Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Nao tenho uma bolacha LED na casa inteira!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  2.  # 2

    25ea73aeb763309e379ace759317f278

    Um estudo é algo deste gênero?
    • dom123
    • 14 novembro 2023 editado

     # 3

    Boa noite.
    Aproveitando o tópico e como vou para o início do ano colocar pladur no teto da minha sala, questiono se este sistema de iluminação é tão eficaz quanto bonito.
    Já tenho algo parecido na sala de estar mas em sanca.
    Neste caso pretendo em fita de led em perfil embutido.
    A sala tem 4 metros por 5.80 com mesa de 3.20 ao centro.

    Pretendo algo deste género:

    exemplo
    exemplo


    A minha sala de estar está assim




    Ainda em fase de acabamento

  3.  # 4

    Colocado por: JoseMBOliveiraUm estudo é algo deste gênero?

    Pode ser mais ou menos assim, mas esse é muito mau...
  4.  # 5

    Colocado por: dom123A minha sala de estar está assim

    Não leve a mal, mas eu não gosto, acho que tem demasiadas coisas a acontecer em espaço tão reduzido... Não está nada harmonioso.

    Teria ido muito mais proveitoso esteticamente gastar metade do valor que despendeu nesse tecto e antes investir em tratar de alterar o pavimento da sala.
    Mas o importante é as pessoas ficarem realizadas.
  5.  # 6

    Colocado por: Pedro Barradas
    Não leve a mal, mas eu não gosto, acho que tem demasiadas coisas a acontecer em espaço tão reduzido... Não está nada harmonioso.

    Teria ido muito mais proveitoso esteticamente gastar metade do valor que despendeu nesse tecto e antes investir em tratar de alterar o pavimento da sala.
    Mas o importante é as pessoas ficarem realizadas.

    Sim os gostos são relativos e fui eu que fiz o teto a meu gosto, por isso os gastos foi só no material
    Em relação ao chão eu bem quero convencer a Maria a colocar Parker ou algo do género, mas como tenho um recuperador perto ela tem receio por causa de alguma brasa que caia e estrague.
  6.  # 7

    Colocado por: NielsBohrToda a casa precisa de um estudo de luz.

    De acordo. Lamentavelmente nem todos os estudos de luz "profissionais" produzem resultados excelentes...
    Mas recomendo que o mesmo seja feito, a iluminação é fundamental para que se consiga criar um espaço funcional e ao mesmo tempo agradável e harmonioso, que reflita a nossa forma de estar e viver a casa.
    Ainda assim, havendo interesse nisso, dedicação e um estudo técnico com algum rigor (dos conceitos já definidos, e dos materiais disponíveis no mercado), acredito ser possível produzir um bem resultado caso por algum motivo (financeiro, por ex.) não se opte por solicitar um estudo profissional.

    Colocado por: NielsBohrSe o dono prescinde dele e outra coisa… agora que pode ficar uma casa foleira ai isso pode.

    Sem dúvida.
    Concordam com este comentário: NielsBohr
  7.  # 8

    Colocado por: Pedro Barradas
    Pode ser mais ou menos assim, mas esse é muito mau...



    Tem algum exemplo de um bom?
  8.  # 9

    Colocado por: NielsBohrToda a casa precisa de um estudo de luz. Ponto final.
    .


    Essa afirmação não faz sentido, se considerar que 90%?? Ou será mais? Das casas que se constroem não o fazem.

    Uma casa bem decorada também se torna num projeto infinitamente melhor.. assim como o seu contrário também é verdade, mas eu não consigo afirmar que Toda a casa precisa de um decorador.
  9.  # 10

    Se “precisa" é porque não é possível fazer uma casa sem tal estudo. O que simplesmente não é verdade.

    Pode é ser consensualmente muito recomendado, o que estou inclinado para concordar. Especialmente se for suficiente um estudo mais simples, feito pelo arquitecto ou por um projectista com alguma sensibilidade/experiência no tema e que garanta o mínimo, de forma competente, mesmo sem factor WOW de algo mais artístico e compreensivo.
    Concordam com este comentário: DR1982, Bragas V
  10.  # 11

    Colocado por: NielsBohrToda a casa precisa de um estudo de luz. Ponto final.
    Se o dono prescinde dele e outra coisa… agora que pode ficar uma casa foleira ai isso pode.

    Tal como diz no 2o parágrafo: “pode”. Logo, não é estritamente necessário.
    A casa pode ficar foleira, mas também pode ficar minimamente decente sem este estudo.

    Não há necessidade de polarizar e extremar posições.
    Concordam com este comentário: DR1982
  11.  # 12

    Colocado por: pguilhermeEspecialmente se for suficiente um estudo mais simples, feito pelo arquitecto ou por um projectista com alguma sensibilidade/experiência no tema e que garanta o mínimo, de forma competente, mesmo sem factor WOW de algo mais artístico e compreensivo.
    nesses moldes provavelmente o custo do estudo acaba por se diluir no custo total da solução…
    Basta que com um estudo se evite meia duzia de pontos de luz desnecessários que o estudo ja se paga por’si só…

    É como um projeto de estabilidade que alguém falava atrás , se entre chapa5 e algo feito à medida, se poupar duas ou três toneladas de ferro no total da obra com este último, ja esta o projeto mais que pago.
  12.  # 13

    Um estudo de luz, bem feito, não pode ser feito no papel no projecto de arquitectura.

