Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Força nisso!!
    Tambem fiz o mesmo!
    So tem a ganhar em tudo, a começar pelo facto de nao estar dependente de alguem a nivel de timings e abandonos de obra.
    O resto sao formalidades.
    Eu vou fazer estrutura e tudo e so nessa parte sao cerca de 60mil€ poupados para mim, para ganhar isso teria de trabalhar 5 anos e nao gastar nenhum.
    Avance nao tenha **** mas rodeie se de pessoas com conhecimentos etc, ajuda bastante.
    Eu estou a faze lo e nao me arrependo nada
  2.  # 22

Colocado por: J.FernandesA assinatura de técnicos para as mais variadas formalidades é o mais simples e o mais banal de tudo.
    Agora, despedir-se e prescindir de um salário acima da média, para construir a sua própria casa só se compreende se estivermos a falar de alguém com a idade mental de um teenager de 16 ou 17 anos.
    Faça o que é mais inteligente: pague a um empreiteiro geral, fiscalize com rigor os trabalhos que ele faz e mantenha-se no seu emprego.

Se fizer continhas bem feitas, vai ficar a perceber o porqué de pessoas da area se lançarem.
    É mesmo falar sem saber.
    Um emprego nos dias de hoje nao é segurança para ninguem tambem...
    Essa da idade mental é um comentario infeliz e de alguem sem conhecimento de causa...
  3.  # 23

Colocado por: dedinhoVenho perguntar se veem algum problema com esta situação em que estou a pensar meter-me... Eu gosto do meu trabalho, mas não é ali que vou enriquecer...

Olá. Acho que faz muito bem.
    Se gosta do que faz, não tenha medo, vá em frente.

A remuneração motivacional é brutal!
    Vai começar a adorar as segundas-feiras vai ver.

A outra também não é má, "só" depende de sí.

Se pelo meio for competente também, melhor ainda, o mercado ganha concorrência, e ganhamos todos com isso.

Muito boa sorte!
    Votos das maiores felicidades para essa aventura.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ricardo.rodrigues
  4.  # 24

Colocado por: J.FernandesA assinatura de técnicos para as mais variadas formalidades é o mais simples e o mais banal de tudo.
    Agora, despedir-se e prescindir de um salário acima da média, para construir a sua própria casa só se compreende se estivermos a falar de alguém com a idade mental de um teenager de 16 ou 17 anos.
    Faça o que é mais inteligente: pague a um empreiteiro geral, fiscalize com rigor os trabalhos que ele faz e mantenha-se no seu emprego.

A questão é se se continuar a trabalhar para outros não passará muito disso... Estou a tentar pensar um pouco mais à frente.
    E é o que digo, voltar a trabalhar não será um problema na minha área (plano B).

Colocado por: marco1Dedinho
    acho que, se tiver tudo muito bem planeado e com uma base de sustentação, uma ideia viável que poderá ser a rampa de lançamento de uma futura empresa com pernas para andar.
    força nisso.
    Exato, o plano é esse. e é como diz o MARCOCAR, não fico a depender de ninguém... E a correr bem continuo assim o resto da vida :)

Colocado por: N Miguel Oliveira

Olá. Acho que faz muito bem.
    Se gosta do que faz, não tenha medo, vá em frente.

A remuneração motivacional é brutal!
    Vai começar a adorar as segundas-feiras vai ver.

A outra também não é má, "só" depende de sí.

Se pelo meio for competente também, melhor ainda, o mercado ganha concorrência, e ganhamos todos com isso.

Muito boa sorte!
    Votos das maiores felicidades para essa aventura.

Obrigado, vamos ver para o ano como correm as coisas...
  5.  # 25

1400 por mês limpos da 16800€ por ano. Gasto ainda 150€ do carro. Fico com 15 mil... contas para ir pensando na vida.

Nao poupo pelo menos 20 mil na obra? em mão de obra de: eletricista, abrir e fechar rocos, fazer o jardim e sistema de rega, etics, 180m2 de tecto falso, canalização toda... aplicar pavimentos e revestimentos, etics, capeamentos, recuperador calor a água e radiadores,vmc duplo fluxo..

Apenas tenho de contratar: estrutura com paredes e betonilhas feitas, ITED, gás, estuque gesso, impermeabilização de cobertur, caixilhos.
  6.  # 26

Colocado por: dedinhoApenas tenho de contratar: estrutura com paredes e betonilhas feitas, ITED, gás, estuque gesso, impermeabilização de cobertur, caixilhos.

