Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Comprei uma moradia na Aroeira, Almada. Área de implantação de 100m2 e lote de terreno de 400m2 (atualmente com relva).
    Quero construir uma piscina (5mx3m é suficiente) e peço a vossa ajuda:
    1\ qual o tipo de piscina que devo escolher? Tradicional em betão, fibra de vidro... Já recebi orçamentos de ambos os tipos e são muito próximos.
    2\ será necessário licenciar a piscina? Recorrer a arquitectos e engenheiros e submtere projeto na Câmara?
    Desde já grato pela atemnção merecida.
    Cumprimentos,
    Miguel
  2.  # 2

    1- depende... de fibra não queria. pode ser me Betão armado, ou para o caso, em Betão armado e blocos de betão.
    2- sim, é obrigatório.
  3.  # 3

    Mal espaço tens para uma casa vais fazer piscina...
  4.  # 4

    Colocado por: TicMicMal espaço tens para uma casa vais fazer piscina...

    não vejo porque não, a tardoz geralmente a casa está afastada da extrema ai uns 5/6 m ou mais, a largura do lote deve ter ai no minimo uns 10 m, portanto dá para no quintal ter á vontade uma piscina com 5X3 m, haja €€
    Concordam com este comentário: jmalmeida
  5.  # 5

    Colocado por: TicMicMal espaço tens para uma casa vais fazer piscina...


    400m2 é pouco para uma casa?
  6.  # 6

    Colocado por: filipasousa23

    400m2 é pouco para uma casa?


    tomara muitos lotes terem 400m2! chega e sobra para uma piscina... excepto se for olímpica!
    Concordam com este comentário: jmalmeida, filipasousa23, diouf_matos, Ruikode
  7.  # 7

    Colocado por: TicMicMal espaço tens para uma casa vais fazer piscina...


    Mais um comentário idiota
    Sobram 300m2 e nao chega?
    Concordam com este comentário: diouf_matos
  8.  # 8

    Colocado por: marco1haja €€


    Há também o tópico do enterrar piscina gre.
  9.  # 9

    Colocado por: rpmmsantos

    tomara muitos lotes terem 400m2! chega e sobra para uma piscina... excepto se for olímpica!
    Concordam com este comentário:jmalmeida,filipasousa23


    Eu ando a navegar num lote de metade e chega bem! O pessoal adora palacetes.
  10.  # 10

    Acho que não faz sentido fazer piscinas em moradias em banda, com os vizinhos mirones todos ali a olharem quando lá estás.

    400m2 é o tamanho de uma boa casa, em termos de área bruta, pelo que se me dizem que o lote tem 400m2, não dá para uma piscina na minha opinião.

    Até porque uma piscina custa 15k e com 15k ele faz dezenas de ferias ou fins de semana em locais com piscinas melhores que a que ele poderá construir.

    Piscinas só fazem sentido no caso de moradias isoladas, apartamentos penthouses, quintas, solares, etc.

    Sempre que vejo uma moradia em banda com piscina, penso que não tem grande concepção, mas isto é somente a minha opinião, q nada aporta.
  11.  # 11

    pois é a sua opinião.
    já agora salve a publicidade ao colega SG, veja este exemplo
    https://smgarquitecto.pt/projects-item/casa-l227/
    Concordam com este comentário: nunogouveia, studioarq, RUIOLI
  12.  # 12

    Colocado por: TicMic...mas isto é somente a minha opinião, q nada aporta.

    Bingo
    Concordam com este comentário: diouf_matos, desofiapedro, studioarq
    • TicMic
    • 14 setembro 2023 editado

     # 13

    Colocado por: marco1pois é a sua opinião.
    já agora salve a publicidade ao colega SG, veja este exemplo
    https://smgarquitecto.pt/projects-item/casa-l227/


    é dos tais que enquadro como estupidos. Aquilo nao é piscina nenhuma, não dá para dar nem 2 braçadas, um mergulho... não dá para estar lá com os amigos.

    Acho ridículo fazer isso. Preferia uns ciprestes italianos para tapar os plasticos do terreno abaixo.

