Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas! Já acompanho aqui a barraca à muitos anos. e já vos "conheço" todos :)

    A questão é a seguinte: para o inicio do ano, irei começar a construção da minha casa. Estou a pensar despedir-me!! para, depois da estrutura feita fazer eu o resto dos trabalhos. Com alvará emprestado ou levanto eu próprio a licença (não é um problema). Tenho estrutura e paredes adjudicadas.

    Tenho habilidade para muita coisa neste ramo, gesso cartonado, rebocos, pisos, azulejos, eletricidade, canalização, instalação de recuperadores de calor, etics.. e afins, o que não sei procuro saber. Possuo ainda conhecimentos de medição de obras e consigo preços aceitáveis nos materiais todos.

    Trabalho numa área que penso arranjar trabalho fácil caso a coisa comece a correr mal. Tenho rendimento líquido de 1400€/mês, eu e a esposa chega a 2300€. Depois da construção feita (2 anos...) estou a pensar em investir no imobiliário com o dinheiro que há de sobrar do empréstimo (Estou a pedir 20k€ a mais) em reabilitação. Possuo ainda 30k em poupanças.

    Tenho ainda possibilidade de trabalhar a partir de casa a realizar trabalhos e talvez retirar 1000€/mês (ainda não está certo, mas ate ao final do ano talvez tenha a certeza disto), penso que aqui acabam as minhas duvidas se isto vier a acontecer.

    Este é um bom tópico para o DR participar e entrar na onda e ser ele a construir a casa dele :) se bem que o ordenado dele deve ser o triplo...

    Venho perguntar se veem algum problema com esta situação em que estou a pensar meter-me... Eu gosto do meu trabalho, mas não é ali que vou enriquecer...
  2.  # 2

    Como pensa obter os documentos necessários, para obter as certificações, nomeadamente de electricidade, ited e se necessário gás?

    Colocado por: dedinhoTenho habilidade para muita coisa neste ramo, gesso cartonado, rebocos, pisos, azulejos, eletricidade, canalização, instalação de recuperadores de calor, etics.. e afins, o que não sei procuro saber. Possuo ainda conhecimentos de medição de obras e consigo preços aceitáveis nos materiais todos.
  3.  # 3

    Quem vai preencher e assinar o livro de obra?
  4.  # 4

    Julgava que já não era possível fazer autoconstrução.
  5.  # 5

    Colocado por: dedinhoEste é um bom tópico para o DR participar e entrar na onda e ser ele a construir a casa dele:)
    mesmo queno DR algum dia fizesse isso nunca o diria no fórum, só ao fim de uns anos:)
    Concordam com este comentário: marize
  6.  # 6

    É assim mesmo há que arregaçar as mangas.
    E se tem conhecimentos do ramo concerteza conhece gente que lhe passe todos os papéis e certificações que precisa.
    Força nisso.
    Concordam com este comentário: mafs4960
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedinho
  7.  # 7

    Colocado por: Bigmousepara obter as certificações, nomeadamente de electricidade, ited e se necessário gás?


    Obrigado Pedro,
    Tenho isenção de eletricidade (é ampliação/reabilitação de habitação), tenho já 10kva de potencia.
    Quanto ao ITED conheço técnico que me possa fazer o trabalho ou apenas venha cá fazer as ligações finais e fibra.
    Do gás.. nao disse que ia fazer tuuuudddooo.. :)


    Colocado por: PickaxeQuem vai preencher e assinar o livro de obra?


    O diretor de obra, não? Não sei se posso ser eu, tenho qualificações... Tenho de começar a ler a lei.. ou aparecer por aqui o Zedasilva :)
  8.  # 8

    Colocado por: VarejoteJulgava que já não era possível fazer autoconstrução.


    Como sou da área, facilmente tiro alvará para tal.
  9.  # 9

    Colocado por: dedinho

    Como sou da área, facilmente tiro alvará para tal.

    Se é da área e tem habilitação (mínimo técnico condutor de obra nível III) pode assumir a DT ou a DF.
    Em princípio necessita sempre de outro técnico para uma ou a outra mas creio que para si tb não deva ser nada do outro mundo.
    Se tiver que pagar por um alvará emprestado sairá mais barato pedir um em seu nome
  10.  # 10

    dedinho
    a área em que está a trabalhar agora está relacionada com a construção ?
    • snob
    • 14 setembro 2023

     # 11

    Colocado por: DR1982mesmo queno DR algum dia fizesse isso nunca o diria no fórum, só ao fim de uns anos:)


    Então porquê? tem medo do pessoal que anda por aqui??