Nesse caso não necessita de ter alvará.
    O empreiteiro da estrutura faz mais uns trabalhos e assume a obra até ao fim.
    O dedinho faz alguns trabalhos e contrata os restantes.
    Se tiver habilitação, assume a DF e a CS e vai ganhando experiência na gestão deste tipo de obras.
    No final, o bichinho está implementado e então dedica-se a construir para outros
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedinho
  7.  # 27

A ideia por si parece-me bem pensada e viável, agrada-me sobretudo a independência de terceiros!

Por experiência própria, gostava apenas de realçar alguns factores a ponderar:

- Tempo: tem uma timeline bem definida, com margem de manobra? Caso a obra não avance como esperado, tem capacidades (de tempo, financeiras, etc.) para suportar o esforço adicional?

- Trabalho parcial em casa: será mesmo possível trabalhar assim tanto em part-time, estando também sempre com a cabeça na obra? O trabalho será feito após trabalhar na obra ou ao fim de semana? É sempre bom pensar na saúde mental e nos tempos livres.

- Ajuda: consegue sempre efetuar os trabalhos planeados sozinho ou com amigos? Ou terá eventualmente de contratar ajudantes e talvez pagar os respetivos seguros, descontos, etc? Para certos trabalhos, não será o seu vencimento por hora superior ao dos trabalhados adjudicados?

- Família: ao trabalhar full-time na obra, terá ainda tempo para a família e amigos? Uma ideia destas requere uma ajuda ou, pelo menos, a compreensão da família, principalmente caso a obra não avance como pretendido.

- Futuro profissional: como planeia ou pensa trabalhar no futuro nesta área, será talvez interessante refletir sobre as vantagens de abrir atividade (IVA em materiais e ferramentas, seguros e descontos próprios e de terceiros) já para esta primeira obra.

Felicidades e muito boa sorte!
    Concordam com este comentário: marize
  8.  # 28

Força nisso, se eu fosse da área não pensava duas vezes.
    Se conseguir tire uma licença sem vencimento como plano B, existe empresas que aceitam isso.
    Em que zona é já agora?
  9.  # 29

Colocado por: dedinho1400 por mês limpos da 16800€ por ano. Gasto ainda 150€ do carro. Fico com 15 mil... contas para ir pensando na vida.

Nao poupo pelo menos 20 mil na obra? em mão de obra de: eletricista, abrir e fechar rocos, fazer o jardim e sistema de rega, etics, 180m2 de tecto falso, canalização toda... aplicar pavimentos e revestimentos, etics, capeamentos, recuperador calor a água e radiadores,vmc duplo fluxo..

Apenas tenho de contratar: estrutura com paredes e betonilhas feitas, ITED, gás, estuque gesso, impermeabilização de cobertur, caixilhos.

Não consegue gerir isso com férias e/ou licenças sem vencimento?
  10.  # 30

Colocado por: dedinhoNao poupo pelo menos 20 mil na obra? em mão de obra de: eletricista, abrir e fechar rocos, fazer o jardim e sistema de rega, etics, 180m2 de tecto falso, canalização toda... aplicar pavimentos e revestimentos, etics, capeamentos, recuperador calor a água e radiadores,vmc duplo fluxo..
    para fazer tudo isso é preciso ser um bom « faz tudo” se não for o caso pode ficar uma bela ca**da, não é para desenconrajar, mas nos videos de YouTube parece sempre mais fácil.
  11.  # 31

Colocado por: OliveiroS/NA ideia por si parece-me bem pensada e viável, agrada-me sobretudo a independência de terceiros!

Por experiência própria, gostava apenas de realçar alguns factores a ponderar:

- Tempo: tem uma timeline bem definida, com margem de manobra? Caso a obra não avance como esperado, tem capacidades (de tempo, financeiras, etc.) para suportar o esforço adicional? estou há 3 anos à planear e a fazer o meu fundo de emergência. tenho ainda mais um ano para mudar de ideias

- Trabalho parcial em casa: será mesmo possível trabalhar assim tanto em part-time, estando também sempre com a cabeça na obra? O trabalho será feito após trabalhar na obra ou ao fim de semana? É sempre bom pensar na saúde mental e nos tempos livres. é um caso a pensar ainda sim...

- Ajuda: consegue sempre efetuar os trabalhos planeados sozinho ou com amigos? Ou terá eventualmente de contratar ajudantes e talvez pagar os respetivos seguros, descontos, etc? Para certos trabalhos, não será o seu vencimento por hora superior ao dos trabalhados adjudicados?sim, amigos e sogro estao disponiveis a ajudar... ninguém numa obra deve trabalhar a menos de 10€/h que é o meu vencimento "acima da média", e o intuito aqui é ganhar experiencia para seguir por este ramo: compra-reabilitaçao-venda.

