Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,

Tenho 1 terreno com cerca de 14m largura por 70m de profundidade.

Inicialmente só pensava em construir uma casa de 2 pisos com cerca de 200m2, piso 0 com 100m2 e seria 1 escritório, 1 i.s., sala de estar e jantar e 1 cozinha com lavandaria/dispensa, e no piso 1 também com 100 m2 com 2 quartos, 1 suíte completa e 1 i.s de apoio aos restantes quartos.

Entretanto, e sempre a pensar em como podia reduzir custos, surgiu me a dúvida, se será mais barato fazer os mesmos 200m2 unicamente num piso.

Neste caso seria uma casa térrea com 200m2, com 1 Suíte completa, 2 quartos, 1 I.S., Sala de Estar e jantar em open space com a cozinha e 1 lavandaria/dispensa.

Qual a planta que seria mais barata de construir? 2 pisos ou térrea com 200m2.

Obrigado
  2.  # 2

marroco

geralmente o custo de uma opção não anda muito longe da outra ( terrea versus 2 pisos) e a decisão prende-se com outros fatores.
    no seu caso por exemplo construir em 2 pisos não será á partida a melhor opção pois considerando que o lote tem 14 de largura se tiver que afastar no minimo nas laterais 3 m vá ter uma largura de 8 m o que não é famoso, para alem do facto de não puder abrir janelas viradas para as laterais a menos de 5 m.
    assim com um terreno com essa profundidade (70 m) será talvez mais racional construir terrea.
  3.  # 3

Colocado por: marco1geralmente o custo de uma opção não anda muito longe da outra ( terrea versus 2 pisos) e a decisão prende-se com outros fatores.

Caro Marco1, fiquei curioso no entanto normalmente qual opçap sai mais barata ? Ou a diferença é assim tao pequena.

Agradeço desde já.
  4.  # 4

Colocado por: CaarabinaCaro Marco1, fiquei curioso no entanto normalmente qual opçap sai mais barata ? Ou a diferença é assim tao pequena.

Agradeço desde já.

a casa terra tem o dobro do telhado, mas a casa de dois pisos precisa de mais ferro porque as fundações e pilares tem que suportar mais peso depois sempre precisa de uma escada.

mas no final o custo não é significativo.

podendo fazer terrea, eu diria para aproveitar o terreno e fazer a casa terrea.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Caarabina
  5.  # 5

Qual delas costuma ser mais barata?

Um casa térrea teoricamente terá menos vãos...
  6.  # 6

Grosso modo, eu diria para cosiderar o mesmo valor por metro quadrado de área bruta, para ambas as hipóteses.
    Na casa térrea ganhará, quando muito, o espaço necessário para a escadaria, mas pode também perder acesso a extensão de fachada virada aos quadrantes que mais lhe interessam...

Preocupe-se mais com a qualidade da arquiteuta e que esta sirva, em área e contenção de custos, os seus objetivos.

0.0121 seg. NEW