    Depois da casa no ar e que se deve ir, divisão por divisão, ver a incidência da liz natural, ver o que se pretende para as horas do dia (so de inverno e raramente pois trabalha-se) e especialmente a noite.

    Há pontos de luz que sao obvios. Mas 95% deles não o são.

    Da minha experiência, e vale pouco, so tenho visto distribuição de luzes que desvalorizam os imóveis. E absurdo so haverem bolachas de LED no mercado nacional. Sai-se disso e os precos disparam e nem há para venda! Eu tive de mandar vir tudo de fora.

    Uma casa e um bolo completo. Os tijolos e o ferro são importantes, assim como o pladur e afins. Mas o que fica a vista no final reflecte todo o cuidado que se teve com a casa. Eu quando vejo bolachas redondas pu quadradas (nova moda) vejo que foi uma obra onde se poupou ao maximo desde o primeiro ferro que ae meteu la dentro…
    Ja disse: a minha opinião vale muito pouco, mas é a minha experiência.
  13.  # 14

    Colocado por: DR1982nesses moldes provavelmente o custo do estudo acaba por se diluir no custo total da solução…
    Basta que com um estudo se evite meia duzia de pontos de luz desnecessários que o estudo ja se paga por’si só…

    Nem mais. Até de um ponto de vista puramente económico, será fácil tornar-se vantajoso.

    Para não falar numa eventual melhor distribuição, posicionamento, e escolha do tipo de luminárias, que para além da diferença na percepção que a casa transmite, quem sabe, até pode levar a poupar no consumo, por estarem melhor definidas a quantidade e intensidade de luz.

    Colocado por: DR1982É como um projeto de estabilidade que alguém falava atrás , se entre chapa5 e algo feito à medida, se poupar duas ou três toneladas de ferro no total da obra com este último, ja esta o projeto mais que pago.

    E aqui ainda mais! Até fico constrangido com o que gastei desnecessariamente em ferro e betão.
  14.  # 15

    Colocado por: NielsBohrHá pontos de luz que sao obvios. Mas 95% deles não o são.

    Eu diria mais o contrário. A maioria dos "pontos de luz" será a fruta mais fácil de colher. O resto requer expertise.

    Colocado por: NielsBohrE absurdo so haverem bolachas de LED no mercado nacional. Sai-se disso e os precos disparam e nem há para venda!

    Por curiosidade: há assim tanta casa com bolachas? Não tenho essa percepção. O máximo que vejo é nas cozinhas e mesmo assim, não tanto nas mais recentes.
  15.  # 16

    Colocado por: DR1982lighting designers

    Epá para mim esta casa é simplesmente horrível, fria, sem graça nenhuma e de noite deve ter pouquíssima luz. O vídeo está feito de dia a casa tem muito luz natural, de noite não sei não.
  16.  # 17

    Colocado por: paulosEpá para mim esta casa é simplesmente horrível, fria, sem graça nenhuma e de noite deve ter pouquíssima luz. O vídeo está feito de dia a casa tem muito luz natural, de noite não sei não.

    E garantidamente que teve um estudo de iluminação.
    Apesar de eu não partilhar a sua percepção de pouca luz, é importante realçar que o resultado depende dos gostos do DO, da utilização prevista para os espaços, etc.

    A iluminação oculta pode ter efeitos formidáveis. Se à noite, não deve ser flagrantemente óbvia, de dia ainda menos, acho.
    Não tendo sido o principal foco do vídeo, imagino que seja difícil capturar o ambiente criado, especialmente durante o dia.
  17.  # 18

    Colocado por: DR1982depende de cada um claro… esta casa para mim tem uma iluminação perfeita
    https://youtu.be/imD5jDOnnrQ?si=2raj6wJK4GmESyu7
    E tem meia duzia de pontos de luz apenas, mas de certeza que não foi idealizada pelo DO ou eletricista comum…

    Mas claro, são opiniões

    Como pode dizer que essa casa tem a iluminação perfeita se ainda não a viu de noite? Durante o dia é fácil dizer que a iluminação é perfeita, 90% da mesma é luz natural...
    E depois tem outra, pelo aspeto, essa casa é coisa para custar 3 ou 4x mais o que eu estou a gastar na minha.
  18.  # 19

    Daqui a nada estou aqui a ler que todas as casas precisam de um designer de interiores, de um projeto para arrumar as coisas no sitio certo e por aí fora.
    Estudos luminotécnicos, designers de interiores e por aí fora é para quem o T€M para gastar, que não é o meu caso. Evito ao máximo tudo o que seja gastar em coisas supérfluas e desnecessárias. Considero desnecessário e supérfluo tudo o que não seja essencial e critico para me permitir ir para lá dormir.
    Dei 150€ para mo fazerem porque quanto mais lia sobre o assunto menos percebia dele, foram 150€ que não tinha contemplado no orçamento.
    Não conheço uma única casa que tenha sido construida e que tenha tido um estudo luminotécnico e olhem que já vi umas valentes dezenas delas a serem construidas.

    O nível de poupança é tanto que fui eu que comprei o material todo para o homem do pladur, que fui eu que comprei as tintas e andei a pintar paredes e tetos com o meu pai. Até alguns focos fui eu que liguei.
    A pouca mão de obra que pagamos foi para aplicar o pladur, revestimento cerâmico e eletricista para ligar comutadores e me ensinar a ligar os focos.
  19.  # 20

    Colocado por: pguilhermeAté fico constrangido com o que gastei desnecessariamente em ferro e betão.
    como sabe que gastou a mais já agora?
 
0.0340 seg. NEW