    Dedinho, você é uma espécie de canivete suíço da construção!

    Boa sorte para a sua obra
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedinho
  11.  # 12

    Colocado por: zedasilva
    Se é da área e tem habilitação (mínimo técnico condutor de obra nível III) pode assumir a DT ou a DF.
    Em princípio necessita sempre de outro técnico para uma ou a outra mas creio que para si tb não deva ser nada do outro mundo.
    Se tiver que pagar por um alvará emprestado sairá mais barato pedir um em seu nome


    Sim isso não é problema, mas agora quais os cargos que não posso acumular? :)

    Durante a construção da estrutura o Diretor de obra será por parte do empreiteiro. E depois?
    Quem mais é obrigado a escrever no livro de obra?
    O engenheiro projetista pode ser o diretor de obra? não pode ser o DF...


    Colocado por: marco1dedinho
    a área em que está a trabalhar agora está relacionada com a construção ?


    Está e não está... faço desenhos de produção mas oriento certas obras desde orçamentação, contratação de empreiteiros, compra de materiais... Já estive mais ligado noutra empresa que trabalhei antes.
    Tenho oportunidade agora de pedir um aumento para perto de 2000€ mas mesmo assim penso que devia avançar com a minha idea...

    Era um começo para depois avançar com compra e venda de imóveis com alguns parceiros que tenho contacto.
    • snob
    • 14 setembro 2023 editado

     # 13

    Colocado por: dedinhoDurante a construção da estrutura o Diretor de obra será por parte do empreiteiro. E depois?
    Quem mais é obrigado a escrever no livro de obra?


    O diretor de obra é contratado por si (dono de obra), julgo que a assinatura dele é suficiente e pode ser só ele a escrever no livro.
    Contudo os restantes técnicos são identificados logo no início do livro de obra.
  12.  # 14

    Colocado por: snobO diretor de obra é contratado por si (dono de obra), julgo que a assinatura dele é suficiente e pode ser só ele a escrever no livro.

    uiiiii...se não sabe mais vale estar calado. O diretor de obra é contratado pelo empreiteiro.
    • snob
    • 14 setembro 2023 editado

     # 15

    Colocado por: Pickaxeuiiiii...se não sabe mais vale estar calado. O diretor de obra é contratado pelo empreiteiro.

    Pois, como fui eu que paguei o serviço, fiquei convencido que era contratado por mim. sorry
  13.  # 16

    A assinatura de técnicos para as mais variadas formalidades é o mais simples e o mais banal de tudo.
    Agora, despedir-se e prescindir de um salário acima da média, para construir a sua própria casa só se compreende se estivermos a falar de alguém com a idade mental de um teenager de 16 ou 17 anos.
    Faça o que é mais inteligente: pague a um empreiteiro geral, fiscalize com rigor os trabalhos que ele faz e mantenha-se no seu emprego.
  14.  # 17

    Bem, na remodelação da minha, mantive a velha máxima, para poupar 5, não vou deixar de ganhar 10.
  15.  # 18

    Dedinho
    acho que, se tiver tudo muito bem planeado e com uma base de sustentação, uma ideia viável que poderá ser a rampa de lançamento de uma futura empresa com pernas para andar.
    força nisso.
  16.  # 19

    Excelente ideia
    Já que a mao de obra aumentou os valores, segundo dizem os empreiteiros, ganha se 100 euros por dia como pedreiro.
    Em 22 dias ganha 2200 euros.
    Mais que alguns médicos.

    Ando a pensar em fazer o mesmo
  17.  # 20

    Colocado por: pmfgomes1Excelente ideia
    Já que a mao de obra aumentou os valores, segundo dizem os empreiteiros, ganha se 100 euros por dia como pedreiro.
    Em 22 dias ganha 2200 euros.
    Mais que alguns médicos.

    Ando a pensar em fazer o mesmo


    Não esquecer dos descontos para SS e retenção na fonte, ou seja, cerca de 1400 euros líquidos...
 
0.0226 seg. NEW