Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos gostaria de saber a vossa opinião ou se é legal eu tenho um terreno há 4 anos e fiz o portão na estrada de serventia para todos os terrenos aquela zona, visto que o caminho dito público é intransitavel não passa um camião um trator nada.a minha pergunta é a seguinte a minha vizina da parte superior diz que o terreno dela tapa metade do meu portão pois ser a parte de traz do terreno o sitio do meu portão , agora exige que tire o portão para conseguir vender os dois lotes em avos que tem. terreno o portão atrapalha diz ela. Eu tenho de tirar o portão? Visto que metade dele vai fica tapado se ela vender o que eu não acredito ou deixo o portão e só tiro se ela vedar o terreno? Ela tambem terá de me informal.que vai vender e eu posso impugnar a venda? Pois vou deixar de ter acesso a minha entrada como faco para os dois metros que taparam o meu portão de 4 metros. posso pedir a estrada de serventia.e tirar 2 metros oa terreno da senhora.ou mudo o porta para o outro lado e tenho eu de arrnjar a estrada porque a câmara é para esquecer..imagem em anexo o meu terreno está em amarelo.o da vizinha que ocupa 1.5 na frente do .eu está em vermelho.
  2.  # 2

    Colocado por: Paulo Figueiredoe fiz o portão na estrada de serventia para todos os terrenos aquela zona
    a estrada de serventia está no seu terreno?

    Colocado por: Paulo Figueiredovisto que o caminho dito público
    mas o caminho é publico ou de serventia??!! .. se é de serventia é privado, não público.

    Colocado por: Paulo Figueiredoo portão atrapalha diz ela
    o portão é teu. estando no seu terreno vc faz dele o que quer.

    Colocado por: Paulo FigueiredoEu tenho de tirar o portão?
    nao se percebe lá muito bem a sua descrição mas diria que nao. nao tem de tirar nada.

    Colocado por: Paulo Figueiredoe só tiro se ela vedar o terreno?
    mesmo que ela venda o terreno nao tem de tirar portão nenhum. o terreno que ela está a vender só é acessível pela serventia?

    Colocado por: Paulo FigueiredoEla tambem terá de me informal.que vai vender e eu posso impugnar a venda?
    você nao pode impugnar venda nenhuma, no entanto se for um terreno rustico vc tem direito de preferencia na compra do terreno se quiser já que é vizinho direto.

    Colocado por: Paulo Figueiredoposso pedir a estrada de serventia.e tirar 2 metros oa terreno da senhora.
    agora vou ser sincero nao percebo nada do que está a descrever.. está-se a contradizer. é de serventia ou não é??

    ponha aqui uma imagem ou planta onde mostra o que é seu e o que é da senhora e o caminho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo Figueiredo
  3.  # 3

    Colocado por: antonylemosocê nao pode impugnar venda nenhuma, no entanto se for um terreno rustico vc tem direito de preferência na compra do terreno se quiser já que é vizinho direto.

    Pelo que entendi os terrenos estarão em avos... Ora sendo comproprietário... todos os comproprietários tem direito de preferência e terão de ser informados..
  4.  # 4

    Devia colocar aqui um desenho com um esquema dos terrenos, localização do acesso, etc.
    Só com a descrição não se percebe bem a situação.
  5.  # 5

    eu acho pela descrição que esse caminho de serventia.... o seu eixo situa-se no limite desses "avos"... ou seja o portão estaria metade fora e dentro da parcela.
    Deixo o meu esquema do que percebi da situação.

    Verde - caminho publico/ estrada
    amarelo - caminho de serventia.
    vermelho - portão.
    preto - propriedade/ parcelas
      Captura de ecrã 2023-09-14 110603.jpg
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasDeixo o meu esquema do que percebi da situação
    conseguiste perceber mais do que eu...eu estava a entender uma coisa completamente distinta
  7.  # 7

    Desculpem se me expliquei de não foi perceptível. O meu é o terreno grande na imagem o dela tapa metade do meu portão.quando ela o cercar ela quer vender por 25000€ sem agua e sem luz não me parece que possa fazer nada a não ser por o portão no outro lado
      Screenshot_20230914_063803_Maps.jpg
  8.  # 8

    Fico só com meio portão
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bettencourt
      Screenshot_20230914_062800_Maps.jpg
  9.  # 9

    A estrada que todos usam é a que está no risco vermelho.
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro Barradas
    Pelo que entendi os terrenos estarão em avos... Ora sendo comproprietário... todos os comproprietários tem direito de preferência e terão de ser informados..
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Paulo Figueiredo
    é um terreno rutico sim está em avos
  11.  # 11