- Família: ao trabalhar full-time na obra, terá ainda tempo para a família e amigos? Uma ideia destas requere uma ajuda ou, pelo menos, a compreensão da família, principalmente caso a obra não avance como pretendido. A minha vantagem é que habito muito proximo da obra neste momento.

- Futuro profissional: como planeia ou pensa trabalhar no futuro nesta área, será talvez interessante refletir sobre as vantagens de abrir atividade (IVA em materiais e ferramentas, seguros e descontos próprios e de terceiros) já para esta primeira obra. Isto é uma situação que ainda tenho de falar com quem perceba (contabilista). consegue dar-me exemplo da vantagem em abrir atividade?

Felicidades e muito boa sorte!
    Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: OliveiroS/N
  12.  # 32

Colocado por: spvaleForça nisso, se eu fosse da área não pensava duas vezes.
    Se conseguir tire uma licença sem vencimento como plano B, existe empresas que aceitam isso.
    Em que zona é já agora?

A minha função na empresa é fundamental, é impossível seguir sem ninguém a desempenhar a minha função, tem sempre de entrar outra pessoa. Acredito que quando disser que for embora seja proposto melhoria salarial... mais um problema :)
    Tenho um conhecido a seguir a sua construção e a fazer também grande parte dos trabalhos ele próprio e está a dar em doido, não me parece que eu consiga melhor apenas nos tempos livres.

Colocado por: DR1982para fazer tudo isso é preciso ser um bom « faz tudo” se não for o caso pode ficar uma bela ca**da, não é para desenconrajar, mas nos videos de YouTube parece sempre mais fácil.

Percebo, mas já fiz um pouco de quase tudo e, como sou dedicado, o trabalho costuma ficar melhor do que se vê por ai. Demoro mais tempo é claro...
  13.  # 33

Colocado por: dedinhoPercebo, mas já fiz um pouco de quase tudo e, como sou dedicado, o trabalho costuma ficar melhor do que se vê por ai. Demoro mais tempo é claro...
    É diferente ter umas luzes e fazer sozinho, eu trabalho nas obras e não me sentiria a vontade para fazer todos os trabalhos que falou acima sozinho, mas depende de cada um claro, assim como do resultado ambicionado.
  14.  # 34

Também estou interessado na mesma coisa mas não trabalho na área.

Se tirasse uma licenciatura em Engenharia Civil podia tirar a licença de empreiteiro? ou seria preciso mais alguma coisa?
  15.  # 35

Colocado por: jg231Também estou interessado na mesma coisa mas não trabalho na área.

Se tirasse uma licenciatura em Engenharia Civil podia tirar a licença de empreiteiro? ou seria preciso mais alguma coisa?

Tenho uma micose na unha do pé. Se tirar uma licenciatura em medicina será que posso tratar da unha ou é preciso alguma formação adicional?
  16.  # 36

Colocado por: jg231Se tirasse uma licenciatura em Engenharia Civil podia tirar a licença de empreiteiro?

Para ter "licença de empreiteiro" não necessita de ter qualquer habilitação académica.
    Ok, convém que saiba escrever o seu nome, para assinar alguns documentos
    Concordam com este comentário: dedinho
    • jg231
    • 15 setembro 2023 editado

# 37

do que li tem de ter "capacidade técnica", a forma mais fácil para mim seria tirar licenciatura, até provavelmente teria equivalência a várias cadeiras.

Não me posso despedir para ir trabalhar para as obras...

De qualquer maneira, se eventualmente pensar em construir (não sendo eu) quero ter conhecimento suficiente para saber se estão a fazer as coisas bem e poder fazer escolhas
  17.  # 38

Colocado por: jg231do que li tem de ter "capacidade técnica",

Verdade mas essa capacidade técnica depende da classe de alvará e até se é particular ou obras publicas.
    Na grande maioria dos casos essa capacidade pode ser contratada externamente.
  18.  # 39

Colocado por: rjmsilvaSe tirar uma licenciatura em medicina será que posso tratar da unha ou é preciso alguma formação adicional?
    Dependendo da evolução da micose, pode necessitar de fazer especialização em Podologia.
  19.  # 40

Colocado por: HAL_9000Dependendo da evolução da micose, pode necessitar de fazer especialização em Podologia.

Ou em técnico de desmanche de peças de carne ...

0.0272 seg. NEW