? E qual é a intervenção q aquele muro precisa? Pilares, cintas novas? Não vai cair nada?
Ocupação da via pública, por quanto tempo, pagar licença o n° diasxm2 ocupados...
Concordo com tudo, mas o tempo processual e as dificuldades para iniciar a obra tiram-me do sério, isto aliado a informações contraditórias conforme o técnico ou o serviço.
Colocado por: NTORIONObviamente era conselho em vez de concelho (tb me faz confusão os erros, mesmo os meus).:)
Colocado por: NTORIONFaz a comunicação da obra apenas? E qual é a intervenção q aquele muro precisa?tudo depende de como se vende o peixe de 'obras de conservação' ... tens razão que a CM pode nao considerar isso uma obra de conservação ou de escassa relevância por confinar com a via pública. mas assim sendo a CM informará o Salvador sobre o correto procedimento.
Colocado por: SalvadorPsim, e também depende de quem avaliar a situação, pois cada técnico pode ter um entendimento da lei diferente de outro ... seja como for em casos de dúvida é perguntar a quem manda, assim evita a possibilidade de haver embargos e multas e outras chatices.
Acho que aqui a questão é mais ser obra de construção ou preservação. Dos regulamentos que li, não consegui encontrar nada que fosse muito claro quanto a isto. Se por um lado é um muro com características que requerem licença, por outro o muro já está lá e eu apenas o quero recuperar.
Colocado por: SalvadorPAcredito que o Antony Lemos deve saber o que esta a dizer aqui e se diz que é considerado obra de recuperação eu acredito.é o meu entendimento.. mas também posso estar errado, eu nao sei como é feito o muro original, nao sei o que precisa fazer...
Colocado por: antonylemosé o meu entendimento.. mas também posso estar errado, eu nao sei como é feito o muro original, nao sei o que precisa fazer...
na minha opinião vai depender da interpretação dos seguintes artºs do RJUE
Artigo 6.º
Isenção de controlo prévio
1 - Sem prejuízo do disposto na alínea d) do n.º 2 do artigo 4.º, estão isentas de controlo prévio:
a) As obras de conservação;
Artigo 6.º-A
Obras de escassa relevância urbanística
1 - São obras de escassa relevância urbanística:
b) A edificação de muros de vedação até 1,8 m de altura que não confinem com a via pública e de muros de suporte de terras até uma altura de 2 m ou que não alterem significativamente a topografia dos terrenos existentes;
Colocado por: antonylemoso que você quer fazer (e tendo um vizinho como descreve) é só comunicar a obra na CM. São obras de Conservação. são isentas de licenciamento mas nao são isentas de comunicação.
se for à CM eles explicam como tratar disso.
Colocado por: SalvadorPEu li fraseado assim:se a obra for no município de marvão essa versão será a correta
Colocado por: antonylemosse a obra for no município de marvão essa versão será a correta
Colocado por: Varejote
Mas comunicar, não deve ser só preencher um formulário a comunicar que vai fazer obras conservação.
Certamente que terá de ter mais uns papéis e umas assinaturas de técnicos.
Colocado por: SalvadorPEu estava a supor que comunicação era só comunicar que a obra vai ser feita.e é... algumas CM pedem uma descrição da obra.. outras já não.. fale com os técnicos da CM
Colocado por: SalvadorPJá falei coma fiscal. Ela diz que se confina com a via publica preciso de licença com projecto técnico.
Não me soube dizer os valores da licença.
Disse que obra de reabilitação ou conservação é só reboco e pintura.
Antony, você é arquitecto certo? Sabe dizer-me mais ou menos quanto custa um projecto destes? O muro tem 10m de comprimento, cerca de 2 de altura.