Iniciar sessão ou registar-se
    • tfg_3
    • 11 setembro 2023 editado

     # 1

    Bom dia.

    Estou a construir uma moradia e deparei-me com um problema numa caleira/tubo de queda. O meu telhado é plano e depois tenho as caleiras todas externas porque o engenheiro assim preferiu para evitar problemas futuros de ter a água a passar por dentro de paredes e de entupimentos e etc.

    Problema: Existe uma que colocaram num sítio que vai ficar muito feio e que tenho que arranjar alternativa para isso.

    Imagem: https://i.imgur.com/IpIMNcv.png

    No caso da imagem em cima, a descarga vai ter de fazer um L para a parede que está aí, mas essa parede vai ser forrada a pedra e não fica bem um tubo de queda nesse local. Vi a alternativa de ter uma pingadeira apenas nesse local de mármore mas não sei se fica bem e se é uma boa solução.

    Outra alternativa foi falar com o construtor e passar esta descarga de água para o interior e passava por dentro dessa parede que vai ser revestida a pedra, o problema é que o construtor diz que a parede vai ficar muito fina e vai rachar toda no futuro nesse local...

    Ajuda precisa-se se faz favor. Obrigado!
  1.  # 2

    desculpe não dá muito bem para entender
    ou melhor, então se a platibanda avança em relação á casa, qual terá sido a dificuldade de fazer a queda do tubo logo na verrical sem sair lateralmente na platibanda?
    é que depois encostado á fachada a sair diretamente da "pala" ficaria muito mais discreto e até disfarçado com um enchimento na propria fachada.
  2.  # 3

    Obrigado Marco.

    Não entendi muito bem o que disse, desculpe. Por exemplo esta imagem é como vai ficar o tubo de queda: https://i.imgur.com/aB03e9Z.png

    Ele não vai bem cair na vertical porque tem ali uns cortes e essa parede vai ser revestida a pedra e um tubo de queda ali naquela zona junto da parede de pedra fica muito mal entende?
  3.  # 4

    olhe não me vou alongar muito pois já perdi muito animo por ver projetos em que os supotos meus colegas lavam as mãos e não resolvem estas coisas e nem sei bem de quem é a culpa. eu faço projetos e penso/resolvam estas coisas e se calhar ando é errado pois não cobro mais por isso.
    veja esta imagem o traço verde, o tubo devia sair logo na vertical, na lateral da platibanda quanto muito teria apenas o chamado tubo ladrão nas não é para ter um tubo ali na vertical, mas sim uma pequena gargula.
    Concordam com este comentário: snob
      00aB03e9Z.png
  4.  # 5

    Pois imagine nós que nos deparamos com isto já feito... Estou a perceber ou seja partir a platibanda por baixo e depois a água escorrer por essa gárgula sem ter que ter o tubo de queda, basicamente a água cai em queda livre é isso?

    Obrigado uma vez mais.
  5.  # 6

    Colocado por: marco1olhe não me vou alongar muito pois já perdi muito animo por ver projetos em que os supotos meus colegas lavam as mãos e não resolvem estas coisas

    Aqui está uma grande verdade!
    Se os técnicos desta obra acham perfeitamente normal que se monte um andaime em cima de uma estrutura de circo, porque raio é que iram perder tempo com situações mais complexas e onde é preciso puxar um pouco pela tola.
    Razão têm os técnicos das assinaturas de 500€. Se um dia der fezes, facilmente arranja uma justificação para se desresponsabilizar.
    Enquanto isso não acontece, vão faturando sem terem trabalho nenhum
    Concordam com este comentário: marco1
  6.  # 7

    o tubo verde ou fica á vista assumido ( não fica mal) ou embebido na parede mais pelo exterior claro.
    o tubo ladrão é mesmo assim que funciona, é uma precaução caso o tubo de escoamento entupa e o nivel de água na caleira suba muito escoa por ali livremente.
    mas como já disse se os seus técnicos não resolvem muito menos aqui se vai conseguir definir bem a coisa.
    • tfg_3
    • 11 setembro 2023 editado

     # 8

    Obrigado pela ajuda a todos! Poderia colocar exemplo do tubo ladrão que está a falar para visualizar mais ou menos, ou seja não teria nesse caso a tal calha em alumínio para a água escorrer por ali?
  7.  # 9

    o tubo ladrão é o que voce tem ai nas fotos mas sem o tubo na vertical
    mas tambem basta perguntar a qualquer pessoa ai na sua obra.
  8.  # 10