    Colocado por: Paulo FigueiredoBom dia a todos gostaria de saber a vossa opinião ou se é legal eu tenho um terreno há 4 anos e fiz o portão na estrada de serventia para todos os terrenos aquela zona, visto que o caminho dito público é intransitavel não passa um camião um trator nada.a minha pergunta é a seguinte a minha vizina da parte superior diz que o terreno dela tapa metade do meu portão pois ser a parte de traz do terreno o sitio do meu portão , agora exige que tire o portão para conseguir vender os dois lotes em avos que tem. terreno o portão atrapalha diz ela. Eu tenho de tirar o portão? Visto que metade dele vai fica tapado se ela vender o que eu não acredito ou deixo o portão e só tiro se ela vedar o terreno? Ela tambem terá de me informal.que vai vender e eu posso impugnar a venda? Pois vou deixar de ter acesso a minha entrada como faco para os dois metros que taparam o meu portão de 4 metros. posso pedir a estrada de serventia.e tirar 2 metros oa terreno da senhora.ou mudo o porta para o outro lado e tenho eu de arrnjar a estrada porque a câmara é para esquecer..imagem em anexo o meu terreno está em amarelo.o da vizinha que ocupa 1.5 na frente do .eu está em vermelho.
    desculpem os erros era 4 da manhã e o assunto não me deixava dormir..
  12.  # 12

    .
  13.  # 13

    dá me ideia que a passagem de servidão também atravessa o terreno da vizinha.. nesse caso ela pode cercar o terreno sim, nao pode é impedir a sua passagem
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Paulo Figueiredo
  14.  # 14

    mas é um pouco dificil de entender bem
  15.  # 15

    Desculpem a pergunta de uma leiga, mas se o terreno da senhora vai ser (eventualmente) vendido, mas se ela e futuros proprietários têm de permitir o acesso, não seria mais fácil arrastar o seu portão para lá da sua árvore e dar a bicicleta à senhora?
      dúvida.jpg
  16.  # 16

    viva, se o terreno onde colocou o portão é de mais gente, como colocou o portão??? pediu autorização aos restantes ??
    quanto a venda pela vizinha ela tem obrigatoriamente de comunicar ao comprador que é uma serventia e ate tem de estar na escritura, ou pelo menos eu tenho assim terrenos ( consta serventia aos terrenos por tras do meu).

    O que você fez ( a colocação do portão) ela ou os novos proprietários nunca o poderão fazer sem a autorização dos restantes e acho que nunca a deverão dar pois podem perder alguns direitos.

    pode sempre impugnar a venda dado que ela terá sempre de informar a venda e questionar se algum esta interessado na compra pelo mesmo valor.

    quanto a querer que a camara resolva algo nem pense nisso pois são propriedades privadas, so o fariam se todos assinassem a tornar o caminho publico, e assim tambem teria de tirar o portao se esse caminho for serventia para todos.

    na minha opiniao e é o que tento fazer nos meus terrenos que tenho e conjunto com outros é se cederem os metros para o caminho ficar sempre aberto eu cedo terreno atras em percentagens iguais com os outros ,pois vamos usufruir do caminho sempre aberto.
    porque a quem ainda use sempre a mesma desculpa da sementeira e colheita para aceder aos terrenos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  17.  # 17

    Um bocado confusa esta história...

    Eu percebi que a outra proprietária quer avançar com o terreno dela 1 metro para dentro da serventia, incluindo o portão, seguindo até à estrada principal.
    Assim os novos limites deste terreno ficam a bater a meio do portão existente e fazem uma linha direita até à via publica. No final fica com uma mini serventia.
    Pelo menos na imagem parece isso, já que a zona vermelha engloba também a serventia.

    Também tenho terreno em avos, e cada parte esta devidamente demarcada com os respectivos marcos.

    Na pratica é um terreno tal e qual como outro qualquer.

    A serventia é um caminho de terra batida que serve uns quantos proprietários. Não é de ninguém e é de todos.

    Portanto a questão que se coloca é: inicialmente como é que foi delimitado a sua parte a laranja e a da vizinha a vermelho? Tem marcos? Foi dividido de boca?

    Por exemplo, se faltam m² de terreno à outra proprietária, face aos m² registados, e ela acha que é ali que estão, então ela que tire o cavalinho da chuva. Ainda a titulo de exemplo, tenho um terreno que esta registado com uma determinada área e na realidade só tem metade. Não vou buscar o resto dos m² que me faltam aos vizinhos...
    Concordam com este comentário: marize
  18.  # 18

    Continuo a não perceber, no esquema, qual a configuração do terreno da vizinha. Faça um esquema melhor, por favor.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, marize
 
0.0184 seg. NEW