    é que tá tudo errado, até relva falsa essa casa tem, que horror.

    Um jacuzzi resolvia a pretensão de ter piscina.
    Concordam com este comentário: Dias12
  13.  # 14

    Colocado por: TicMic

    é dos tais que enquadro como estupidos. Aquilo nao é piscina nenhuma, não dá para dar nem 2 braçadas, um mergulho... não dá para estar lá com os amigos.

    Acho ridículo fazer isso. Preferia uns ciprestes italianos para tapar os plasticos do terreno abaixo.

    é que tá tudo errado, até relva falsa essa casa tem, que horror.

    Um jacuzzi resolvia a pretensão de ter piscina.


    de todos, só gostei deste projeto do arquiteto, de resto, parece-me um gajo que faz cubinhos brancos sem qualquer fator diferenciador.
  14.  # 15

    esqueça os outros Tic, pense apenas a coisa para si.
  15.  # 16

    Colocado por: TicMicAquilo nao é piscina nenhuma, não dá para dar nem 2 braçadas,


    Já vi mais pequenas.

    E se quer mais braçadas, mete uma com água com corrente e nada à vontade. Até mais curta dá.
  16.  # 17

    Colocado por: TicMicé dos tais que enquadro como estupidos. Aquilo nao é piscina nenhuma, não dá para dar nem 2 braçadas, um mergulho... não dá para estar lá com os amigos.

    Acho ridículo fazer isso. Preferia uns ciprestes italianos para tapar os plasticos do terreno abaixo.

    é que tá tudo errado, até relva falsa essa casa tem, que horror.

    Um jacuzzi resolvia a pretensão de ter piscina.

    Também partilho desta opinião.

    Neste exemplo em concreto, devido ao espaço alocado para a piscina, nem dá para colocar um grelhador nem mesa de refeições.
    Se tivesse que escolher, abdicaria da piscina e criava um espaço para convívio.

    Um jacuzzi dá para colocar no canto e serve para molhar o corpo (que creio ser a parte mais importante) e estar na conversa enquanto se bebe um copo de vinho. E até se pode usar no inverno.
    Será que o importante é dar mergulhos de cabeça? Neste caso, só se trepar o muro sem cair para o vizinho, como mostram na foto 😧:



    Até a questão das sombras me parece crítica.

    Quando o espaço é pouco, é mais valioso. A piscina já é algo que tem uma utilização reduzida. Nessas condições (pequenas dimensões e pouco espaço à volta), provavelmente ainda menos utilização terá.

    Mas certamente haverá malta que a parte mais importante é poder dizer que tem piscina.
    Concordam com este comentário: Dias12
  17.  # 18

    Posto isto, creio que este exemplo tenha bem menos de 300m2 exteriores.

    Com 300m2 disponíveis, já dá para fazer algo mais interessante.
  18.  # 19

    Colocado por: pmfgomes1

    Mais um comentário idiota
    Sobram 300m2 e nao chega?
    Concordam com este comentário:diouf_matos

    As contas nao sao feitas dessa forma. Se implantar a casa em 100 m2, existem areas aplicadas a acessos a garagem, passeios, terracos, jardim, etc.
    O meu lote tem cerca de 450m2 e se fosse a fazer piscina tinha de tirar muito à relva ou ao terraço.
    E como tal, nunca ponderei fazer a piscina, porque iria perder muito mais a faze-la do que os ganhos que teria 2 meses por ano.
    No meu caso teria de fazer uma piscina como o exemplo que o marco deu.
    Uma tira encostada ao muro. Que condicionava a luz sobre a mesma.
    Prefiro cortar mais relva e ter mais terraco.
  19.  # 20

    Sem dúvida.
    Se for isolada, só nos afastamentos laterais existe logo muito espaço "desaproveitado".
    Se for em banda, pode ser que a maioria do espaço seja nas traseiras.

    No meu caso, para a zona da piscina, jardim e alpendre, estou a usar cerca de 250m2.
 
0.0219 seg. NEW