    Ok obrigado, acho que vamos optar por uma "pingadeira" devido a essa alteração que disse ter custos extras para nós. A culpa não foi do construtor ele apenas fez o que foi projetado pelo engenheiro, nós é que reparamos nisto agora.
  9.  # 11

    Colocado por: tfg_3vamos optar por uma "pingadeira"

    Pingadeira onde?
    Aquela cobertura necessita de ter um tubo de queda seja ele onde for
    • snob
    • 11 setembro 2023

     # 12

    Colocado por: tfg_3Ok obrigado, acho que vamos optar por uma "pingadeira" devido a essa alteração que disse ter custos extras para nós. A culpa não foi do construtor ele apenas fez o que foi projetado pelo engenheiro, nós é que reparamos nisto agora.

    O telhado da minha moradia em banda é de duas águas, só tem 1 tubo de queda (90mm de diâmetro) por cada água.
    Em dias de chuva, passa uma quantidade brutal de água pelas caixas que recebem a água do telhado.
    Julgo que não será grande solução não meter aí tubo de queda, independentemente da solução estética que adotar.
    Isso vai parecer uma cascata...
    No seu lugar em optaria pela solução apresentada pelo Marco, com o tubo verde visível mas amarrado à parede, em branco passa quase despercebido.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  10.  # 13

    Colocado por: snob
    O telhado da minha moradia em banda é de duas águas, só tem 1 tubo de queda (90mm de diâmetro) por cada água.
    Em dias de chuva, passa uma quantidade brutal de água pelas caixas que recebem a água do telhado.
    Julgo que não será grande solução não meter aí tubo de queda, independentemente da solução estética que adotar.
    Isso vai parecer uma cascata...
    No seu lugar em optaria pela solução apresentada pelo Marco, com o tubo verde visível mas amarrado à parede, em branco passa quase despercebido.
    Concordam com este comentário:zedasilva


    Estou a perceber, eu tenho 12 quedas de água... Mas eu não entendi muito bem a alteração do Marco, iria necessitar de alguma alteração (partir a platibanda)?
  11.  # 14

    Colocado por: tfg_3Mas eu não entendi muito bem a alteração do Marco

    Para ter aquela saída, a lege de teto deve andar naquela zona vermelha.
    Aquele fundo (verde) da platinada é feito em quê?
      platibanda.JPG
    • snob
    • 11 setembro 2023 editado

     # 15

    Colocado por: tfg_3Estou a perceber, eu tenho 12 quedas de água... Mas eu não entendi muito bem a alteração do Marco, iria necessitar de alguma alteração (partir a platibanda)?

    A saída de água teria de mudar do local de onde tem atualmente o tubo para o início do tubo verde apresentado no esquema do Marco e do Zé. Daí o Zédasilva estar a perguntar pelo material que tem naquele fundo verde. Teria de fazer ali uma furação para encaixar um negativo. Se for viável e sem custos adicionais, ou poucos, ficaria mais discreto.
    Agora a coisa tem de ser estudada por si, pelos seus técnicos e pelo empreiteiro.
    Considero que ficar sem tubo de queda numa saída de água do telhado não é trabalho que se apresente para uma obra nova.
    Mas é só a minha opinião...
    • SrR
    • 11 setembro 2023

     # 16

    Colocado por: tfg_3Estou a perceber, eu tenho 12 quedas de água.
    dasss
    • tfg_3
    • 11 setembro 2023 editado

     # 17

    Colocado por: zedasilva
    Para ter aquela saída, a lege de teto deve andar naquela zona vermelha.
    Aquele fundo (verde) da platinada é feito em quê?
      platibanda.JPG


    Ah ok já percebi, obrigado. É betão... mas leva ali teto falso que aquilo tem uma gola que depois vai levar o teto falso exterior.
  12.  # 18

    Colocado por: tfg_3É betão...

    É tubo betão até à zona do tubo?
    Deve ser cerca de 50 cm. Tem a certeza que aquilo está tudo cheio de betão?
  13.  # 19

    E soluções para o tubo de queda não ficar mal numa parede que vai ficar forrada a pedra? Acham que visualmente vai ficar muito "mal"?
    • SrR
    • 11 setembro 2023

     # 20

    Coloca o tubo à vista em inox ou à cor redondo ou de secção quadrada que fica bem
 
0.0212 seg. NEW